Saiba como criar um funil de vendas marketing digital e melhore os resultados da sua empresa

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Publicado: 4 de junho de 2019 | Atualizado: 17 de janeiro de 2020.

O funil de vendas marketing digital é uma das principais estratégias da metodologia Inbound Marketing. Saber como criá-lo é essencial para compreender as necessidades de cada consumidor e conseguir aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços.

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O pipeline, como também é conhecido o funil de vendas marketing digital, é uma das estratégias mais assertivas para quem deseja trabalhar com o Inbound Marketing.

Isso porque é graças a esse modelo estratégico que empreendedores podem dar o suporte necessário aos seus leads durante a jornada do consumidor, desde o momento em que ele entra em contato com a sua marca até a decisão de compra.

Por esse motivo, equipes de marketing e vendas funil de vendas marketing digital deve sentar e conversar como estruturar esse processo de forma que o possível cliente seja abordado da melhor maneira possível.

Desse modo, quando você dá ao lead o suporte necessário na jornada de compras, é muito provável que ele feche uma compra com o seu negócio.

Assim, a ideia de possuir um funil de vendas marketing digital é muito bacana e extremamente fundamental para empresas que querem crescer no competitivo mercado atual.

Mas para que você consiga vislumbrar os bons resultados causados por essa estratégia, é necessário entender como montar um funil de vendas marketing digital e aliá-lo com o Inbound Marketing!

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Aprenda como criar o seu funil de vendas marketing digital?

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Você vai precisar seguir somente 4 etapas simples para conseguir criar o seu funil de vendas. Vem com a gente!

1. Estruture a jornada de compras

A primeira etapa para você começar a criação do seu funil de vendas marketing digital é entender e estruturar da melhor forma possível a jornada de compras realizada pela persona da empresa.

Para isso, lembre-se que a jornada de compra do cliente é composta por quatro estágios que têm o intuito de representar o momento em que um visitante tem um primeiro contato com o seu site até o momento em que ele opta por adquirir os seus produtos ou serviços.

Ou seja, entender a jornada de compras é fundamental para conduzir o seu cliente até o momento da compra.

De forma geral, a jornada de compras pelos seguintes estágios:

  1. Aprendizado e descoberta de um problema;
  2. Reconhecimento desse problema;
  3. Consideração da solução do problema;
  4. Decisão de compra com base em pesquisas por diversas soluções.

Entendendo todos esses estágios de forma aprofundada, é possível identificar padrões de comportamento em cada uma dessas etapas e, assim, definir práticas assertiva para qualificar melhor seus leads a fim de diminuir o ciclo de vendas.

E ainda que você tenha mapeado toda essa jornada, não deixe de sempre entrar em contato com os seus clientes para encontrar os gargalos no seu processo para otimizá-los.

2. Defina os marcos do processo

Depois de estabelecer e mapear a sua jornada de compras, é o momento de definir quais são os marcos do processo que representam o avanço de cada estágio.

E isso significa entender em qual momento o seu potencial cliente descobre que tem um problema que precisa ser solucionado e se ele consegue ou não ser capaz de chegar até a resolução dele, por exemplo.

Por isso, Marketing e Vendas devem estar sempre alinhados para estabelecer as metas e preparar os melhores conteúdos para os seus leads.

Realize uma SLA, ou seja, um Acordo de Nível de Serviço entre as partes para que esses marcos sejam definidos e documentados a fim de que se possa acompanhar o seu desempenho.

Aqui no blog nós temos um conteúdo completo sobre as métricas de um funil de vendas marketing digital que devem ser acompanhadas para melhorar o desempenho da sua equipe, não deixe de conferir!

Isso porque caso essa atitude não seja tomada, é bem provável que o cliente avance sem nenhum preparo para uma próxima fase, o que significa que a equipe de vendas terá maior dificuldade para fechar o negócio.

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3. Tenha claro as etapas do seu funil de vendas marketing digital

Assim que você definir os pontos que vão servir como base para o seu funil de vendas marketing digital, é o momento de ter claro as etapas para você conseguir estruturar melhor o seu modelo.

