Leve sua empresa até os melhores resultados com os indicadores de marketing certos

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 24 de abril de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Os indicadores de marketing são métricas que apontam o desempenho do seu negócio. Mas mais do que simples estatísticas, esses dados são as coordenadas que vão te ajudar a colocar seu negócio no rumo do sucesso!

Você sabia que, segundo o Sebrae, 60% das pequenas empresas declaram falência em menos de cinco anos?

Pois é! A estatística impressiona, principalmente quando se sabe que um dos fatores que levam esses empreendimentos a fecharem é não saber escolher os indicadores de marketing certos.

Isso porque ao definir as métricas para acompanhar o desempenho de suas ações, você deve priorizar aquelas com as quais é possível ter noção da real situação do seu negócio no mercado.

Não à toa, depois de planejar e aplicar, o último passo de toda estratégia de marketing deve ser analisar seus resultados.

Assim você poderá pautar os ajustes necessários e até mesmo refazer o planejamento da sua próxima campanha.

Quer saber como evitar que a sua empresa entre para as estatísticas?

Então, confira a seguir tudo que você precisa saber sobre os principais indicadores de marketing!

Conheça seu guia: indicadores de marketing

Conheça o guia de indicadores de marketing

Os indicadores de marketing são as estatísticas que mostram os resultados do planejamento de marketing da sua empresa.

Ou seja, são esses os dados que te ajudarão a definir o que precisará ser reformulado, em que tipo de ações investir e como melhorar sua estratégia.

Dessa forma, os indicadores de marketing funcionam como uma bússola que aponta o caminho que sua estratégia deve seguir.

Mas para que essa bússola aponte o rumo certo, você precisa dar as diretrizes corretas, não é mesmo? Afinal de contas, assim como em uma viagem, você precisa saber onde quer chegar.

Por isso, é fundamental saber escolher os indicadores de marketing certos. Métricas irrelevantes são como coordenadas erradas, um problema que pode interferir na sua bússola e te levar na direção oposta.

Entenda as coordenadas dos diferentes indicadores de marketing

Existem muitos indicadores de marketing que podem te levar até seus objetivos, sejam eles triplicar as vendas, ganhar espaço no universo digital ou ainda gerar mais leads.

Isso é importante principalmente quando se usa uma plataforma como o Google Analytics, que te fornece uma diversidade de dados e possíveis caminhos.

Caso ainda não saiba, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que te permite ter uma visão panorâmica da sua página na web.

Mas antes de sair analisando qualquer dado, é importante conhecer os principais indicadores de marketing que deve acompanhar nessas plataformas:

Os diferentes indicadores de marketing

Tráfego do site

Esse indicador de marketing é responsável por medir quantas visitas o seu site recebe, tempo médio de cada visita na sua página, taxa de rejeição, etc.

E isso é importante porque é por meio do tráfego que você atrai novos leitores, seguidores e fãs que futuramente se converterão em clientes.

Tráfego do blog

Como o tráfego do blog não é necessariamente o mesmo do site, é importante acompanhar essa métrica para saber de onde estão vindo essas visitas.

Assim você consegue corrigir falhas e criar estratégias mais assertivas para melhorar o fluxo de visitantes dessa página.

Além disso, com esses indicadores de marketing é possível ver quais assuntos mais interessam o público e utilizar essas informações quando for criar novas pautas.

Métricas das redes sociais

Acompanhar os indicadores de marketing das suas redes sociais também é importante, uma vez que o Instagram e o Facebook são usados frequentemente para para divulgar campanhas e se relacionar com o público.

No entanto, além do Google Analytics, seus guias aqui serão as análises de desempenho dessas mesmas plataformas.

Isso porque tanto o Facebook quanto o Instagram fornecem seus próprios indicadores de marketing e, por meio deles, você tem acesso às métricas de engajamento e ao desempenho de suas publicações e de seus anúncios, se optar por fazê-los.

Métricas das redes sociais

Dê um gás na sua reputação: os indicadores de marketing aliados do relacionamento o com o cliente

Gás na sua reputação

Não é só de criar e fabricar produto que o trabalho da sua empresa é composto, viu?

Isso porque é importante entender o que seu cliente está pensando, afinal ele é o seu principal guia para o sucesso.

Dessa forma, os indicadores de marketing são ideais para analisar o efeito da sua estratégia sobre os consumidores.

Assim você consegue aprimorá-la a fim de potencializar os seus resultados, as conversões e até fidelizar mais clientes!

