Aprenda como usar Inbound Marketing para ter sucesso ao otimizar processos!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 29 de maio de 2019 | Atualizado: 9 de janeiro de 2020.

Saber como usar Inbound Marketing é um dilema para muitos empreendedores. Só quem conhece as principais ações de inbound marketing e sabe como otimizá-las consegue alcançar o sucesso empresarial.

Você já se deparou com resultados insatisfatórios do seu negócio mesmo gastando uma fortuna com ele?

Se sim, provavelmente você deve estar fazendo algo errado. Mas o que seria?

Em todo caso, o recomendado é apelar para técnicas de marketing digital, que são baratas e podem te proporcionar um resultado muito mais rápido e satisfatório.

Nesse sentido, você pode se sustentar com o inbound marketing, e que você sabe muito bem que é conhecido como marketing de atração.

Portanto, acompanhe este conteúdo para saber como se faz inbound marketing e conheça as principais ações de inbound marketing.

E-book gratuito com dicas de marketing e vendas para impulsionar seus resultados

Como aplicar ações de Inbound Marketing no seu negócio?

Como aplicar ações de Inbound Marketing no seu negócio?

O Inbound Marketing é composto pelas seguintes etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Mas como aplicar cada uma dessas ações de inbound marketing na prática para o sucesso do seu negócio?

Para saber a resposta dessa pergunta, confira os tópicos a seguir!

Atração

Saber como usar inbound marketing é conseguir atrair visitantes qualificados para os seus canais digitais.

Isso é, os usuários que realmente possuem afinidade com a sua área de atuação e que têm boas chances de fechar negócio com você.

Mas para que faça a correta aplicação de ações de inbound marketing, vamos te mostrar alguns inbound marketing exemplos:

Marketing de Conteúdo

Saber como usar o Marketing de Conteúdo é também saber como fazer Inbound Marketing de resultados.

Como o conteúdo é a fórmula mágica para você chamar a atenção de visitantes e leads, é necessário engajar a sua equipe para criar materiais de extrema qualidade.

Por ser um produto barato de ser investido, o conteúdo é considerado uma das principais ações de inbound marketing.

Isso porque quando bem estruturado e rico em informações relevantes, é possível não só atrair visitantes, como também converter leads e encantar consumidores.

Produza conteúdos otimizados para SEO e ganhe relevância na web graças ao bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Mas antes de aplicar essa técnica e ficar craque em como usar inbound marketing, você precisa criar as personas do seu negócio e possuir um blog, que é uma das ações de inbound marketing que vamos ressaltar a seguir.

Blog

Para que você passe a ter autonomia do seu setor, é necessário criar um blog para a sua empresa a fim de educar os seus leads e clientes.

Considerado o principal canal para você colocar todos os conteúdos criados, esse canal se destaca como um dos inbound marketing exemplos preferidos dos empreendedores.

Isso porque ele é fácil de manusear e existem plataformas, como o WordPress, que te possibilitam a criação de páginas na web de graça.

Publique conteúdos relevantes para sua persona e enriqueça-os com fotos e vídeos. Divulgue ebooks e whitepapers em seu blog e otimize a geração de leads do seu negócio.

Redes Sociais

Falamos acima que é importante criar as personas do seu negócio.

Isso porque o conteúdo deve ser criado exclusivamente para elas, com base na linguagem utilizada por seus possíveis e atuais clientes e nos temas que são relevantes para eles.

Mas além disso, ter uma persona também é importante para que saiba em quais redes sociais os seus consumidores e leads estão interagindo.

Estar presente nessas redes sociais pode ser uma forma de divulgar e fortalecer a sua marca e ter autonomia em como fazer inbound marketing.

Por isso, invista numa estratégia de divulgação nas redes sociais mais direcionada, publicando nas principais redes sociais usadas pela sua persona e nos horários que ela está online.

Conversão

Agora que você sabe como usar inbound marketing para atrair visitantes para o seu site, chegou o momento de convertê-los em leads e, depois, em clientes.

Para isso, o relacionamento com eles deve ser estreitado por meio da criação de conteúdo útil e relevante para educá-los cada vez mais para o seu mercado.

Dessa forma, você deve utilizar ações de inbound marketing para persuadi-lo como as seguintes ferramentas:

Landing Page

As páginas de conversão têm como principal objetivo captar dados dos seus visitantes e fazer com que eles convertam em leads.

Esse recurso é uma das principais ações de inbound marketing, pois garante que você tenha acesso a informações de contato dos usuários que demonstraram interesse no seu negócio.

A partir disso, você pode segmentá-los com uma ferramenta de automação de acordo com a afinidade dele com a sua persona, bem como seu poder de compra para trabalhar apenas com aqueles leads que possuem mais chances de fechar negócio com você.

Além disso, ao saber como fazer inbound marketing e utilizar as landing pages como uma das principais ações de inbound marketing, você otimiza o trabalho de todos da sua empresa, já que os colabores receberão todas as informações sobre esses leads para nortear suas ações.

