Aprenda como solucionar o Erro 404 e não perca mais clientes por causa dessa página inconveniente!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 3 de julho de 2018 | Atualizado: 25 de abril de 2022.

Você já teve a experiência de tentar acessar uma página na internet e receber a mensagem: “Erro 404: essa página não existe!”? Irritante, não é mesmo!? Não permita que seus clientes vejam isso! Aprenda aqui como erradicar esse problema de uma vez por todas!

O Erro 404 é uma falha na navegação na internet bem comum desde do surgimento da web.

Vários portais internet a fora contam que a origem do Erro 404 aconteceu nos escritórios do CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, que tem sua sede em Genebra, na Suíça.

Por volta da década de 1980, no quarto andar do CERN, na sala 404, foi montado um banco de dados, controlado por uma equipe especializada em informática que gerenciava pedidos de arquivos.

E quando aconteciam erros de acessos, eles alertavam: “Room 404: File Not Found?”.

Com o tempo, então, toda vez que acontece algum erro no acesso a alguma página na Web, os navegadores exibem essa mensagem.

E é esse tipo de erro pode ser o maior motivo de saída dos visitantes de seu site, que acabam desistindo da navegação quando encontram uma página de erro interferindo em seu acesso.

Quanto ao SEO e, consequentemente, o ranqueamento do site, segundo o próprio Google, essas páginas não impactam de maneira direta.

Mas vale lembrar que: o tempo de permanência e uma experiência fluída no site são fatores que implicam muito no volume de tráfego e isso sim influencia muito no posicionamento de um site.

Desse modo, assim como é importante pensar na velocidade da página, é crucial reduzir problemas com páginas fora do ar para proporcionar uma melhor experiência ao usuário, impactando o posicionamento.

E-book gratuito Ideal Marketing sobre 20 dicas práticas para quem quer apostar em seo em 2020

Por isso, você deve saber como solucionar ou, pelo menos, diminuir os efeitos negativos do Erro 404!

Então, aprenda tudo sobre o assunto com os seguintes tópicos:

O que é o Erro 404?

erro 404

Grosso modo, podemos explicar o Erro 404 da seguinte forma:

Na Web existem:

Clientes. Que é um navegador, como o Internet Explorer, por exemplo.

Servidores. Processadores, com memória e espaço em disco rígido.

Eles estão sempre em conexão.

Para manter esse diálogo usam o HTTP que é o Protocolo de Transmissão de Hipertexto, uma espécie de licença de servidor que permite enviar e receber arquivos de textos, imagens, sons e vídeo.

Desse modo, quando você entra na Web, a conversa se inicia.

Seu navegador solicita dados sobre o site que você está procurando a um determinado servidor.

A primeira resposta que chega, e que você não vê, é um cabeçalho que contém códigos de status, isto é, informações sobre como estão indo as coisas.

Se a conversa é interrompida, nem começa ou tem alguma falha surgem, então, os erros.

Como o 404!!!

Que é um erro específico que ocorre quando não é possível encontrar um site.

E talvez você esteja perguntando aí se esse número 404 tem algum significado, e sim! Tem!

404

O primeiro número 4 indica dois problemas: ou o endereço do site está truncado ou ele não existe.

404

O zero indica para um erro de ortografia.

404

O último número 4 aponta para uma anomalia específica chamada “acesso não autorizado”, isto é, você só entra na página que exibe esse alerta se tiver uma senha.

Agora que você já sabe tudo sobre o Erro 404, vamos ver porque ele ocorre.

Por que o Erro 404 ocorre?

o que é erro 404

As causas mais comuns que levam ao erro 404 são:

  • Página tirada do ar;
  • Endereço digitado incorretamente;
  • Página cuja URL foi alterada.

Para cada uma dessas causas comuns existe uma solução bastante eficaz. Aprenderemos sobre elas mais a frente!

