O que é cultura organizacional e qual a importância dela para sua empresa

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Publicado: 5 de outubro de 2018 | Atualizado: 4 de julho de 2019.

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É possível que você imagine o que é cultura organizacional, mas será que sua empresa realmente entende e aplica o valor desse conceito dentro do seu negócio? Saiba que grandes empresas da atualidade trabalham com fortes definições culturais dentro delas, então a cultura organizacional é fonte de sucesso.

Independente do tamanho do site e da empresa é comum que quando você abre o site de empresas e na maioria das vezes existe uma aba chamada “Sobre Nós”?

Bom, nessa aba normalmente é costume ter tópicos que definem a empresa de alguma maneira. Esses tópicos geralmente são:

  • Missão
  • Visão
  • Valores

A criação desses tópicos é principalmente para que eles definam e representem os ideais das empresas.

E eles são expostos dessa maneiras nos sites institucionais exatamente para que os usuários possam ter acesso e conhecimento dessas informações sobre as empresas.

Mas o conceito de o que é cultura organizacional vai muito além desses tópicos que citamos. Há muitos detalhes e razões que precisam ser definidos na cultura de cada empresa.

Agora vamos te falar não só o que cultura organizacional, mas de onde esse termo foi criado e alguns apontamentos que você deve pensar e saber antes de criar a sua.

Por isso, nosso conteúdo foi dividido nos seguintes tópicos:

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O que é cultura organizacional?

Descubra o que é cultura organizacional

Não é só a missão, visão e valores. A cultura está mais atrelada a “personalidade” da empresa.

A cultura é como uma representação do que a empresa acredita e pretende enquanto uma empresa.

Mas o desenvolvimento dessa cultura depende de premissas anteriores a criação de fato desses regulamentos.

Algumas das premissas que podem ser citadas são coisas como:

  • Com quais causas ela se importa;
  • Qual o modo de trabalho dentro da empresa;
  • Se ela visa maneiras menos prejudiciais de ser uma empresa.

E esses são só alguns pequenos exemplos. Mas você não precisa se preocupar, logo tudo vai ficar mais claro.

Para ajudar nisso o autor e especialista em psicologia, Edgar H. Schein, vai ser a principal referência para falarmos sobre o que é cultura organizacional.

Mas, a essa altura você já deve estar se perguntando:

“Afinal, o que é cultura organizacional exatamente?”

Bom, de acordo com a definição de Schein a cultura organizacional é o conjunto de ações, valores e crenças que quando desenvolvidas e compartilhadas em uma organização orienta o comportamento da empresa e deu seus colaboradores.

Schein ainda afirma de maneira mais detalhada:

“Cultura Organizacional é o padrão de premissas básicas que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprender a resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna. Premissas que funcionaram bem o suficiente a ponto de serem consideradas válidas e, portanto, de serem ensinadas a novos membros do grupo como a maneira correta de perceber, pensar e sentir com relação a esses problemas”.

Mas a cultura organizacional têm muitas vertentes e por isso vamos te dar mais alguns detalhes de como ela funciona.

A origem da cultura organizacional

A cultura organizacional não é um conceito novo, muito pelo contrário, Schein, já falava e criava definições acerca dela em 1985, no seu livro “Cultura Organizacional e Liderança”.

Desde que foi publicado o livro escrito é uma grande referência para todos que estudam a cultura organizacional de muitas maneiras.

Isso porque o livro não só apresenta o que é cultura organizacional, mas aponta as necessidades e benefícios que podem ser obtidos com essa técnica.

Além é claro, de dividir a cultura organizacional em etapas. Mas isso a gente te conta no próximo tópico.

As “fases” da cultura organizacional

Edgar Schein definiu o que é cultura organizacional da maneira mais aceita atualmente, e ainda foi o responsável por separar a cultura em alguns tópicos básicos para seu entendimento.

Vamos ver então esses três tópicos de Schein para a cultura organizacional.

Artefatos

São todas as definições visíveis, ou seja, a vestimenta, o design, o layout, a identidade ou visual da empresa, por exemplo.

Sendo que estão dentro desse tópico também as definições audíveis e sensitivas, como o slogan, comportamento, cerimônias e etc. que acontecem dentro da empresa.

Valores compartilhados

São as motivações. É o objetivo e valor que move os membros da empresa a fazer o que fazem.

É como a razão e justificativa da crença de todos, não só para o indivíduo, mas para a empresa e para o trabalho em si.

Pressupostos inconscientes

É o que não é nítido, e que é feito de acordo com as definições e necessidades dos membros do grupo empresarial.

São como as consequências do que é absorvido dos valores, é o que os colaboradores da empresa vão pensar e sentir sobre o que fazem.

Mas agora que você já sabe o que é cultura organizacional, e conhece um pouco sobre sua criação, vamos te falar quais os benefícios de desenvolver a cultura organizacional de uma empresa.

Benefícios de ter uma cultura organizacional

A cultura não vai só definir uma imagem e o regimento de sua empresa, mas vai motivar e manter sua equipe engajada.

Isso porque quando os membros da equipe são motivados de acordo com um regimento e ideais em comum entre grupo e empresa, ele se mantém mais ativos, envolvidos e dedicados com o trabalho.

Além disso, a definição desses valores vai possibilitar que todos dentro da empresa tenham o mesmo objetivo e estejam cientes do impacto de cada um de acordo com sua área.

Eles são responsáveis e parte essencial de um todo para uma conquista do grupo e da empresa no geral.

Por fim, cultura e comportamento organizacional vai trazer benefícios também com a maneira externa como a empresa vai ser vista.

Casos de empresas como Google e Facebook, são exemplos de cultura e gestão de pessoas que ultrapassa as paredes da empresa.

Tendo ainda reflexo nas ações, na imagem e por consequência na relação entre empresa e cliente de acordo com os valores em comum.

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Cultura organizacional: o caráter de sua empresa

A essa altura já podemos afirmar que uma empresa sem cultura e comportamento organizacional tem mais chances de ter uma taxa mais baixa de engajamento de funcionários.

O que claro, não é interessante para ninguém, seja colaborador, líder ou presidente da empresa.

Por isso a importância não só de manter a equipe engajada, mas de todos caminharem juntos, no mesmo caminho e para o mesmo lugar.

Ainda baseado em Schein, o autor cita que a cultura é para uma grupos e empresas, o mesmo que caráter para as pessoas.

Então realmente estude e aplique a cultura e comportamento organizacional para poder obter os resultados desejados da maneira que sempre idealizou.

Sendo assim, agora que você já sabe o que é cultura organizacional de uma empresa, consegue pensar em alguns dos valores de sua empresa?

Comenta para gente saber quais são!

Além disso se você mais dicas para aumentar os resultados de sua empresa, veja também nosso conteúdo sobre como melhorar processos e continue acompanhando o Blog Ideal Marketing.

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