Net Promoter Score

Um dos indicadores de marketing que nos direciona por meio da visão dos clientes é o Net Promoter Score (NPS), que nada mais é do que a taxa de satisfação dos seus clientes.

Além disso, essa métrica também reflete a intenção do consumidor de recompra e até a probabilidade dele indicar a sua empresa para pessoas do seu círculo social.

Para isso, ele divide os clientes entrevistados em três grupos de acordo com as suas respostas, que são:

  • Detratores (insatisfeitos): notas até 6
  • Neutros: notas 7 ou 8
  • Promotores (satisfeitos): notas 9 ou 10

Para saber a satisfação média dos seus clientes, é preciso fazer uma conta simples que é pegar a porcentagem de promotores e tirar dela a porcentagem de detratores.

Ficou confuso? Então, imagine a seguinte situação: em cenário hipotético, uma empresa tem 20% de detratores (D), 70% de promotores (P) e 10% de clientes neutros.

Sendo assim, a conta ficaria assim:
NPS = 70 – 20, logo, o NPS dessa empresa é 50.

Mas o que isso quer dizer?

Bom, para saber se o resultado foi positivo, devemos olhar para o parâmetro de classificação dessa métrica, que é:

  • Excelência: entre 75 a 100;
  • Qualidade: entre 50 e 75;
  • Aperfeiçoamento: entre 0 a 50;
  • Crítica: entre -100 e 0.

Ou seja, com uma taxa de 50 de NPS, esse negócio se encaixa na zona de qualidade, ou seja, possui mais clientes neutros e promotores do que detratores.

Acompanhe regularmente esse indicador de marketing e se concentre no objetivo de ter cada vez mais promotores e menos detratores.

Oferecer uma boa experiência aos seus clientes e deixá-los mais satisfeitos ajuda a aumentar suas taxas de retenção.

Por isso é tão importante calcular o NPS, afinal é por meio dele que você vai avaliar a imagem da sua empresa diante dos clientes.

Net promoter score

Taxa de retenção

Você está conseguindo fidelizar seus compradores?

Dos indicadores de marketing, o que te permitirá mensurar isso é a chamada taxa de retenção.

Em suma, a taxa de retenção é a porcentagem de clientes que voltam a consumir em sua loja após um período pré estabelecido, como mês, semana, ano, etc.

Mas lembre-se: novos clientes não entram na conta!

Para calcular quais consumidores ainda fazem negócio com a sua empresa é preciso dividir o número desses que voltaram a comprar esse mês atual pelo número de clientes do mês passado.

Imagine que 40 clientes voltaram a comprar no mês de abril. Enquanto que no mês de março esse número foi de 10 clientes, sendo assim a conta fica:

40 ÷ 10 = 4

Logo, sua taxa de retenção será de 4%.

Churn rate

Churn rate é o indicador de marketing usado para detectar a perda de clientes em um determinado período.

A conta é parecida com a anterior, mas em vez dos clientes que voltaram a comprar, você levará em consideração aqueles que deixaram de comprar.

Suponha que uma loja teve 100 clientes no mês passado e 120 no mês atual. No entanto, 30 eram novos, os quais não devem ser contabilizados.

Ou seja, desses 100, 90 foram retidos e 10 foram perdidos.

Portanto o cálculo fica assim:

10 ÷ 100 = 0,1 = 10%.

O Churn rate não é uma conta tão fácil, mas não deixe de calculá-lo! Isso porque é por meio dele que você terá dimensão do tempo de vida dos seus clientes.

Além de mensurar a qualidade do seu serviço, essa taxa ainda funciona de forma complementar aos dois indicadores de marketing que citamos acima.

Chegue finalmente aos melhores resultados!

São nos indicadores de marketing que você encontrará todas as respostas necessárias para mudar o futuro do seu negócio!

Para tanto, mostramos aqui os principais para começar a sua jornada, que são:

  • Tráfego do site;
  • Tráfego do blog;
  • Métricas das redes sociais;
  • Net Promoter Score;
  • Taxa de retenção;
  • Churn rate.

Mas antes de começar a planejar sua estratégia, lembre-se de sempre ter em mente o seu norte. Calcule bem o seus objetivos para então selecionar os dados certos!

Agora que você já aprendeu quais são os principais indicadores de marketing e como calculá-los, é hora de colocar sua empresa no rumo do sucesso!

E para ter mais dicas como essa, confira nosso conteúdo sobre as melhores técnicas de marketing digital!

Compartilhe nas Redes Sociais!