Empréstimo Empresarial para investir em marketing: estratégias empreendedoras

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Publicado: 1 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

É imprescindível que o empreendedor trace planos focados no crescimento do negócio e a divulgação da empresa deve estar entre eles. 

Diante disso, muitos empreendedores avaliam o empréstimo empresarial, principalmente quando feito de forma 100% online, como aliado para tornar o planejamento das estratégias de marketing ainda mais possível e seguro.

Não é novidade a importância do marketing para que a empresa esteja cada vez mais presente nos meios digitais, atraindo novos clientes, os mantendo satisfeitos e aumentando a notoriedade e impacto da marca.

Portanto, estruturar e acompanhar os resultados da estratégia de investimento em marketing, tendo como aliado o crédito ideal para que esse momento não prejudique outros fatores e saia do planejado, é uma atitude empreendedora indispensável. 

Você sabia que existem alguns tipos de Marketing?

Antes de nos aprofundarmos nas possíveis estratégias e planos a serem desenvolvidos, é importante entender os diferentes tipos de marketing e como eles se aplicam ao seu negócio. Aqui vamos explorar dois deles:

Marketing Comercial 

O Marketing Comercial tem o objetivo de aumentar as vendas a partir de campanhas com datas pontuais e especiais ou promoções com tempo determinado, por exemplo. É importante que essas ações estejam alinhadas com o perfil do produto e da personalidade de sua empresa.

Marketing Institucional

O Marketing Institucional se baseia em ações que têm como objetivo impulsionar o conhecimento e relevância da empresa. Isso pode ser feito com um website bem estruturado, redes sociais ativas, folders e catálogos, por exemplo.

E quais são os canais para aplicar as estratégias de marketing?

Existe mais de um canal possível em que seus potenciais clientes podem encontrar sua marca e serviços. Nesse momento, é importante, antes de iniciar os investimentos, identificar os canais que conversam com sua marca: quais são os mais utilizados pelo meu público-alvo? quais fazem mais sentido para o perfil do meu negócio?

Redes Sociais

É inquestionável o crescimento do mundo digital e a presença das redes sociais no cotidiano das pessoas. Como consequência disso, os usuários passaram a modificar seu comportamento de consumo, fazendo das redes uma das vitrines principais para vendas. 

O Facebook e Instagram, por exemplo, disponibilizam funcionalidades potentes de propaganda, permitindo que você filtre o público que faz sentido para o seu negócio e os impacte com um valor definido de anúncios do seu produto.

Buscas no Google: 

O Google é a principal fonte de pesquisas dos usuários e seu cliente, certamente, chegará mais fácil até sua marca por esse canal. 

Por isso, é importante que seus conteúdos e site estejam otimizados para mecanismos de busca com o SEO (Otimização para Motores de Busca) e, se necessário, tenham anúncios pagos ativos para ainda mais impulsionamento.

Canais offline: 

Além do mundo digital, existem também as propagandas em TV, rádio e propagandas impressas. Esses são considerados investimentos mais caros e vale ter a certeza de que realmente faz sentido para o seu negócio.

Como o empréstimo empresarial pode ajudar e quais as opções?

O empréstimo empresarial pode servir como estratégia para investir em campanhas de marketing para a sua empresa quando não se tem o capital necessário.

De maneira mais segura e com mais respiro para as obrigações econômicas, o financiamento te possibilita estar mais próximo dos seus clientes e não deixar prioridades para depois, além de criar uma vantagem competitiva em relação aos demais players do setor.

Avalie as opções no mercado e escolha a que mais faz sentido para o momento e perfil da sua empresa:

  • Empréstimo empresarial sem garantia: nessa modalidade, você não precisa oferecer seu carro ou imóvel como garantia. 

Apresentar avalistas (garantidor da dívida) para a operação é uma das opções apresentadas por fintechs.

  • Empréstimo empresarial com garantia: para esse tipo de empréstimo, é preciso apresentar algum bem como garantia para a obtenção do crédito, como carros e imóveis, por exemplo.
  • Antecipação de recebíveis: Caso você trabalhe com recebíveis de cartão de crédito, pode escolher antecipar os seus recebíveis e usá-los para colocar seus investimentos em marketing em prática.
  • Crédito fumaça: modalidade nova no mercado em que os donos de empresas que aceitam pagamentos por cartão de crédito disponibilizam o histórico de recebíveis do empreendimento para análise. Com a finalidade de obter uma proposta de crédito empresarial atrelada a um valor de recebíveis futuros.

Peer to Peer lending: empréstimo empresarial inovador no Brasil

O Peer to Peer Lending, também conhecido como P2P, é o tipo de empréstimo que une duas pontas com interesses distintos: empresas que buscam empréstimo empresarial e investidores (pessoas físicas) que buscam rentabilidade acima da média do mercado.

O modelo tem ganhado destaque no Brasil nos últimos anos, por ser um processo menos burocrático e com juros mais acessíveis. 

Elabore um bom plano de marketing e comece!

Não deixe de analisar e fazer a manutenção do seu plano após ter se planejado. Se pergunte se o seu faturamento aumentou ou diminuiu depois do investimento em marketing e se o canal atraiu mais clientes e mais vendas.

Se aproxime dos seus clientes elaborando estratégias inteligentes pensadas no crescimento da sua empresa, usando o empréstimo empresarial ao seu favor.