5 estratégias de marketing médico para atrair e fidelizar pacientes

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 3 de dezembro de 2021 | Atualizado: 3 de dezembro de 2021.

As estratégias de marketing médico têm o objetivo de aumentar a percepção de valor em torno do serviço do profissional de saúde, que conseguirá atrair e reter mais pacientes.

Segundo o livro Marketing médico: criando valor para o paciente, a maior parte dos profissionais de saúde têm uma visão equivocada do marketing, como se ele se resumisse a realizar propagandas.

Leia um trecho retirado da obra:

> “O grande desafio para o médico, em um primeiro momento, é perceber como as ferramentas do marketing podem trazer avanços significativos ao seu trabalho, com o objetivo de gerar uma imagem de confiança e aumentar a percepção de um serviço de qualidade entre os pacientes.”

Marketing pode ser definido como um processo no qual o profissional identifica desejos e necessidades dos pacientes para conquistá-los e mantê-los em suas clínicas.

Continue a leitura e descubra como você também pode fazer isso com algumas estratégias de marketing médico.

Neste conteúdo você vai aprender:

  • Branding
  • Inbound Marketing
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Marketing de Relacionamento

Conheça as 5 estratégias mais utilizadas de marketing médico

1. Branding (construção da marca) 

Branding é a estratégia que cuida da marca de uma empresa e precisa pensar em aspectos como posicionamento, valores, propósito, identidade visual, entre outros. 

Pense em marcas famosas, como Coca-Cola, Google e Nike. Elas são diferentes mas possuem algo em comum: todas investiram na construção de uma marca forte

Ao olhar para uma lata da Coca-Cola, você não confunde com outras marcas de refrigerante. Ao ver uma propaganda da Nike, é fácil identificar seu logo.

Ou seja, ter um branding forte significa que sua marca será lembrada pelas pessoas, o que, consequentemente, aumenta o número de clientes.

Quando falamos da construção de uma marca, precisamos pensar em:

  • Identidade visual: representações visuais como logotipo, estilo de foto, cores e fontes;
  • Tom e voz: como a marca vai se comunicar com o público. A voz sempre será a mesma, mas o tom pode variar de acordo com o canal (redes sociais, atendimento);
  • Valores: alguns valores da Google são “Concentre-se no usuário e tudo mais virá”, “A busca por informações cruza todas as fronteiras” e “Excelente ainda não é o suficiente”. Os valores ajudam a representar qual é a missão da sua marca;
  • Personalidade: enquanto algumas marcas têm personalidade mais séria, como a Nike, outras têm o tom mais descontraído, como o Nubank. A personalidade ajuda na conexão com o público;
  • Storytelling: toda marca conta uma história. O Nubank, por exemplo, quer que todos os brasileiros conquistem independência financeira. Qual é a história que a sua marca vai contar?

Para construir sua marca profissional ou da sua clínica, é fundamental realizar um curso sobre marketing e contar com a ajuda de um especialista.

2. Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é o oposto do marketing tradicional que ia ativamente atrás dos clientes por meio de telemarketing, spam e outdoors. 

A estratégia é estruturada de forma que os clientes busquem a empresa de maneira natural, como costuma acontecer em compras online. 

Ao buscar por “perfume feminino”, você encontra os sites nas primeiras posições do Google, analisa o custo-benefício de cada produto e escolhe sua preferência. 

É bem diferente do que uma pessoa aparecer na clínica para vender perfume, não concorda? 

O Inbound Marketing é uma ótima estratégia para médicos porque é mais fácil respeitar os limites de marketing do CFM ao contar com uma estratégia que atrai pacientes naturalmente. 

Entre algumas ações comuns do Inbound Marketing, é possível destacar:

  • Criação de site;
  • Presença nas redes sociais;
  • Humanização da marca (como no caso da Magazine Luiza);
  • Construção de um relacionamento próximo com os clientes;
  • Marca como referência em seu segmento de mercado.

3. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing. É uma das estratégias mais eficientes para criar um relacionamento com os pacientes mesmo quando eles não conhecem seu serviço.

Essa estratégia é baseada no objetivo de atrair leads (potenciais clientes) por meio de conteúdo relevante e útil, como artigos, vídeos, posts em redes sociais e e-mails. 

Raramente há uma divulgação promocional da marca, porque o intuito é atrair o público ao oferecer um conteúdo que soluciona sua dor ou problema.

> Reflita sobre a seguinte afirmação: nos dias atuais, ninguém lê propaganda, as pessoas leem o que chama atenção.

Se seu público-alvo tem problemas como dores nas articulações, um artigo sobre “5 hábitos para diminuir as dores nas articulações” vai chamar atenção. 

No final do conteúdo, ao lerem que é importante marcar uma consulta com um médico e verem a recomendação do profissional que escreveu o artigo, é provável que eles decidam agendar um atendimento com ele. 

Afinal, eles acabaram de ler um conteúdo útil e confiável, logo, a consulta também deve ser eficiente.

Para entender mais sobre Marketing de Conteúdo, é fundamental entender conceitos como:

  • Buyer Persona;
  • Conteúdo para blog e mídias sociais;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Jornada do Paciente.

4. Marketing Digital

O Marketing Digital também está fortemente conectado com o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Seu principal objetivo é divulgar produtos ou serviços por meio da internet. 

Para promover sua marca profissional ou um conteúdo relevante para os pacientes, é preciso ter presença online. 

Os profissionais que não estão presentes na internet estão invisíveis e perdem a oportunidade de atrair pacientes todos os dias.

Dê uma olhada nos canais mais utilizados por médicos no Marketing Digital:

É claro que você não precisa investir em todos esses canais. O ideal é entender quais fazem sentido para sua estratégia e para seu público, para não tentar fazer tudo e, no fina, não fazer nada.

5. Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento  é focado em construir um relacionamento forte e duradouro com os clientes (no caso da área da saúde, pacientes). 

Enquanto o marketing tradicional tem o objetivo divulgar o serviço médico, o Marketing de Relacionamento deseja fidelizar pacientes e garantir atendimentos recorrentes na clínica. 

Você já teve algum paciente que devia retornar mas nunca mais agendou uma consulta? Sabe qual é o nível de satisfação dos pacientes que já frequentaram sua clínica?

Não saber quais são seus pontos fortes e pontos fracos é um erro fatal que muitos médicos cometem. 

Todo paciente tem um feedback para dar e, ao escutá-los, você consegue melhorar sua clínica, seu serviço, aumentar a taxa de fidelização e os lucros da clínica

Uma das estratégias mais utilizadas para reter clientes é o e-mail marketing

Ele permite que você mantenha uma comunicação contínua com o paciente, mesmo quando ele não tem um retorno marcado, e você não precisa gastar nenhum tempo a mais no seu dia. 

Existem alguns softwares médicos que oferecem a ferramenta de e-mail marketing integrada a outras funcionalidades, como prontuário eletrônico e agenda médica. 

Ao contar com um sistema de qualidade, você pode centralizar os dados do paciente em um único local e melhorar o serviço de e-mail marketing, ao usar informações presentes no prontuário eletrônico

Neste conteúdo você conheceu 5 estratégias essenciais de marketing médico para atrair e fidelizar pacientes. Continue seus estudos e implemente na prática tudo que aprendeu!

Não se esqueça de compartilhar o artigo com um amigo.