Como mensurar resultados online? Aprenda a calcular sua taxa de conversão com dados concretos

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Publicado: 20 de agosto de 2018 | Atualizado: 5 de julho de 2019.

Sabe como mensurar resultados? Não?! Você pode estar perdendo dados decisivos para planejar com mais assertividade as próximas estratégias do seu negócio. Veja agora mesmo como fazer o cálculo que te dará perspectiva de futuro!

Se você tem um negócio certamente age em busca de maiores resultados. Afinal, esse é um dos principais pontos que ajudam a garantir continuidade e manutenção a qualquer empresa.

Por isso não basta planejar ações e implementá-las se no fim você não tiver como saber se elas deram certo ou se foram somente perda de investimento.

Mas quando se sabe medir resultados, torna-se possível ter uma visão macro dos rumos que a sua empresa está tomando bem como das medidas a serem tomadas para potencializar projetos rentáveis ou anular/readequar outros não tão lucrativos.

Aliás, a pergunta que não quer calar é: você sabe como mensurar resultados?

Não se preocupe, pois te ensinaremos agora mesmo como calcular a sua taxa de conversão para que possa embasar seus planejamentos futuros em dados concretos e reais.

Vamos lá?

Por que é importante saber como mensurar resultados?

Saiba por que é importante saber como mensurar resultados

Bem, como estávamos te falando, dados de desempenho são a base para você se certificar de está indo no caminho certo ou não.

Considere, por exemplo, as suas campanhas de marketing digital.

É evidente que você espera retornos sobre os seus investimentos – o famoso ROI – certo?

E uma das maneiras de identificar se o retorno está sendo uma realidade para o seu negócio ou não é sabendo como mensurar resultados de suas campanhas.

Para isso, uma das métricas usadas é o número de visitantes convertidos em leads, por exemplo. Mas calma, vamos explicar sobre os indicadores e como calculá-los mais adiante.

Por hora, é importante compreender que uma empresa que não sabe como mensurar resultados não terá informações norteadoras para crescer ou potencializar seu crescimento.

Estamos entendidos? Então vamos conhecer algumas vantagens de medir os resultados dos seus investimentos.

Vantagens de medir resultados constantemente

Bom, além de saber se está tendo retorno superior em relação ao seus investimentos, o que no caso é o famoso lucro, ao medir resultados você também consegue reajustar processos ou métodos no meio do caminho.

Por exemplo, vamos imaginar que no meio da jornada de compra o lead (seu potencial cliente) desiste de negociar com você.

Ele começou sendo um visitante do seu site, preencheu a landing page, ou seja, foi convertido em lead, e quando recebeu conteúdos mais aprofundados simplesmente parou de interagir.

Huuuum, tem algo errado aí!

Pois é! Tem mesmo, mas quando você sabe mensurar resultados ao longo de toda a jornada de compra do consumidor é possível identificar exatamente onde está a falha.

Neste exemplo, identificamos que a taxa de conversão estagnou logo depois que o visitante foi convertido em lead.

Ou seja, o provável problema pode estar na qualidade ou direcionamento dos conteúdos enviados a ele nessa etapa.

Talvez esses materiais não foram capazes de engajá-lo ou sanar suas dúvidas, por exemplo.

Percebe como é importante mensurar a todo momento como anda a efetividade da sua comunicação, campanhas etc?

Então agora chega de teoria e vamos à prática aprender como mensurar resultados!

Aprenda agora mesmo como mensurar resultados de conversão

Saiba como mensurar resultados

Não se assuste e nem desista de continuar a leitura só porque falaremos de cálculos agora.

O assunto pode parecer assustador, mas acredite: esse é um dos cálculos mais fáceis que você aprenderá na sua vida!

Então, como falamos anteriormente, é interessante avaliar não só o resultado final, mas os resultados apresentados ao longo de todo estágio da jornada de compra do consumidor.

Assim você poderá ter uma visão macro de todo o processo de vendas.

Assim, para mensurar resultados, como o percentual entre cada etapa, considere os seguintes critérios:

  • Etapa de transformação do visitante em lead;
  • Etapa de consideração da oportunidade por parte do lead;
  • Etapa de negociação para efetivação de negócio.

Veja a imagem que ilustra esses estágios e entenda melhor:

Entenda quais são os estágios até a conversão de leads para mensurar resultados

Se na estratégia da sua empresa for mais adequado reduzir essas fases ou até mesmo aumentá-las, adapte essas etapas para mais ou para menos.

Tudo dependerá da sua realidade e metodologia.

Bom, agora vamos a prática…

Imagine que você tenha uma landing page com os seguintes dados:

  • Visitantes: 3.000;
  • Visitantes convertidos: 30

Nesse caso, o cálculo da sua taxa de conversão para essa página é o total de conversões, dividido pelo número inteiro de visitantes. Exatamente assim: 30/3.000= 0,01%.

Mas a boa notícia é: mesmo sabendo como calcular resultados manualmente você pode tornar a tarefa ainda mais simples ao contar com ferramentas especialistas em métricas, como o Google Analytics, por exemplo.

Além de ser prático e intuitivo ele faz os cálculos com a precisão e rapidez que talvez você não faria.

Mas caso queira fazer sem o auxílio das ferramentas, basta entender a taxa geral dos visitantes do seu negócio e depois quantos deles de fato se converteram em clientes.

Depois disso, divida o número de clientes convertidos, pelo número de clientes que acessaram suas páginas. Pronto, você tem sua taxa de conversão!

Como saber se a minha taxa de conversão é boa ou ruim?

Aprenda a analisar dados para mensurar resultados

Bom, uma coisa é saber como mensurar resultados, outra bem diferente é saber interpretá-los.

Afinal, a missão não para na conta, pois é preciso saber se o número obtido representa uma boa ou má realidade para o seu negócio.

Não tem como dizer que existe uma média de conversão específica para indicar um cenário bom ou ruim, isso porque uma empresa com 30% de conversão pode estar em declínio enquanto outra com 1% pode estar em uma situação de estabilidade.

Isso é possível porque a taxa de conversão varia de um tipo de negócio para outro.

A maneira mais adequada e confiável de saber se você tem números bons ou ruins é estudando a média do seu segmento.

Você pode começar por uma pesquisa de mercado, por exemplo ou usar práticas como o benchmarking genérico ou competitivo.

Com base nesses dados será possível traçar um padrão para a sua própria análise.

Por fim, tome como nota que a sua taxa de conversão deve sempre aumentar, do contrário será indicativo de que o negócio está estagnado.

No entanto, não se assuste se vez ou outra você obtiver uma mesma média. Tudo deve andar de acordo com o objetivo do seu negócio.

Já sabe medir resultados? Pare, analise, observe e tome medidas mais assertivas!

E então, já está preparado para começar a mensurar resultados do seu negócio?

Te mostramos ao longo deste conteúdo qual a importância de saber medir resultados e como isso pode ser vantajoso para nortear as suas estratégias futuras, além de te dar um direcionamento macro sobre o andamento do seu negócio.

Para isso, vimos que é preciso destrinchar as etapas de conversões e analisar os dados de cada uma. Dessa maneira será possível identificar possíveis problemas no meio do caminho.

Além disso vimos que a conta a ser feita quando se sabe como mensurar resultados não é nada difícil e pode até ser feita sem ajuda de ferramentas.

Mas, também apresentamos uma opção de ferramenta caso você deseje automatizar a tarefa.

Então nada de ficar com medo de números.

Você já está craque na missão de como mensurar resultados! E se quiser potencializar ainda mais seus dados leia nosso conteúdo sobre como converter tráfego.

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