Ferramentas de SEO: aposte nas melhores para a sua estratégia de marketing digital!
Publicado: 9 de julho de 2019 | Atualizado: 28 de setembro de 2022.
Muitas ferramentas de SEO podem te ajudar a otimizar o seu site ou blog e posicioná-los nas primeiras páginas do Google. Existem ferramentas podem ser pagas ou gratuitas e, sendo assim, vamos algumas opções que valem a pena.
As ferramentas de SEO são o incremento que falta para conseguir usufruir das técnicas do Search Engine Optimization.
Caso você não saiba, SEO é uma estratégia que unifica técnicas que têm o objetivo de realizar a otimização de sites a fim de garantir uma boa experiência ao usuário.
Quando usado de maneira assertiva, o SEO ajuda as suas páginas a ficarem no topo dos buscadores, pois eles entendem que o seu site é qualificado o suficiente para responder a determinada busca.
E para garantir que a sua página conquiste o topo, as plataformas de SEO são importantes aliadas nesse processo.
Ficou curioso para conhecer algumas delas? Então confira neste conteúdo as melhores ferramentas de SEO do mercado!
O que são ferramentas de SEO?
As técnicas de SEO são muito eficazes para negócios que pretendem posicionar seus sites e blogs nas primeiras páginas do Google.
Porém, as técnicas não devem ser empregadas individualmente.
Elas precisam estar alinhadas com as ferramentas de SEO, assim você não fica quebrando tanto a cabeça para fazer as corretas atualizações nas páginas do seu site.
De forma resumida, as ferramentas de SEO são plataformas – pagas ou gratuitas – que visam analisar o seu site e dizer quais as alterações devem ser feitas para respeitar os critérios de posicionamento.
Com elas, você consegue otimizar tempo e dinheiro na aplicação dessas técnicas para conseguir conquistar os resultados esperados.
Ficou interessado? Então, confira no próximo tópico uma lista das melhores ferramentas de SEO do mercado.
Conheça as melhores ferramentas de SEO para otimização de sites
Para você conseguir uma boa otimização de sites, é preciso investir nas melhores ferramentas de SEO do mercado.
E hoje há centenas de ferramentas de SEO que podem fazer isso com a qualidade esperada.
Como nós gostamos de ajudar você a empreender mais e melhor, resolvemos fazer uma lista com as ferramentas de SEO que mais podem dar resultados para o seu negócio.
Pronto para parar na primeira página do Google? Então confira a nossa lista!
Keyword Planner
O próprio Google possui uma ferramenta gratuita chamada Keyword Planner, que é disponibilizada na plataforma de anúncio do buscador (o AdWords).
Essa é uma das ferramentas de SEO preferidas para quem quer realizar pesquisa de palavra-chave e fazer a otimização de sites ideal para estar na primeira página do Google.
Criada no intuito de ajudar no planejamento inicial de campanhas, a Keyword Planner agora passa a auxiliar todos os profissionais de SEO.
Por meio dessa ferramenta, é possível fazer a checagem do volume de busca das palavras-chave, assim como garantir sugestões de keywords das palavras-chave que você já possui.
Além disso, outras informações podem ser vistas com mais detalhes, como o nível de resultados e competitividade da keyword.
No entanto, é importante ressaltar que a Keyword Planner é uma ferramenta usada para otimizar SEO a partir da compra de mídia.
Assim sendo, informações sobre a competitividade das palavras-chave só são baseadas de acordo com o seu próprio nicho e não nos de SEO.
Desse modo, é recomendado utilizar essa ferramenta para ter uma noção geral das palavras-chave.
Google Search Console
Essa ferramenta era conhecida como Webmaster Tools e possui um papel relevante para a projeção do seu site.
Isso porque ela é perfeita para análises on-page, as quais requerem muita atenção para não deixar passar detalhes importantes nas páginas do seu site.
Hoje, o Google Search Console se transformou em uma ferramenta indispensável para qualquer estratégia que visa otimizar SEO.
Tais resultados podem vir do ótimo trabalho que a ferramenta desempenha com o Google Analytics e a acessibilidade que apresenta para os profissionais – ela é gratuita.
Outro detalhe importante do Google Search Console é que ele funciona de modo a intermediar os motores de busca para o seu analista de SEO.
E isso significa que essa ferramenta avisa quando há uma penalidade ou outro tipo de informação importante a ser ressaltada.
Ou seja, o Google Search Console é uma das ferramentas de SEO essenciais para quem está começando a criar um site do zero.
Majestic SEO
Depois de falarmos de uma das principais ferramentas de SEO para análises on-page, vamos te mostrar aquela que se destaca em análises off-page.
E estamos falando da Majestic SEO, que possui um funcionamento simples e dinâmico para o usuário.
Apenas com a inserção de uma URL, relatórios são gerados para mostrar os backlinks de um site e keywords de um texto, por exemplo.
Além disso, a qualidade dos backlinks e das keywords são avaliadas a partir de métricas que são criadas pela própria ferramenta: Citation Flow e Trust Flow.
Definitivamente, a Majestic SEO é uma das ferramentas de SEO mais completas do mercado, dispondo de muitas funcionalidades relacionadas ao Link Building.
Para se ter uma noção, é possível também comparar URLs para averiguar como ambas competem umas com as outras.
Fora isso, com a Majestic SEO você é capaz de fazer uma completa otimização de sites, pois ela estabelece:
- O texto âncora dos seus links;
- A visualização dos domínios de referências;
- A diversidade de cada perfil dos links;
- O histórico dos links.
A Majestic SEO pode ser usada gratuitamente de forma limitada. Porém, caso queira usufruir de todas as funcionalidade, vale pegar a versão paga.
SEMrush
Nós já falamos da SEMrush aqui no blog, mas não custa nada repetir as proezas de uma das ferramentas de SEO mais populares do mercado atual, possui diversas funcionalidades úteis para você otimizar a sua busca
Apesar de ser paga, a SEMrush se destaca por ser completa, além de garantir total competitividade da sua página da web por meio de ações de otimização de sites.
Desse modo, fica mais fácil verificar o desempenho de cada palavra-chave pré-cadastrada individualmente, além de reconhecer a taxa de melhora do seu posicionamento.
Já sabe quais das ferramentas de SEO usar? Então comece a investir no seu sucesso agora mesmo!
Certamente, as ferramentas de SEO são perfeitas para você fazer a otimização de sites e blogs.
Com elas, trabalhar com SEO fica mais fácil e divertido, ajudando a impulsionar os lucros da sua empresa.
Por isso, quem quer empreender mais e melhor aposta em uma plataforma desse tipo!
Quer saber mais? Então conheça as 5 principais técnicas de marketing digital para você incluir no seu negócio!