Início » Marketing Digital » Saiba como gerar tráfego orgânico de forma simples com 7 dicas

Saiba como gerar tráfego orgânico de forma simples com 7 dicas

Publicado: 11 de novembro de 2019 | Por: | Atualizado: 29 de novembro de 2019.

Afinal, como gerar tráfego orgânico no blog ou site da sua empresa? Conhecer estratégias que aumentem o número de leitores dos conteúdos da sua marca é o passo certo para a conquista de novos clientes. Mas só quem conhece as próximas 7 dicas consegue fazer isso de forma simples e prática.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

De nada adianta ter um blog ou um site, se ambos não recebem visitas frequentes de pessoas que podem estar interessadas pelo seu segmento de atuação?

Mas para que você consiga atrair uma audiência qualificada, é necessário saber como gerar tráfego orgânico.

Isso porque diferente do tráfego pago, essa estratégia tem como base técnicas gratuitas capazes de otimizar sua página na web para, assim, conferir os resultados esperados.

Então, se você quiser saber como atrair uma audiência interessada pelo seu segmento, confira agora neste conteúdo como gerar tráfego qualificado!

E-book - Como crescer sua empresa com marketing digital

Saiba mais sobre o que é tráfego orgânico

Independentemente da quantidade de visitantes que o blog ou site da sua empresa recebem, esse fluxo de usuários é chamado de tráfego.

Nesse sentido, o tráfego orgânico nada mais é do que as visitas adquiridas de forma voluntária pela sua empresa, ou seja, sem precisar investir dinheiro em anúncio ou mídia paga.

Porém, é necessário ressaltar que as estratégias que compõem a geração de tráfego qualificado e orgânico não são totalmente gratuitas e, por isso, recebem o nome de investimento indireto.

Isso porque ele está totalmente relacionado com a contratação de profissionais qualificados para escrever conteúdos, plataformas para manutenção do site e do blog, bem como outros especialistas para melhorar os resultados de posicionamento.

Afinal de contas, a produção de conteúdo relevante é o ponto-chave para você responder a pergunta “como gerar tráfego no blog?”.

Portanto, priorizar a sua criação é respeitar todos os critérios para ser encontrado nos buscadores online.

Mas espera: se eu vou pagar para saber como gerar tráfego para meu site, então eu invisto logo de cara no tráfego pago!

Você pode fazer isso, até porque dá um up na sua empresa diante a concorrência no Google, mas entenda que o investimento no tráfego orgânico é feito somente uma vez.

Sendo assim, aquele conteúdo para blog que você produziu e investiu dinheiro mês passado pode trazer resultados impressionantes por muito tempo.

Por outro lado, os anúncios duram somente o período em que você pagar por eles caso você opte pelo tráfego pago.

Conhecendo esses pontos fundamentais sobre o tráfego orgânico, que tal responder a outra pergunta: “como conseguir tráfego para meu site?”. Então, confira as dicas abaixo!

Descubra como gerar tráfego orgânico com 7 dicas

como-gerar-trafego-organico

Para obter a resposta certa para a pergunta “como gerar tráfego no blog?”, entre outras capazes de potencializar os acessos ao seu site, a dica é começar pela diversificação.

Nesse sentido, você precisa começar a investir nas seguintes estratégias para ser um craque em como gerar tráfego qualificado:

1.Conhecer o público-alvo

Você sabe quem são as pessoas com as quais deve conversar?

Mesmo que isso possa parecer óbvio, conhecer a fundo o seu público-alvo é fundamental para direcionar corretamente o seu tempo e dedicação.

Isso porque, além da sua marca passar a ser conhecida pela concorrência como aquela que sabe como gerar tráfego qualificado, ela também será vista como aquela que:

  • Produz conteúdo de acordo com a jornada de compra do consumidor;
  • Dispara campanhas personalizadas de acordo com a audiência;
  • É referência no setor em que atua.

Para tanto, você deve realizar pesquisas com os seus clientes atuais para descobrir os dados demográficos (idade, profissão, sexo etc.), hábitos e preferências.

Com isso, é possível também desenvolver a persona da sua empresa, recurso importante para o direcionamento correto de suas ações.
Tendo isso em mente, você consegue produzir conteúdos relevantes para a sua audiência, aumentando as chances de responder a pergunta “como gerar tráfego para meu site” com sucesso.

2. Bom estudo de palavra-chave

Conhecer o seu público-alvo permite a realização de uma excelente pesquisa de palavras-chave para incluir em seus conteúdos e, assim, saber como gerar tráfego orgânico para o blog ou site da sua empresa.

Porém, é importante não encher o conteúdo com diversas palavras-chave, pois os buscadores online podem ver a sua marca com maus olhos.

Por isso, é fazer um uso moderado e sem que seja forçado para aumentar as chances de posicionar no Google e encontrar a resposta certa para a pergunta “como gerar tráfego no blog?”.

E para realizar esse estudo, tente pensar em quais termos os seus clientes mais procuram, tendo em visto de que os mesmos deverão estar intimamente relacionados com os conteúdos em produção.

