Descubra o que é freemium e como funciona esse modelo de negócio

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Publicado: 13 de maio de 2022 | Atualizado: 13 de maio de 2022.

Você conhece o freemium? Conheça mais sobre a forma mais poderosa de atrair clientes no mercado de produtos digitais.

Já não é mais novidade que o comportamento do consumidor mudou com a internet. Agora que compra é mais exigente, e quer conhecer e experimentar os produtos antes de fechar negócio.

Por conta disso, as empresas têm a necessidade de se reinventar. Quem quer vender precisa proporcionar a experiência mesmo antes da compra.

Então, não existe segredo, a estratégia freemium vem crescendo cada vez mais. Ela se tornou a tendência que veio para ficar nos produtos do mundo digital

Quer saber mais sobre o que é freemium e quais são as vantagens para o seu negócio? Vamos falar sobre isso e muito mais aqui no conteúdo. Confira!

O que é freemium?

O modelo freemium é aquele que o consumidor utiliza o produto ou serviço sem precisar pagar. O próprio nome vem da junção dos termos free( livre em inglês) e premium (ideia de acesso ilimitado).

Na prática, o usuário pode fazer uso completo da ferramenta com limitações de capacidade. O tempo de uso também costuma ser irrestrito.

Ou seja, ele só vai precisar fazer um pagamento caso queira acesso à funcionalidades ou benefícios além dos que já estão disponíveis.

Por exemplo, o Spotify é uma plataforma de serviço freemium. Nele os usuários têm acesso a todo o banco de dados de música e podcasts, porém a experiência é interrompida por propagandas.

Mas quem é que quer ser interrompido por publicidade? Esse é o estímulo do aplicativo para converter pagantes.

Então, resumindo o que é freemium: o uso da oferta de valor gratuito para atrair possíveis clientes de planos pagos.

Como o freemium funciona?

Algumas pessoas confundem esse modelo de negócio com “amostras grátis”, mas são situações muito diferentes.

Enquanto as amostras vão dar um gostinho do produto/serviço para o consumidor, o modelo freemium desperta a percepção de valor no uso e na experiência completa para o usuário.

Por mais que ambas as estratégias foquem em oferecer uma experiência para que o consumidor conheça melhor o produto ou serviço, a amostra grátis têm um prazo de duração determinado, e o modelo freemium, não.

Em outras palavras, no freemium é preciso entender profundamente os diferenciais que são atrativos e motivam a contratação de planos pagos.

Para isso, você precisa entender a fundo seu produto/serviços, conhecer muito o seu consumidor e dosar o que pode ser oferecido gratuitamente e qual vai ser o diferencial do serviço pago.

Quais empresas devem considerar o modelo freemium?

Agora que você sabe o que é freemium, precisa entender se esse modelo de negócio é ideal para a sua empresa.

Não existe exatamente uma regra para quem pode ou não adotar esse modelo, a questão é que é preciso levar em consideração dois fatores muito importantes.

O primeiro é o custo de distribuição do seu produto/serviço, isso porque o número de usuários que usam o sistema não tem a ver com o custo que a empresa tem para distribuir para eles o serviço.

Por exemplo, o Spotify tem mais de 286 milhões de usuários, mas “apenas” 130 deles milhões são pagantes. Se o valor de distribuição deste serviço fosse mais alto do que o número de pagantes, com certeza a empresa estaria tendo um prejuízo gigantesco.

O segundo ponto é que você precisa entregar um serviço de valor com qualidade na opção gratuita. Afinal, se a experiência do usuário for negativa na modalidade freemium, ele não vai ver motivo para comprar ou assinar um contrato só pela promessa de benefícios.

Então cuide da satisfação do seu cliente! Esse fator é essencial para uma estratégia freemium de sucesso.

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Vantagens do freemium

Até aqui você já sabe o que é freemium. Também já deve ter considerado se ele é um modelo para sua empresa ou não e já deve ter parado para refletir em quais são os serviços que você usa como consumidor e não sabia que fazia parte desse modelo de negócio, certo?

