5 estratégias de marketing médico para atrair e fidelizar pacientes
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 3 de dezembro de 2021 | Atualizado: 3 de dezembro de 2021.
As estratégias de marketing médico têm o objetivo de aumentar a percepção de valor em torno do serviço do profissional de saúde, que conseguirá atrair e reter mais pacientes.
Segundo o livro Marketing médico: criando valor para o paciente, a maior parte dos profissionais de saúde têm uma visão equivocada do marketing, como se ele se resumisse a realizar propagandas.
Leia um trecho retirado da obra:
> “O grande desafio para o médico, em um primeiro momento, é perceber como as ferramentas do marketing podem trazer avanços significativos ao seu trabalho, com o objetivo de gerar uma imagem de confiança e aumentar a percepção de um serviço de qualidade entre os pacientes.”
Marketing pode ser definido como um processo no qual o profissional identifica desejos e necessidades dos pacientes para conquistá-los e mantê-los em suas clínicas.
Continue a leitura e descubra como você também pode fazer isso com algumas estratégias de marketing médico.
Neste conteúdo você vai aprender:
- Branding
- Inbound Marketing
- Marketing de Conteúdo
- Marketing Digital
- Marketing de Relacionamento
Conheça as 5 estratégias mais utilizadas de marketing médico
1. Branding (construção da marca)
Branding é a estratégia que cuida da marca de uma empresa e precisa pensar em aspectos como posicionamento, valores, propósito, identidade visual, entre outros.
Pense em marcas famosas, como Coca-Cola, Google e Nike. Elas são diferentes mas possuem algo em comum: todas investiram na construção de uma marca forte.
Ao olhar para uma lata da Coca-Cola, você não confunde com outras marcas de refrigerante. Ao ver uma propaganda da Nike, é fácil identificar seu logo.
Ou seja, ter um branding forte significa que sua marca será lembrada pelas pessoas, o que, consequentemente, aumenta o número de clientes.
Quando falamos da construção de uma marca, precisamos pensar em:
- Identidade visual: representações visuais como logotipo, estilo de foto, cores e fontes;
- Tom e voz: como a marca vai se comunicar com o público. A voz sempre será a mesma, mas o tom pode variar de acordo com o canal (redes sociais, atendimento);
- Valores: alguns valores da Google são “Concentre-se no usuário e tudo mais virá”, “A busca por informações cruza todas as fronteiras” e “Excelente ainda não é o suficiente”. Os valores ajudam a representar qual é a missão da sua marca;
- Personalidade: enquanto algumas marcas têm personalidade mais séria, como a Nike, outras têm o tom mais descontraído, como o Nubank. A personalidade ajuda na conexão com o público;
- Storytelling: toda marca conta uma história. O Nubank, por exemplo, quer que todos os brasileiros conquistem independência financeira. Qual é a história que a sua marca vai contar?
Para construir sua marca profissional ou da sua clínica, é fundamental realizar um curso sobre marketing e contar com a ajuda de um especialista.
2. Inbound Marketing
O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é o oposto do marketing tradicional que ia ativamente atrás dos clientes por meio de telemarketing, spam e outdoors.
A estratégia é estruturada de forma que os clientes busquem a empresa de maneira natural, como costuma acontecer em compras online.
Ao buscar por “perfume feminino”, você encontra os sites nas primeiras posições do Google, analisa o custo-benefício de cada produto e escolhe sua preferência.
É bem diferente do que uma pessoa aparecer na clínica para vender perfume, não concorda?
O Inbound Marketing é uma ótima estratégia para médicos porque é mais fácil respeitar os limites de marketing do CFM ao contar com uma estratégia que atrai pacientes naturalmente.
Entre algumas ações comuns do Inbound Marketing, é possível destacar:
- Criação de site;
- Presença nas redes sociais;
- Humanização da marca (como no caso da Magazine Luiza);
- Construção de um relacionamento próximo com os clientes;
- Marca como referência em seu segmento de mercado.
3. Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing. É uma das estratégias mais eficientes para criar um relacionamento com os pacientes mesmo quando eles não conhecem seu serviço.
Essa estratégia é baseada no objetivo de atrair leads (potenciais clientes) por meio de conteúdo relevante e útil, como artigos, vídeos, posts em redes sociais e e-mails.
Raramente há uma divulgação promocional da marca, porque o intuito é atrair o público ao oferecer um conteúdo que soluciona sua dor ou problema.
> Reflita sobre a seguinte afirmação: nos dias atuais, ninguém lê propaganda, as pessoas leem o que chama atenção.
Se seu público-alvo tem problemas como dores nas articulações, um artigo sobre “5 hábitos para diminuir as dores nas articulações” vai chamar atenção.
No final do conteúdo, ao lerem que é importante marcar uma consulta com um médico e verem a recomendação do profissional que escreveu o artigo, é provável que eles decidam agendar um atendimento com ele.
Afinal, eles acabaram de ler um conteúdo útil e confiável, logo, a consulta também deve ser eficiente.
Para entender mais sobre Marketing de Conteúdo, é fundamental entender conceitos como:
- Buyer Persona;
- Conteúdo para blog e mídias sociais;
- E-mail marketing;
- SEO;
- Jornada do Paciente.
4. Marketing Digital
O Marketing Digital também está fortemente conectado com o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Seu principal objetivo é divulgar produtos ou serviços por meio da internet.
Para promover sua marca profissional ou um conteúdo relevante para os pacientes, é preciso ter presença online.
Os profissionais que não estão presentes na internet estão invisíveis e perdem a oportunidade de atrair pacientes todos os dias.
Dê uma olhada nos canais mais utilizados por médicos no Marketing Digital:
- Google Meu Negócio;
- Instagram;
- Facebook;
- LinkedIn;
- AgendarConsulta;
- Youtube;
- Podcasts;
- Site e blog;
- Links patrocinados.
É claro que você não precisa investir em todos esses canais. O ideal é entender quais fazem sentido para sua estratégia e para seu público, para não tentar fazer tudo e, no fina, não fazer nada.
5. Marketing de Relacionamento
O Marketing de Relacionamento é focado em construir um relacionamento forte e duradouro com os clientes (no caso da área da saúde, pacientes).
Enquanto o marketing tradicional tem o objetivo divulgar o serviço médico, o Marketing de Relacionamento deseja fidelizar pacientes e garantir atendimentos recorrentes na clínica.
Você já teve algum paciente que devia retornar mas nunca mais agendou uma consulta? Sabe qual é o nível de satisfação dos pacientes que já frequentaram sua clínica?
Não saber quais são seus pontos fortes e pontos fracos é um erro fatal que muitos médicos cometem.
Todo paciente tem um feedback para dar e, ao escutá-los, você consegue melhorar sua clínica, seu serviço, aumentar a taxa de fidelização e os lucros da clínica.
Uma das estratégias mais utilizadas para reter clientes é o e-mail marketing.
Ele permite que você mantenha uma comunicação contínua com o paciente, mesmo quando ele não tem um retorno marcado, e você não precisa gastar nenhum tempo a mais no seu dia.
Existem alguns softwares médicos que oferecem a ferramenta de e-mail marketing integrada a outras funcionalidades, como prontuário eletrônico e agenda médica.
Ao contar com um sistema de qualidade, você pode centralizar os dados do paciente em um único local e melhorar o serviço de e-mail marketing, ao usar informações presentes no prontuário eletrônico.
Neste conteúdo você conheceu 5 estratégias essenciais de marketing médico para atrair e fidelizar pacientes. Continue seus estudos e implemente na prática tudo que aprendeu!
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