Tenha um cliente satisfeito com 10 dicas de sucesso
Publicado: 26 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 10 de março de 2020.
Cliente satisfeito? Será que existe algum hoje em dia? Nas empresas que realmente se importam com as pessoas que compram os seus produtos ou serviços, sim. Você é uma delas?
Trabalhar com vendas não é uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Isso porque é necessário lidar com clientes diariamente e fazer de tudo para que ele fique satisfeito com as suas propostas.
O lado positivo de toda a dificuldade de lidar com cliente é que ao dar a essa pessoa uma ótima experiência com o seu negócio, o retorno se torna triunfal, tanto para ela quanto a para a marca.
Quer entender mais como fidelizar clientes e fazer que o cliente satisfeito seja uma marca do seu negócio? Então leia as 10 dicas que preparamos para você!
Passo 1: Entenda o problema da sua persona
O primeiro passo – e talvez o principal dessa lista – para você saber como fidelizar clientes é saber o problema que essas pessoas estão enfrentando.
Isso porque todo o atendimento do seu time de vendas irá se basear no perfil da sua persona, ou seja, o seu cliente ideal.
Aliás, tal perfil deve ser traçado assim que você decidir focar as suas estratégias no ambiente online, no intuito de ter as característica necessárias do seu público-alvo.
Feito isso, você vai precisar entender os diversos motivos que fizeram com que aquele indivíduo buscasse a sua empresa para mostrar a solução para o problema.
E caso essa solução atenda todas as necessidades dele, é bem provável que essas pessoas enxerguem o valor na sua causa e fiquem satisfeitos com isso.
Passo 2: Faça um atendimento de primeira
Não tem como negar que o mercado está cada vez mais competitivo, não é mesmo? Provavelmente você deva sentir isso em seus próprios negócios.
Com a evolução tecnológica, muita coisa mudou, como o hábito de compra dos consumidores, os quais estão cada vez mais exigentes na hora de escolher produtos ou serviços.
Para se destacar de toda a concorrência e saber como fidelizar clientes é preciso focar no bom atendimento, tornando-o o mais personalizado possível para deixar seu cliente satisfeito.
E quando falamos em personalizar o atendimento, queremos dizer que você deve usar diversos formatos de comunicação, como é o caso do e-mail marketing, por exemplo, capaz de prezar pela satisfação do cliente em tempo integral.
Passo 3: Elabore uma pesquisa de satisfação
A melhor maneira de você conhecer a sua persona é por meio da elaboração de uma pesquisa de satisfação.
Isso porque todas as informações que são coletadas te ajudam a alinhar os serviços para que as metas sejam atingidas de acordo com o que foi estabelecido.
Portanto, seja no início ou no fim de cada projeto, realizar essa pesquisa é uma maneira de deixar o seu cliente satisfeito constantemente.
Passo 4: Estruture abordagens diferentes
Temos que confessar uma coisa e esperamos que você não fique bravo com a gente: é preciso criar vários tipos de abordagens para cada público.
Ué, como assim?
Você não deve falar do mesmo assunto com um cliente que já comprou o seu produto e com aqueles que estão considerando o seu negócio como a solução dos seus problemas.
Isso porque a pessoa que assinou a sua newsletter está mais apta a receber conteúdos que falem sobre o seu negócio, enquanto o indivíduo que entra no seu blog pela primeira vez precisa ser educado até a compra.
Então, personalize seu atendimento para ter um cliente satisfeito em todas as etapas do processo.
Passo 5: Disponibilize materiais ricos
Outra maneira de você manter um cliente satisfeito é por meio da disponibilização de materiais ricos gratuitos e que gerem valor a ele.
Materiais ricos, caso você não saiba, são conteúdos mais aprofundados que um blog post e normalmente são enviados por e-mail para manter o bom relacionamento com os clientes.
Portanto, crie bons conteúdos e os disponibilize gratuitamente para aquelas pessoas que estão interessadas em um determinado nicho de mercado.
Passo 6: Faça promoções na compra de mais produtos
Essa técnica é perfeita para empresas que querem aprender como fidelizar clientes.
Ela consiste, basicamente, em disponibilizar cupons de desconto para outros tipos de compras que o indivíduo fizer em seu site.
Um exemplo seria um blog que organiza eventos e oferecesse 50% de desconto na compra de entradas para outros tipos de eventos feitos por ele.
Com isso, você mantém o bom relacionamento e faz com que o cliente compre cada vez mais produtos, deixando seu cliente satisfeito cada vez mais e potencializando também seus resultados.
Passo 7: Fique atento a todos os passos nas redes sociais
As mídias sociais hoje são motivo de trabalho árduo para qualquer empreendimento que quer ter um cliente satisfeito.
Por isso, elas precisam ser acompanhadas e monitoradas, a fim de você saber o nível de satisfação dos clientes para tomar as medidas necessárias em caso de algum ponto negativo.
Além disso, investir no SAC 2.0, que é uma prática para estabelecer uma boa comunicação nas redes sociais, ajuda a solucionar dúvidas mais complexas de todos os seus seguidores.
Passo 8: Tenha um suporte acessível
O Código de Defesa do Consumidor diz que o cliente tem um prazo de 7 dias corridos para se arrepender de uma compra feita pela internet.
Porém, tal prazo pode variar conforme a plataforma na qual o produto está hospedado.
Ou seja, todo o seu trabalho não finaliza no momento em que o cliente recebe o produto comprado.
É preciso estar sempre em contato com o mesmo para saber se ele tem alguma dúvida, se ele ficou satisfeito ou não com a compra, entre outras funcionalidades voltadas para o pós-venda.
Passo 9: Não deixe de medir os resultados
Para que você saiba de fato como fidelizar clientes e manter seu cliente satisfeito, é preciso que você mensure todos os resultados das suas ações de marketing digital.
Só assim você vai descobrir o que realmente dá certo e o que precisa ser melhorado.
Passo 10: Foque no pós-venda
Como mencionamos no passo 8, o pós-venda é muito importante para você manter o seu cliente satisfeito.
Em caso de não focar nessa estratégia, é bem provável que o nível da qualidade do seu atendimento abaixe – e muito.
Para realizar esse trabalho, tente sempre manter contato com o cliente, seja por telefone, e-mail ou até mesmo as redes sociais. Tudo vai depender do seu empreendimento e como é a sua persona.
Está na hora de manter o seu cliente satisfeito!
Bom, agora que você sabe como fidelizar clientes, pode se dar ao luxo de praticar todas as dicas passadas no seu negócio agora mesmo.
Como você viu aqui, há muitas razões para você encorajar toda a sua equipe de vendas a manter o cliente satisfeito.
E para que essa conquista nunca mais pare de chegar, saiba Como implementar um setor de Customer Success, aí sim a garantia de um cliente satisfeito estará completamente incorporada na sua empresa.
Bons negócios!