As melhores formas de interagir e conquistar seguidores nas Redes Sociais

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 6 de março de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

As redes sociais vem se firmando como um dos canais de comunicação mais importantes para as empresas atualmente.

Isso porque é lá onde estão os clientes e potenciais consumidores.

Consequentemente, quem quer vender mais também precisa se fazer presente nas redes sociais, sendo elas o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, seguindo o que mais faz sentido para sua empresa. 

Prova de que os empreendedores já entenderam essa importância é que cerca de  94,4% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais, segundo pesquisa divulgada pela Social Media Trends em 2018.

Mas,toda essa presença digital não resultará em vendas se a empresa não  desenvolver uma boa comunicação com o cliente e seu público-alvo nas mídias sociais.

E para te ajudar nesta tarefa separamos algumas dicas para interagir de maneira correta com quem manda uma mensagem ou deixe um comentário na sua página.

6 dicas para interagir com o público nas redes sociais

6 dicas para interagir com o público nas redes sociais

1. Um bom atendimento é o que difere seu negócio dos demais

Uma das características mais marcantes das redes sociais é a instantaneidade.

Tudo acontece muito rápido nas redes, o que faz com que os usuários tenham pressa no atendimento online.

Por isso,responda o quanto antes as mensagens recebidas e  tenha uma boa equipe cuidando das suas redes sociais.

Afinal,é preciso oferecer respostas rápidas e pertinentes.

2. Implemente um FAQ

Implemente um FAQ

Implementar um FAQ (sigla do termo em inglês ‘Frequently Asked Questions’ que em português significa ‘Perguntas Frequentes’) pode ajudar e muito.

Isso porque é possível levantar as dúvidas mais comuns que os clientes podem ter sobre seu produto ou serviço e já deixar as respostas disponíveis.

Dessa forma além de padronizar as respostas é possível oferecer rapidamente respostas ao consumidor.

3. Fale a mesma língua de seus clientes

Falar a língua dos clientes é essencial para que sua marca possa se aproximar do público-alvo.

É necessário descobrir a melhor maneira de se conectar com o seu público usando a linguagem e os canais apropriados para ele.

Por exemplo, empresa divertida e com público jovem não precisa ter medo de usar gifs e emojis, desde que eles transmitam uma mensagem relevante para seus clientes.

Dentro dos negócios é muito comum repetir alguns termos que nem sempre são entendidos pelos clientes, principalmente quando eles ainda estão apenas se familiarizando com a sua marca.

Por isso, evite expressões que são compartilhadas apenas por especialistas.

Fuja do jargão corporativo e procure facilitar o discurso. Se há uma maneira mais direta de passar um dado, sempre opte por ela.

4. Transparência é a peça-chave para o sucesso

Transparência é a peça-chave para o sucesso

Seja transparente e dê respostas honestas a quem visita seus perfis e canais digitais. Deixe claro os preços de produtos e serviços, além das formas de pagamento disponíveis.

Explique como sua empresa produz aquilo que vende. Mudanças nas ofertas, valores da organização e políticas novas devem estar evidentes para aqueles que interagem com o seu negócio.

Esse valor pode diferenciar sua empresa das demais, pois transparência tem o poder de ajudá-lo a construir um relacionamento de confiança com seus consumidores.

5. Aprenda a transformar erros em aprendizados

Peça desculpas caso sua marca dê alguma informação equivocada ou deixe de dar atenção para um cliente quando ele precisava.

Isso vai mostrar para o seu consumidor que você leva a opinião dele muito a sério e está disposto a aprender com seus erros.

Mesmo que nem todos fiquem satisfeitos com o atendimento feito pela sua página no Facebook, por exemplo, essa situação deve servir para entender como o seu cliente reage e melhorar as próximas interações.

6. Acompanhe as informações de compra do seu cliente e mantenha seu atendimento com total excelência

Acompanhe as informações de compra do seu cliente e mantenha seu atendimento com total excelência

Tenha um sistema que possibilite o registro e gerenciamento de todo o relacionamento com os seus clientes.

O CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, pode centralizar todas as informações de um mesmo cliente, o que permite que sua empresa tenha uma visão completa de todas as interações e compras da mesma pessoa.

Essas informações ajudam sua marca a ter comunicações e promoções mais assertivas.

Com softwares de Business Intelligence você consegue mapear preferências, horários de pico, padrões de interação e outras informações que ajudam a sua equipe de mídias sociais a criar as campanhas adequadas para o seu público.

Afinal, indicadores de performance são formas precisas de visualizar informações sobre seus clientes para auxiliar uma melhor tomada de decisão, trazendo mais resultados para o seu negócios.

Comece já a aplicar essas estratégias e veja sua marca ganhar espaço nas mídias sociais!

Sobre a Inove

A Inove é uma empresa de tecnologia especialista na plataforma Microsoft e somos reconhecidos com Gold Partner da gigante norte-americana! Pelo terceiro ano fomos premiados com o Partner Of The Year nas categorias Dynamics 365 for Finance and Operations, CRM e Modern Marketing na América Latina. Estamos há seis anos no ranking das melhores empresas para se trabalhar com escritórios em São Paulo e Curitiba.

Conteúdo produzido pela empresa Inove.

Compartilhe nas Redes Sociais!