Conheça motivos para integrar CRM e Automação de Marketing

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Publicado: 3 de março de 2020 | Atualizado: 9 de agosto de 2022.

CRM e Automação de Marketing normalmente são usados separadamente. Mas você sabia que a integração dessas duas ferramentas te ajuda a ter melhores resultados? Se a sua resposta for “não”, então conheça bons motivos para poder aprimorar seu negócio.

Nós já mostramos para você em outros conteúdos que o alinhamento entre o time de vendas e a equipe de marketing é fundamental para qualquer empreendimento.

Mas para que essa prática aconteça, é necessário que haja organização e planejamento de todos os colaboradores e gestores envolvidos nas duas áreas. Afinal de contas, cada departamento tem suas ferramentas de trabalho.

Inclusive, eles podem contar com softwares para melhorar o relacionamento com os seus clientes e aumentar as vendas dos produtos ou serviços da sua empresa.

Nesse sentido, realizar a integração de CRM e Automação de Marketing se mostra uma excelente alternativa para juntar esses dois times. Sabe porquê?

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Qual o motivo de integrar CRM e Automação de Marketing?

Antes de falarmos o verdadeiro motivo de integrar essas duas ferramentas e estratégias, é preciso que você entenda primeiro o que é CRM e o que é Automação de Marketing.

  • CRM: essa é a abreviação para o termo em inglês Customer Relationship Management, que em português significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Como o próprio nome já diz, essa estratégia visa estreitar o relacionamento da sua empresa com os compradores dos seus produtos ou serviços, a partir da otimização das campanhas de marketing digital;
  • Automação de Marketing: as ferramentas de Automação de Marketing estão cada vez mais populares entre empresas que querem se adequar às novas tecnologias. Isso porque elas passam a utilizar diversos recursos do Marketing Digital em um único software, o qual possibilita a redução de tempo e o aumento da produtividade de todos os colaboradores.

A partir dessas simples definições sobre o que é CRM e o que é Automação de Marketing, já é possível ter uma noção do quanto essas duas táticas podem ser importantes para o seu empreendimento.

Sabendo disso, integrar o CRM e Automação de Marketing pode garantir muito mais resultados do que se você utilizasse apenas um dos dois.

Afinal de contas, as empresas devem focar em fortalecer a sua relação com os consumidores.

E isso só é possível quando as marcas passam a conhecer todas essas pessoas completamente.

Tendo isso como fato principal, o CRM e a Automação podem ser unificados com o objetivo de trazer o maior número de informações relevantes dos seus clientes e do mundo digital de forma geral.

Portanto, com a integração dessas duas ferramentas, você garante eficiência em todas as suas campanhas e maior produtividade de toda a equipe.

E agora que você tem essas informações em mãos, veja abaixo outros bons motivos para saber o que é CRM e o que é Automação de Marketing.

1. Saber de todos os passos do lead

Com essas duas ferramentas, os processos de marketing digital se tornam muito mais otimizados.

Em outras palavras, tanto o time de vendas quanto a equipe de marketing, passam a reconhecer todos os passos do lead durante a sua passagem pelo funil de vendas.

Isso é muito relevante, pois os resultados podem ser mais eficientes e acompanhados com mais precisão.

Além disso, a integração das duas ferramentas fica mais fácil ser assertivo para saber o momento certo de entrar em ação para converter o lead em cliente.

2. Elimina o risco de perder tempo

Com o CRM e Automação de Marketing, é possível inserir dados no sistema uma única vez, eliminando o risco de perder tempo com a duplicação de ações de marketing, como o envio de campanhas por e-mail, por exemplo.

3. Facilita o compartilhamento de dados

Todas os dados de um determinado consumidor passam a ser compartilhados com as equipe de marketing e vendas.

E isso é muito bom para que não haja qualquer tipo de conflito entre informações.

Além disso, dessa forma o time de vendas pode abordar de maneira personalizada o cliente, enquanto a equipe de marketing se relaciona melhor ele ao longo do processo.

4. Gera relatórios precisos

Todas as ações feitas para o Marketing Digital podem gerar relatórios precisos quando se sabe o que é CRM e o que é Automação de Marketing.

5. Aumenta as vendas

Tão importante quanto melhorar o relacionamento com os clientes, a integração do CRM e Automação de Marketing permite que as vendas dos seus produtos ou serviços aumentem consideravelmente.

Isso porque as informações são compartilhadas de modo mais eficiente e os processos de marketing acabam se tornando mais eficazes.

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Neste conteúdo você viu a importância de integrar os sistemas CRM e Automação de Marketing no seu negócio.

Sabendo de todos os motivos que levam milhares de empresas a adotarem essas duas ferramentas, por que não começar agora mesmo a sua otimização?

Isso porque elas possibilitam que as equipes de vendas e marketing tomem decisões assertivas a respeito de processos e ações de marketing digital.

Além do mais, garantem que os consumidores sejam conhecidos de maneira total.

Sendo assim, junte as ferramentas e atue de forma estratégica.

Inclusive, se você quer efetividade e inovação, te indicamos a leitura do conteúdo Software de Automação de Inbound Marketing.

Os bons resultados do seu negócio só dependem de você!

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