Então agora vamos das vantagens que investir na estratégia freemium traz para o seu negócio.

  • Aumento no valor da marca: quando você oferece uma experiência gratuita e de qualidade para os usuários, sua empresa passa a ser mais relevante para eles;
  • Melhoria no alcance da marca: um modelo freemium ajuda a inserir um produto/serviço no mercado, isso porque quando você tem um curto prazo de retorno, uma opção gratuita abre portas de maneira mais fácil;
  • Criação de um banco de dados valioso: ter um bom banco de dados vai te dar abertura para colocar suas estratégias de marketing e vendas em prática e ainda entender melhor seu consumidor, o que permite criar vantagens para o modelo premium, além de ajudar na comunicação dessas novidades.

Exemplos deste modelo de serviço

Bom, agora você já sabe o que é freemium, suas vantagens e até se é um modelo de negócio para você ou não.

Então agora vamos te dar alguns exemplos deste tipo de serviço para não sobrar mais nenhuma dúvida a respeito.

MailChimp

Quem aposta em marketing digital já deve ter ouvido falar em MailChimp. Afinal, essa é uma das maiores plataformas de disparo de e-mail marketing do mundo.

Parte desse sucesso acontece por conta das muitas funcionalidades gratuitas que a plataforma oferece, o que atrai pequenos e médios empresários e empreendedores individuais.

O freemium se aplica muito bem para o MailChimp, pois permite que as contas cadastradas tenham acesso aos recursos gerais com limitações de leads. Usuários podem enviar até 12.000 e-mails por mês gratuitamente.

Ao ultrapassar um desses limites, a conta passa a precisar assinar a conta premium, aí sim começam os planos pagos.

Passei Direto

O Passei Direto é uma plataforma para estudantes, desde o ensino médio até concurseiros.

A plataforma tem mais de 19 milhões de usuários e oferece mais de 8 milhões de materiais para ENEM, OAB, medicina, conteúdos de cálculo, física, língua portuguesa e mais.

A criação de contas na plataforma é gratuita. Com isso, o usuário já tem acesso dos alunos a diferentes materiais, tanto pelo site como pelo aplicativo, seja online ou até offline.

Porém, a plataforma também oferece uma conta Premium, nela os alunos recebem acesso ilimitado aos materiais da plataforma. Outros benefícios são:

  • Possibilidade de impressão dos materiais;
  • Respostas para dúvidas sem restrição;
  • Videoaulas e conteúdos exclusivos feitos por especialistas.

E os usuários se interessam justamente por conta do bom funcionamento da plataforma em seu modelo freemium.

Dica bônus: como gerir o modelo freemium e a receita recorrente?

Agora que sabe tudo sobre o que é freemium, vamos te dar dicas também de como gerir o modelo e realizar a cobrança recorrente do serviço.

Você pode:

  • Gerar e enviar boletos por e-mail;
  • Flexibilizar a escolha da data de vencimento do cliente;
  • Facilitar o upgrade e downgrade de planos;
  • Garantir o sigilo das informações pessoais;
  • Oferece débito automático após o vencimento.

E assim vai! Você tem muitas formas de fazer esse modelo funcionar bem para o seu negócio!

Aproveite o melhor das plataformas freemium!

Se você chegou neste conteúdo sem saber o que é freemium, você vai sair dele já sabendo. Além disso, tem conhecimento de suas vantagens, formas de gerir o pagamento e muito mais.

Esse modelo de negócio veio como uma ponte muito promissora entre empresas, clientes e a satisfação de ambos.

Isso porque quando o usuário está satisfeito com o que você está oferecendo e apostando na sua categoria paga, seu negócio também está ganhando.

Inclusive, se você gostou deste tema, te sugerimos ainda mais alguns conteúdos que podem te ajudar a pensar de forma mais estratégica sobre isso:

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