Como solucionar o Erro 404?

erro 404 solucao

Veja algumas maneiras de resolver o erro 404 not found:

  • O erro pode aparecer simplesmente porque não foi possível carregar a página. Sendo assim, é só atualizar a tela. Digite Ctrl+F5 para uma atualização na página;
  • Se você consegue acessar a página em outro dispositivo, como no seu celular, a limpeza do cache e dos cookies também pode resolver esse problema;
  • Conferir a URL para verificar se foi digitado corretamente. A URL, as barras corretas, a extensão da página, etc;
  • Se o arquivo existe, e a URL está correta, verifique as permissões do arquivo. Talvez exista alguma restrição do site ao acesso a essa página;
  • Acima de tudo, trabalhar a cara da sua empresa é fundamental para que em situações como essa, você não produza nenhum desconforto nos seus clientes em potencial.

Você pode, então, incluir algumas ações de design nas páginas do seu site para que quando os visitantes se depararem com algum eventual Erro 404 eles não desistam de navegar no seu site.

Veja algumas a seguir:

  1. Inclua uma caixa de pesquisa para seus usuários terem a opção de fazer buscas por novas páginas no site permanecerem navegando;
  2. Mantenha um ícone com link para redirecionar a página para home;
  3. Seja criativo e até bem humorado para lidar com essa falha e amenizar o desconforto dos usuários.

Por fim, existe a ferramenta mais assertiva para resolver o erro 404: Redirect 301. O Redirect 301 é uma instrução no servidor que informa que a page A agora é a page B, de modo que quando o visitante acessa a page A será automaticamente redirecionado a Página B.

Por meio desse mecanismo que quando você acessa www.bancoreal.com.br cai em www.santander.com.br, por exemplo.

É uma ferramenta excelente para resolver os problemas causados pelo erro 404, já que ela pode ter forte impacto na experiência do usuário e também nos resultados da sua empresa em ferramentas de busca.

Muito pode ser feito, não é mesmo?

Talvez ainda pareça muito confuso aplicar essas ações. Portanto, separamos 7 exemplos de páginas de erro 404 para você se inspirar e não irritar tanto os seus usuários.

BÔNUS: 8 exemplos de como apresentar o Erro 404 de forma criativa no seu site

1. Firefox

A página de Erro 404 do Mozilla Firefox conduz de forma simples e descontraída leva seu usuário ao download da última versão do software do navegador.

mozilla

2. Glasses

A Glasses usa sua página de erro para estimular duas conversões: compra no e-commerce e a inscrição de newsletter para desconto exclusivo. Foi substituído o desconforto da página de Erro 404 para um sentimento de benefício por ter caído nela.

glasses

3. Optinmonster

A Optinmonster otimizou sua página de Erro 404 para ao clicar em “download now”, um pop-up de conversão aparece na tela, mostrando exatamente como funciona o produto deles na prática.

optinmonster

4. Cacau Show

O Página de Erro 404 da Cacau Show segue a identidade visual da maioria dos produtos da marca, e aqui traz uma explicação apresentando as razões que possam ter levado o usuário até aquele endereço.

cacau show

5. Twitter

O Twitter opta por uma página de erro 404 com um layout diferente do resto da rede social. Aqui temos todas as opções ocultas e um redirecionamento para a página inicial.

twitter

6. MailChimp

O MailChimp, na sua página de erro 404 procura usar leveza e simplicidade para tratar desta falha. Aparece o mascote do site com um sorriso com uma expressão bastante alegre para talvez “quebrar o gelo” do mal jeito criado pelo erro 404.

mailchimp

7. Disney

A Disney também opta por um design bem divertido e dinâmico, usando como foco seus personagens mais icônicos.

disney

8. Bluegg

A Bluegg usou um meme para criar um link divertido na sua página de erro 404. Eles optaram pela inserção de um vídeo do Youtube com um link para a homepage.

Infinitas possibilidades, não é mesmo? Inspire-se nesses exemplos e crie o seu!

blueegg

Nada de “STOP” mais! Mãos à obra contra o Erro 404!

Essa liberdade criativa é fundamental para criar algo novo e marcante para sua empresa.

E agora? Já está preparado para criar as melhores páginas de erro 404 na internet?

Agora que você já sabe da importância de criar páginas de erro 404 customizadas e direcionadas à conversão, não perca tempo!

Não permita mais que seus clientes saiam cabisbaixos ou “chutando pedras” do seu site.

Transforme os erros do seu site em acertos e permita nas páginas de erro 404 as conversões dos seus clientes mais fiéis.

Compartilhe nas Redes Sociais!