Call-to-action (CTA)

Como o próprio nome diz, os call to actions são botões de chamadas à ação, com os quais você pode oferecer um ebook ou levar o usuário até uma página de conversão.

Extremamente usado no Marketing Digital, o CTA garante que você saiba como usar inbound marketing com sucesso.

Assim, os visitantes do seu blog com certeza ficarão muito mais satisfeitos, pois vão ter acesso àquilo realmente interessa para eles.

Com isso, você consegue tornar seus passos mais assertivos a fim de melhorar o atendimento ao cliente e deixá-lo satisfeito.

Afinal, esse é um dos principais segredos de como usar Inbound Marketing para melhorar os resultados: encantar seus consumidores a ponto que eles se tornem embaixadores da sua marca.

Dessa forma, seus clientes acabam praticando o que chamamos de Marketing Boca a Boca, divulgando o seu negócio espontaneamente.

Solicite uma consultoria de marketing digital com um especialista da Ideal

Relacionar

Saber como usar inbound marketing é também conseguir nutrir os seus leads para que eles avancem no funil de vendas para que se tornem clientes da sua marca.

E isso quer dizer que o seu empreendimento precisa urgentemente saber como fazer inbound marketing para se relacionar por meio dos canais mais adequados de comunicação.

Por isso, ofereça aos seus potenciais clientes diversos conteúdos que sejam realmente úteis para a sua educação.

Assim, todas as dúvidas e dores que eles estão tendo podem ser resolvidas mais facilmente. E, além do blog, você também pode fazer isso por meio da seguinte forma:

Email marketing

Mantenha seus leads engajado com o seu negócio ao enviar mensagens personalizadas de acordo com o estágio da jornada de compras em que eles estão.

Não se esqueça de manter um fluxo saudável para não lotar a caixa de entrada do possível cliente e acabar sendo um incômodo para ele.

Utilize plataformas como o MailChimp para agendar o envio de emails e dispará-los em massa para otimizar o trabalho da sua equipe.

CRM

Contar com uma ferramenta para Gestão de Relacionamento com o Cliente é essencial para quem quer fortalecer o relacionamento com o seu consumidor.

Isso porque por meio dela é possível armazenar todos as informações pertinentes a cada lead, observar o seu processo no funil de vendas e, assim, otimizar processos internos.

Por isso, contar com uma ferramenta dessa é um passo importante para quem sabe como usar Inbound Marketing e colher resultados melhores.

Vender

Quando você consegue visitantes para o seu site e converte-os em leads, isso significa que você está sabendo como usar inbound marketing corretamente.

Agora, o próximo passo é o mais importante: transformar esses leads em consumidores da sua marca.

Para tanto, é importante que o seu lead tenha sido muito bem qualificado pela sua equipe de marketing, pois assim os seus vendedores terão menos trabalho para concluir a venda.

Por isso, os setores de marketing e vendas devem estar sempre alinhados e realizar um SLA periodicamente para fazer um acompanhamento de metas e desempenho.

Analisar

Não pense que o seu trabalho acaba depois que uma venda é concluída. Isso porque agora é hora de reunir a equipe e avaliar o desempenho de suas ações.

Para isso, os relatórios que as principais ferramentas de automação disponibilizam pode ser muito útil para que seja mais fácil enxergar o que deu certo e o que não deu da sua estratégia.

Além disso, invista em pesquisas de satisfação para mensurar como foi a experiência do consumidor com a sua marca.

Com isso, você consegue tornar seus passos mais assertivos a fim de melhorar o atendimento ao cliente e deixá-lo satisfeito.

Afinal, esse é um dos principais segredos de como usar Inbound Marketing para melhorar os resultados: encantar seus consumidores a ponto que eles se tornem embaixadores da sua marca.

Dessa forma, seus clientes acabam praticando o que chamamos de Marketing Boca a Boca, divulgando o seu negócio espontaneamente.

Saiba como fazer Inbound Marketing com a ferramenta ideal

Saiba como fazer Inbound Marketing com a ferramenta ideal

Ao longo desse conteúdo, você viu que um dos segredos de como usar Inbound Marketing para trazer o sucesso da sua empresa é contar com ferramentas que otimizam processos.

E se nós te contasse que em vez de várias plataformas de automação, você poderia produzir conteúdos otimizados, criar e disparar emails marketing, landing pages, ctas e ainda diversas ações de inbound marketing?

Pois saiba que isso já é possível com ferramenta de Automação de Marketing da Ideal Marketing!

Com ela, você será capaz de manter um bom relacionamento com os seus leads e clientes e tornar seu crescimento previsível e escalável.

Isso porque a plataforma da Ideal segue a revolucionária metodologia AMD, que foca suas ações no início do projeto nos leads que já estão na fase de decisão de compra.

Dessa forma, você consegue ter um retorno mais rápido, possibilitando que o projeto se torne sustentável!

E-book gratuito Ideal Marketing que oferece um diagnóstico do site e dicas para impulsionar sua empresa

Compartilhe nas Redes Sociais!