Por último, tente criar uma estratégia da qual você seja capaz de utilizar diversas palavras-chave para se livrar de vez de questionamentos sobre “como conseguir tráfego para meu site”.

3. Produção de conteúdo de qualidade

Bom, já falamos do público-alvo e da pesquisa de palavras-chave, agora chegamos a um dos itens mais importantes para saber como gerar tráfego orgânico e qualificado: a produção de conteúdo.

Para tanto, lembre-se que seus textos precisam conversar com os seus leitores, a fim de tirar dúvidas e conferir as necessidades das quais eles estejam passando no momento.

Ou seja, não se esqueça de levar em consideração o que falamos anteriormente aqui sobre pesquisa de palavra-chave e desenvolver a sua persona.

Assim, você tem em mãos os dados necessários para criar um conteúdo útil e relevante de acordo com o que ele precisa.

Com isso, o leitor passa a considerar a sua empresa como referência no setor, dando preferência a ela quando estiver com qualquer problema que envolva o seu segmento de atuação.

Portanto, saiba como gerar tráfego qualificado com a elaboração de conteúdo útil e relevante para os seus leitores!

4.Investir em SEO

O Search Engine Optimization é também outra estratégia para você saber como gerar tráfego orgânico para o blog ou site da sua empresa.

Isso porque essa estratégia é composta por um conjunto de técnicas de otimização de página na web, visando melhorar a experiência do usuário.

Entre tais práticas, uma delas é o uso de palavras-chave, como já falamos por aqui.

E como isso é um dos critérios de ranqueamento dos mecanismo de busca, ao investir em SEO, suas chances de conseguir um bom posicionamento no Google aumentam.

Não à toa, o SEO é considerado o pilar fundamental para você conseguir saber responder a pergunta “como conseguir tráfego para meu site?”.

Para realizá-lo adequadamente, você precisa contratar especialistas no assunto, como redatores e ferramentas que ajudem a analisar os conteúdos criados.

5. Trabalhar seu link building

Outra resposta para a pergunta “como gerar tráfego orgânico para meu site?” é: Link Building.

A partir de um ótimo trabalho com os links das suas páginas, você consegue obter resultados incríveis e que podem fazer a diferença para se destacar da concorrência.

Nesse sentido, a dica é que você consiga colocar o máximo de links que agreguem a experiência do usuário dentro de um artigo para conseguir se posicionar bem no Google.

Não se esqueça de que quando for fazer uma troca de links com páginas externas, fique atento à qualidade do domínio para que isso não prejudique o seu site.

6. Utilizar as redes sociais

Foi-se o tempo do qual as redes sociais eram feitas apenas para entretenimento. Hoje, elas são uma grande fonte para você saber como gerar tráfego no blog adequadamente.

Isso porque elas são canais de interação mais direta com o seu público-alvo, permitindo que você converse com ele todos os dias.

Portanto, você realmente precisa fazer o reconhecimento da sua audiência e desvendar a linguagem adequada para cada rede social.

Além disso, fazer posts sobre conteúdos publicados no blog ou site da sua empresa é uma ótima forma de saber como gerar tráfego orgânico.

7. Melhorar a usabilidade e navegabilidade do site

Chegamos a última estratégia para você descobrir como gerar tráfego orgânico e responder a questão-chave: “como conseguir tráfego para meu site?”.

Além dos conteúdos serem o maior atrativo do seu blog ou site da sua empresa, outros aspectos devem estar incluídos para que eles se sintam mais felizes, como:

  • Velocidade rápida de carregamento das suas páginas;
  • Incluir o mobile como um fator de rankeamento;
  • Evitar links quebrados ou páginas de erro (404);
  • Tomar cuidado com conteúdo duplicado – utilize a ferramenta SemRush para encontrá-los;
  • Conteúdo de baixa qualidade, que não agregam valor ao usuário.

Todos esses aspectos contarão bastante para você conseguir um bom posicionamento no Google, além de facilitar no trabalho para encontrar a resposta à pergunta “como gerar tráfego para meu site?”.

Já sabe como gerar tráfego orgânico? Então mãos à obra!

E-book - Como produzir conteúdos que tragam resultados para sua empresa

Neste conteúdo você viu 7 dicas simples para responder a perguntas do tipo “como conseguir tráfego para meu site?”.

Mesmo que pareça um trabalho complicado saber como gerar tráfego orgânico, ele não é tão difícil assim, basta que você disponibilize um tempo para estudos e seja determinado para alcançar os resultados desejados.

Não se esqueça de que boa parte da resposta para a questão “como gerar tráfego para meu site?” está na produção de conteúdo útil e relevante.

Mas para que você consiga se atentar a todos os critérios de criação, conheça a plataforma de inbound marketing capaz de revolucionar seus resultados!

Bons negócios!

Leia também: Google Ads x Busca Orgânica: qual a melhor estratégia?

2019-11-29T10:13:24-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing Descubra como fazer sua empresa crescer 200% ao ano