O que é IaaS e como ele pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 25 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2022.

IaaS é um modelo de solução digital focado em softwares de solução e segurança utilizado por pequenas e médias empresas. Mas afinal, o que é IaaS e como ele pode ser utilizado na sua empresa.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

O IaaS é um software que revolucionou o setor de tecnologia na web. Esse modelo de serviço vem crescendo cada vez mais no mercado digital, ganhando popularidade e mudando o patamar de desenvolvimento de muitas empresas.

Mas afinal, por que o IaaS faz tanto sucesso?

Ele pode ser classificado como um modelo de solução, segurança e armazenamento, que tem como objetivo organizar e processar dados e informações.

Então, se você se interessou pelo assunto e quer saber tudo sobre o modelo IaaS, veja algumas informações que separamos para você abaixo:

O que é Infraestrutura como Serviço?

o que é infraestrutura como serviço

IaaS (Infraestrutura como Serviço) é um modelo de solução digital criado, gerenciado e utilizado de forma remota por meio de um provedor.

Ou seja, é um serviço que sua empresa assina e utiliza somente pela internet, sem precisar de instalações ou uso de outras ferramentas.

Como já falamos na introdução do texto, IaaS (Infraestrutura como Serviço) é um serviço de soluções digitais, que tem como objetivo o processamento e armazenamento de informações e dados.

Além de permitir total controle sobre a infraestrutura da nuvem, por exemplo.

Esse modelo de nuvem é muito indicado para desenvolvedores, pois esses podem dedicar tempo e esforço no desenvolvimento da infraestrutura da nuvem, já que as atualizações, gerenciamentos e manutenções são responsabilidade do próprio modelo IaaS.

E mais, o IaaS permite que os usuários comandem todos os aspectos do modelo.

Com ele os desenvolvedores terá controle sobre o sistema operacional, infraestrutura, ambientes de execução e dados e informações.

Qual é a diferença entre PAAS, IaaS e SAAS

Embora seja uma opção muito interessante de plataforma de serviço, a IaaS não é a única no mercado digital. O PaaS e SaaS são outros modelos que ganham espaço no mercado.

PAAS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço) também são muito importantes para as empresas, mas há diferenças entre elas.

Vamos começar falando do IaaS. Essa plataforma tem como objetivo gerenciar toda uma estrutura de servidores e armazenamento para a sua empresa, como se fosse um aluguel.

Ela oferece ampla autonomia para o usuário.

Com ela é possível criar a infraestrutura do seu jeito, de acordo com as necessidades da sua empresa.

Além de controlar o sistema operacional, ambientes de execução e armazenamento de dados.

Já a SaaS é um provedor que gerencia toda a aplicação da plataforma para o seu negócio.

O fornecedor é responsável pelas atualizações e manutenções da plataforma.

Podemos dizer que o SaaS é o modelo que mais se aproxima do PaaS.

O PaaS oferece uma ação integrada de desenvolvimento ao cliente.

No PaaS, os desenvolvedores não têm o trabalho de criar e manter uma infraestrutura, afinal, isso tudo é feito pelo provedor.

Vantagens do método IaaS

vantagens

Além de não precisar de instalação e uso de outras ferramentas, o modelo IaaS se destaca por ser de fácil aquisição e uso.

Tudo é feito de forma remota, com toda segurança que o IaaS oferece.

Além disso, ele dispõe de soluções mais rápidas e fáceis, visto que tudo é feito na nuvem.

Também é importante ressaltar que esse método pode ser testado antes da compra, evitando qualquer tipo de surpresa negativa no futuro.

Além disso, o IaaS supre todas as necessidades do cliente, afinal existem diversos tipos de programas para várias áreas no IaaS.

O IaaS também oferece autonomia ao usuário, pois é possível controlar todos os aspectos da infraestrutura da nuvem.

Fatores a considerar ao escolher trabalhar com Infraestrutura como Serviço

Apesar de ser uma plataforma muito boa, que pode ser usada em empresas de todos os tamanhos, é fundamental levar alguns fatores em consideração antes de escolher definitivamente a plataforma de Infraestrutura como Serviço.

E para tornar tudo mais claro, é válido dizer que o IaaS tem como uma de suas principais vantagens, o custo-benefício.

É um investimento que dá retorno e é econômico, afinal você paga por um serviço que te oferece várias ferramentas e faz sua própria manutenção.

Outro ponto positivo é o conceito justo de IaaS.

Você só paga o que realmente utiliza dentro da nuvem, como recursos e ferramentas.

Por fim, como já falamos acima, o IaaS oferece toda liberdade ao usuário, além de possuir um provedor que oferece boa segurança contra vazamentos e vírus.

IaaS é a solução ideal para os problemas da sua empresa

Como ensinamos no conteúdo, o modelo de soluções IaaS é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do seu negócio!

Você viu que o IaaS permite que sua equipe de desenvolvedores foque apenas no gerenciamento e desenvolvimento da nuvem, com mais liberdade de criação e execução.

Além, é claro, da capacidade de processamento e gerenciamento da Infraestrutura como Serviço.

O modelo é muito utilizado em empresas de pequeno e médio porte, pois é capaz de oferecer uma maior otimização do trabalho, ajudando demais os funcionários e o resultado final da sua empresa.

Portanto, não perca mais tempo e escolha o modelo que mais se encaixa no seu negócio!

Se você gostou do texto e aprendeu um pouco mais sobre o modelo IaaS, atente-se ao nosso blog, pois sempre trazemos informações e dicas sobre o universo do marketing digital!

Portanto, se você se interessa por esses assuntos e quer se tornar um empreendedor digital e entender mais sobre a realidade de marketing, não perca mais tempo e acesse já nossos outros textos!