A relação entre a cultura organizacional de uma empresa e o engajamentos dos funcionários

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Publicado: 19 de outubro de 2018 | Atualizado: 22 de abril de 2022.

Não é segredo que a cultura organizacional de uma empresa é essencial para guiar o posicionamento do negócio no mercado, mas sabia que existe ainda uma ligação entre a cultura empresarial e uma equipe engajada? Veja agora como essa relação funciona.

A cultura organizacional de uma empresa é que vai definir as crenças de uma empresa, de acordo com o especialista em cultura empresarial, Edgar Schein, a cultura de uma empresa é como o caráter de uma pessoa.

Ou seja, o regimento que é seguido pela empresa e que guia os posicionamentos e ações dela perante o mercado.

Se você quiser entender mais sobre o que é a cultura organizacional de uma empresa, nós temos um conteúdo completo sobre ela.

Porque hoje o assunto é a relação entre ela e o engajamento dos funcionários. E pode ser que você ache que esses dois assuntos andam separados, mas vamos te provar que não.

O conteúdo está separado nos seguintes tópicos:

O que é engajamento?

cultura organizacional de uma empresa

O engajamento dentro do âmbito empresarial e da gestão de pessoas trata-se do envolvimento emocional de um colaborador com a empresa.

Ou seja, é a relação entre o que o funcionário acredita e o seu trabalho. Eu sei, a essa altura você está se questionando:

“Mas como assim?”

Vamos exemplificar, imagine uma pessoa vegetariana, mas que trabalha em um açougue, as chances dela se sentir mal dentro daquele ambiente são bem grandes.

Afinal, as crenças da empresa são totalmente contrárias às dela. Por isso, muitas pessoas buscam empresas com as quais elas possam se identificar, assim o dia-a-dia de trabalho se torna mais prazeroso e menos maçante.

Sendo assim o engajamento pode ser decisivo para o desempenho dos colaboradores de uma empresa, uma boa relação entre os dois fatores pode proporcionar funcionários mais cooperativos, empenhados, produtivos e até eficientes, por exemplo.

Então agora vamos entender a relação da cultura organizacional de uma empresa com o engajamento dos funcionários.

A relação da cultura organizacional e o engajamento

cultura organizacional de uma empresa engajamento

Como falamos o engajamento é reflexo direto da relação do colaborador com a empresa, então é claro que uma vez que a cultura organizacional de uma empresa acredita em algo, o engajamento pode ser afetado por isso.

Então se a sua empresa tem como principal fator da cultura organizacional a não realização de testes em animais, as pessoas que acreditam nessa causa vão se sentir mais estimulados a trabalhar com excelência.

E existem meios para cuidar desse equilíbrio entre a cultura organizacional de uma empresa e as crenças, logo engajamento dos colaboradores.

Começando é claro desde a contratação, expor a cultura empresarial na entrevista é um meio de já analisar a receptividade do candidato com as crenças da empresa.

Assim é possível evitar a contratação de funcionários que entram e saem de sua empresa muito rapidamente.

Mas outros fatores devem ser trabalhados no cotidiano com o colaborador, veja alguns deles.

Objetivos em comum

Como o exemplo do açougue e do colaborador vegetariano, é claro que não havia compatibilidade entre os interesses e objetivos dos dois.

Então é essencial deixar claro e garantir que os funcionários estão cientes dos valores da empresa, assim eles podem se envolver mais com o trabalho.

E ainda podem se sentir mais confiantes e confortáveis no trabalho, o que por fim, resulta em um trabalho de qualidade já que ele se esforça para alcançar o que deseja na empresa.

Líder e colaborador

Como falamos sobre os objetivos em comum, é essencial que o líder tenha uma relação com os colaboradores, pois ele é o responsável por transmitir e atualizar os funcionários sobre os valores da empresa.

Além disso, é o líder que vai passar aos funcionários a importância de cada um na equipe, assim além de estabelecer e aliar a cultura organizacional de uma empresa com os ideais dos colaboradores, ele cria um bom ambiente para manter a equipe engajada.

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Atualização

É fato que com o passar dos anos a empresa pode se associar a projetos diferentes e ter ideias diferentes, então é importante que os funcionários saibam e participem dessas mudanças.

Assim eles podem receber novos incentivos para acreditar na empresa que trabalham, e ainda possibilita um relacionamento de marketing a partir dos funcionários que vão comentar sobre a novidade.

Além disso, para manter uma equipe engajada, é importante os colaboradores se sentirem parte da cultura organizacional de uma empresa com o compartilhamento de dados de resultados.

Ou seja, é legal que os funcionários sejam atualizados sobre o impacto do trabalho de cada um dentro do funcionamento geral da empresa.

Essa atualização pode ser mensal, semanal, ou até trimestral, por exemplo. Mas é bom eles estarem cientes de que vai e do porquê vai acontecer essa reunião com os resultados.

Reconhecimento

Então se você sabe que é preciso atualização, é claro que não poderíamos deixar de citar o reconhecimento dos colaboradores.

É importante que o posicionamento da cultura organizacional de uma empresa entenda a relevância de saber reconhecer os bons funcionários.

O reconhecimento, mesmo que não seja premiado, é uma forma de estimular os colaboradores a serem mais empenhados naturalmente.

Sendo assim, nas reuniões de atualização, reserve um tempo para mostrar ao funcionários que você sabe, reconhece e parabeniza a dedicação dele.

O reflexo do engajamento nos clientes

 cultura organizacional de uma empresa reflexo

A essa altura você deve estar pensando que somente os colaboradores ganham algo quando se alia a cultura organizacional de uma empresa ao engajamento deles.

Mas não é bem assim.

Um funcionário que mais dedicado, seja em uma empresa de alta tecnologia ou em uma fábrica de uniformes profissionais, vai realizar um trabalho mais eficiente. Se ele acredita no que vende, seu poder de persuasão pode ser muito melhor, por exemplo.

Além disso, a relação dele com os produtos e a empresa, serão essenciais para quando ele for falar sobre sua empresa, seja para outras empresas, clientes ou outros funcionários.

Então a relação do funcionário com a cultura organizacional de uma empresa vai além do bem-estar dele, e atinge diretamente os resultados da sua empresa.

Sua empresa como parceira do colaborador

cultura organizacional de uma empresa parceira

Então agora que você sabe o que é engajamento, a importância dele e entendeu a relação da cultura organizacional de uma empresa com os funcionários já pode começar a pensar quais destes indicativos estão presentes em sua empresa.

O que seus colaboradores pensam do serviço ou produto que sua empresa oferece? Como eles se sentem trabalhando ali? São todas questões que se respondidas podem mudar o cotidiano de sua empresa e refletir diretamente nos resultados.

Além é claro, da importância dos funcionários saberem o que eles representam dentro da empresa, assim eles se sentem “especiais” e entendem como pode ser ruim se fizerem um trabalho mediano ou sem qualidade.

Por isso, invista em um bom ambiente e equilíbrio entre sua empresa e colaboradores para garantir a dedicação de cada um dos que são responsáveis por permitir que a empresa funcione como deve.

Se quiser conhecer mais dicas para melhorar processos em sua empresa, por exemplo, continue acompanhando o Blog Ideal Marketing.

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