Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing: as estratégias por trás do seu sucesso!
Publicado: 29 de agosto de 2019 | Atualizado: 29 de agosto de 2019.
O Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são estratégias perfeitas para você ter conhecimento de como aumentar as vendas de maneira rápida e fácil! Por isso, é essencial que você saiba como as técnicas por trás dessas metodologias funcionam para incluí-las no seu negócio.
Como hoje o mundo digital facilita – e muito – a nossa vida, as empresas têm se apoiado no Marketing Digital para ficarem em evidência na internet, conseguindo também um maior número de seguidores.
Para melhorar a experiência delas e dos seus leads, elas começaram a usar o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, que têm como objetivo educar o mercado com conteúdos relevantes e úteis, além de ter canais para escutar os seus consumidores.
Com isso, você não só melhora o relacionamento com seu público, como também descobre uma nova forma de como aumentar as vendas.
Sendo assim, quer descobrir como fazer um inbound marketing e marketing de conteúdo eficaz? Então não desgrude os seus olhos deste conteúdo!
Afinal, o Marketing de Conteúdo pode existir sem o Inbound Marketing?
Nós sabemos que você está cansado de ler sobre o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing aqui no blog, mas, mesmo assim, é sempre bom ressaltar como essas estratégias podem ser fundamentais para o bom funcionamento do seu negócio.
Como o Inbound Marketing é uma metodologia a qual busca a atração de pessoas para o seu negócio por meio de conteúdos ricos e relevantes, é importante turbinar o Marketing de Conteúdo da sua empresa para fazer um excelente serviço.
A partir dessa ideia, surge uma dúvida intrigante: afinal, o marketing de conteúdo pode existir sem o Inbound Marketing?
Em palavras simples, o Marketing de Conteúdo está para o relacionamento com os seus clientes, assim como o Inbound Marketing está para a conversão dos mesmos.
Porém, é fato dizer que o Marketing de Atração tem como um dos pilares o Marketing de Conteúdo, enquanto o último fica muito bem sem o outro.
Então, é válido dizer que o Marketing de Conteúdo pode existir sem o Inbound Marketing. No entanto, para potencializar os seus resultados é melhor usar os dois em conjunto.
Como fazer Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing?
Antes de você adotar o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing no seu negócio, é preciso esboçar uma estratégia sólida para que os resultados estipulados sejam alcançados.
Sendo assim, separe um tempo e pense, juntamente com a sua equipe de marketing, como aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços por meio do Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
Lembre-se: essa estratégia não deve ser baseada em somente escrever textos e publicá-los aleatoriamente no blog ou redes sociais da sua empresa, mas sim em estudos que vão descrever:
- O que deve ser escrito;
- Quando publicar um texto;
- Em qual canal promovê-lo;
- Que tipo de formato usar;
- Qual linguagem (persona) alcançar;
- E quais resultados atingir.
Feito esse estudo e a descrição de cada item acima, você pode começar a utilizar as técnicas do marketing de conteúdo e inbound marketing, que serão mostradas ao longo desse tópico.
Então, vamos lá?
Blog
O blog já foi visto como um elemento de comunicação ultrapassado, ainda mais depois que as redes sociais tomaram conta do ambiente online. Porém, esse canal é uma excelente maneira de divulgação de conteúdo relevante para os seus leads e clientes.
Isso porque com um blog você é capaz de aplicar na prática o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, sendo a principal forma de atrair usuários para conhecer a sua marca.
É importante ressaltar que um blog deve possuir conteúdos úteis e que resolvam os problemas que os seus potenciais consumidores estão enfrentando, além de ter uma excelente otimização de SEO.
Se o seu empreendimento ainda não possui um blog, que tal você acompanhar os 9 passos para você aprender como criar blog wordpress e desenvolver o conteúdo mais top da web!
Materiais Ricos
Os materiais ricos são conteúdos educativos e mais completos do que blog posts, agregando um maior valor para os usuários, especialmente no que diz respeito ao preparo dos mesmos para uma abordagem de venda.
Porém, como dissemos lá em cima, o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing precisa ter uma estratégia bem traçada para conseguir alcançar as pessoas certas, no momento certo.
Por isso, divulgar os materiais ricos nos canais corretos é fundamental para começar o relacionamento com os seus potenciais clientes.
Sendo assim, a melhor maneira de divulgar materiais ricos é por meio das Landing Pages, pois você também consegue em troca as informações de contato dos seus leads, como o nome e o email, por exemplo.
Se quiser aumentar os resultados de conversão, basta ler o nosso conteúdo sobre o que é material rico e como pode ajudar sua empresa a captar mais leads?.
Redes Sociais
Nós dissemos que as redes sociais estão dominando o ambiente online e se tornando um excelente recurso para engajar mais leads para a sua empresa.
Elas são ótimas para incluir na sua estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing por um motivo: são canais que servem para atrair e relacionar.
Isso porque diversas pessoas consomem a maioria dos seus conteúdos por meio das redes sociais, que podem viralizar facilmente, pois se tratam de um canal barato e que geram leads para o seu site.
A dica aqui é divulgar os conteúdos que você publica no blog da sua empresa, além de elaborar postagens diretamente nas plataformas, mudando um pouco o formato de divulgação dos seus textos.
Aliás, saiba agora quais são as melhores formas de interagir e conquistar seguidores nas redes sociais da sua empresa.
Já sabe como usar o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo? Então comece a usá-los para aumentar as vendas do seu negócio!
Usamos o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing para construir este texto, o qual temos a certeza que será muito útil para você, principalmente no momento de escrever artigos para os seus clientes.
É importante sempre lembrar que esses dois conceitos só darão resultados para o seu empreendimento se você construir conteúdos voltados para o seu setor de atuação, a fim de ser referência no mercado.
Aliás, para que você consiga escrever artigos que sejam relevantes para o setor o qual o seu empreendimento faz parte, recomendamos que você também leia o nosso conteúdo sobre Como fazer Inbound Marketing de resultados em 5 etapas.
Bons negócios!