Com isso feito, você consegue entregar muito mais valor para que os seus clientes avancem do primeiro ao último estágio.

Para que você não se perca totalmente, vamos relembrar um pouquinho sobre as 4 etapas do funil de vendas marketing digital?

Topo de funil

O conhecido ToFu (top of the funnel) corresponde ao momento em que os visitantes ainda não sabem que têm um problema ou que estão buscando entender melhor ele.

Dessa forma, as ações dessa etapa devem ter como objetivo ajudar esse usuário a enxergar uma necessidade que ainda não está clara.

Sendo assim, os conteúdos produzidos aqui devem ser introdutórios, pois sua função é apresentar o setor que a sua empresa atua para os visitantes.

Mas para que o usuário avance para a próxima etapa do funil de vendas marketing digital, você precisa inserir landing pages e formulários em suas páginas para conseguir o seu contato.

Não se esqueça que para que o visitante queira compartilhar suas informações, é necessário que ele ganhe algo em troca.

Por isso, invista também na produção de materiais ricos, como ebooks, infográficos e whitepapers que complementem o assunto daquela página e que contribua para a sua educação.

Meio de Funil

Depois que esse visitante passa os dados para um formulário em troca de conteúdos ricos, ele se torna Lead do seu negócio.

A partir de então, ele se encontra no MoFu (middle of the funnel). Aqui, eles já reconhecem o seu problema e querem resolvê-lo de uma vez por todas.

Mas como não sabem como fazer isso, você precisa ajudá-lo dando dicas e estratégias. Por esse motivo, trabalhe a ideia de que você pode oferecer a ele a melhor solução.

Desse modo, ele vai avançar para a último fase do funil de vendas marketing digital: o Fundo de Funil.

Fundo de Funil

O BoFu (bottom of the funnel) se trata daqueles Leads que já se tornaram oportunidades para a sua empresa.

Isso porque eles já sabem qual é o tipo de problema que enfrentam e já tomaram uma decisão de compra.

A partir daqui, é importante que a equipe de vendas da sua empresa esteja preparada para estreitar o relacionamento para estabelecer uma confiança entre vocês.

Assim, você passa a ser visto como referência no assunto, pois não só ofereceu as melhores soluções, como também se tornou parceiros desses clientes.

4. Coloque o seu funil de vendas marketing digital em prática!

Agora que relembramos todos os estágios do funil de vendas marketing digital, além de mostrar como montar o seu, chegou o momento de colocá-lo em prática!

O primeiro passo para isso é definir quais são os indicadores para melhorar a sua performance e aumentar as taxas de conversão em cada etapa do funil de vendas marketing digital.

Afinal, com os marcos de produtividade bem estabelecidos, os objetivos traçados poderão ser mais viáveis de serem realizados.

Em seguida, toda a sua equipe precisa ter um aporte e conhecimento para executar todas as tarefas de cada estágio de um funil de vendas marketing digital.

Assim, você não vai apenas criar um funil de vendas marketing digital perfeito, como também vai ter todo o suporte de uma equipe realmente qualificada.

Já sabe como aliar o seu funil de vendas com o Inbound Marketing? Então não pare agora!

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Você agora sabe muito mais sobre o funil de vendas marketing digital, então é preciso dar gás na elaboração de conteúdos úteis e relevantes, que são o foco principal do Inbound Marketing.

Ou seja, desde o topo de funil até o fundo de funil, você precisa criar materiais que sejam extremamente necessários para os seus clientes.

E como você pode fazer isso? Focando cada vez mais em estratégias de Inbound Marketing, como o Marketing de Conteúdo.

Além disso, ter noção de outras técnicas de marketing digital são fundamentais para aprimorar o seu funil de vendas, como o SEO, para atrair mais visibilidade para o seu negócio.

Afinal de contas, montar o seu funil de vendas marketing digital não precisa ser tão difícil.

Quer saber mais sobre como aprimorar cada etapa do funil de vendas marketing digital?

Então, fique ligado nas publicações do blog da Ideal Marketing e aprenda como usar Inbound Marketing para ter sucesso ao otimizar processos!

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