6 dicas de como finalizar um e-mail para fechar suas mensagens com chave de ouro
Publicado: 31 de julho de 2018 | Atualizado: 14 de agosto de 2019.
Saber como finalizar um e-mail é parte crucial do sucesso de suas campanhas de e-mail marketing. Aumente a taxa de resposta de suas mensagens com essas 6 dicas simples para criar um verdadeiro gran finale.
O e-mail marketing é uma das maneiras mais populares de divulgar empresas, produtos e serviços pela internet.
Não é por menos, afinal, essa estratégia é barata, prática e extremamente eficiente em seu objetivo de atrair leads e converter clientes.
No entanto, esse mercado é muito disputado, por isso é preciso ser criativo em suas campanhas de e-mail marketing se quiser se destacar e vencer a concorrência.
Isso inclui todos os elementos de seus e-mails, desde o assunto, passando pelo design e formulários até a finalização. É isso mesmo, até a maneira como você dá o famoso “tchauzinho” pode ser determinante em seu sucesso.
Por isso, preparamos esse conteúdo poderoso sobre como finalizar e-mail para você aprender a dar o gran finale em suas mensagens e fechar tudo com chave de ouro.
Interessante, não é?! Então confira só as nossas 5 dicas:
1. Conheça seu público
Conhecer o público a quem se destina é um passo fundamental de toda estratégia de marketing. Afinal, é impossível criar uma relação sem saber com quem e o que essa pessoa espera de você.
Por isso o conhecimento dos consumidores de seu produto ou serviço é essencial na hora de saber como terminar um e-mail marketing.
Isso porque ao compreender as características desse público você será capaz de determinar a melhor maneira de se comunicar com ele e qual é a linguagem mais adequada nessa missão.
Fica mais fácil entender essa questão quando pensamos pela ótica do leitor do seu e-mail. Por isso, se imagine no lugar dele ao ler, o que seria agradável de ler e o que seria confuso ou estranho…
Então, defina a linguagem de seus e-mails baseando-se em estudos do público-alvo e determine uma persona, representação do cliente ideal, para otimizar tempo e facilitar o trabalho da sua equipe de marketing.
2. Seja pessoal
Essa segunda dica é tão importante para saber como finalizar um e-mail marketing quanto é para as estratégias de marketing como um todo.
Ser pessoal em sua saudação final possibilita a construção de um relacionamento mais profundo com seu público, gerando maior confiança e interesse em sua empresa.
Afinal, só do leitor perceber a preocupação em criar um e-mail direcionado especificamente a ele sua simpatia em relação ao seu negócio aumenta significativamente, tornando esse consumidor mais disposto a dialogar com suas campanhas.
Para isso, basta realizar alterações muito simples nos e-mails adicionando o nome e algumas informações capazes de fazer o leitor se convencer do cuidado em criar algo especialmente feito para ele.
Também é importante dizermos que saudações muito formais tendem a fazer o leitor acreditar no encerramento do assunto ou na não possibilidade de interação.
Isso porque usar palavras finais como “cordialmente” ou “carinhosamente” distancia o leitor, fazendo o contato parecer burocrático e difícil. Então, aposte em termos mais comuns como “abraços” ou “até logo”.
3. Não deixe o assunto morrer
Como nas conversas fora da internet, existem maneiras de possibilitar a continuidade de um diálogo ao abrir espaços para que o outro se expresse em relação ao assunto.
Por isso, ao entender como finalizar um e-mail marketing é preciso levar em consideração o poder das perguntas.
Finalizando seu e-mail com algumas questões como “como nosso material te ajudou?” ou “essa oferta foi útil a você?”, por exemplo, seu leitor percebe a brecha deixada para emitir uma opinião ou tirar alguma dúvida.
Dessa forma, você aumenta suas taxas de resposta e constrói relacionamentos de maneira mais interativa.
4. Agradeça sempre
Segundo um estudo realizado pelo aplicativo Boomerang, especializado em gerenciamento de e-mails, as maiores taxas de respostas estão nas mensagens que incluem agradecimentos no final.
O aplicativo analisou mais de 300 mil mensagens de e-mail tentando descobrir quais obtém maior número de respostas. O campeão desse estudo foi o popular “thanks in advance” (o famoso “obrigado desde já”, em português) conseguindo 65,7% de taxa de resposta.
Isso porque as expressões de agradecimento encorajam comportamentos sociais, fazendo o leitor se sentir motivado a continuar o diálogo.
Então, na hora de finalizar e-mail marketing escreva seu agradecimento demonstrando todo seu respeito pelo leitor e seu interesse sincero de criar um relacionamento com ele.
5. Evite abreviações
A praticidade da comunicação online muitas vezes nos leva ao uso de abreviações, pois elas diminuem o tempo da escrita.
No entanto, diversos especialistas no estudo da língua apontam o fato desse costume gerar no leitor a impressão de falta de profissionalismo, seriedade e interesse.
Por isso, evite o uso dos já conhecidos “pq”, “vc”, “att”, entre outras abreviações as quais possam surgir em suas mensagens de e-mail marketing.
Afinal, se quisermos saber como finalizar um e-mail marketing de forma poderosa, precisamos levar em consideração que a comunicação pode ser rápida e pessoal, mas também deve ser séria e objetiva.
6. Assine sua obra
A assinatura do e-mail transmite ao leitor a credibilidade da mensagem enviada. Afinal, é ali que será dito quem enviou essa mensagem, em qual empresa trabalha, qual o telefone de contato e outros tipos de informações úteis.
Dessa forma, o leitor terá maior confiança na mensagem recebida, além de saber outras formas de contato com você ou com a empresa a partir das informações na assinatura.
Por isso, dedique tempo criando uma assinatura personalizada em seu e-mail. Insira seu nome, cargo, nome da empresa, telefone de contato, endereço e outros dados que acreditar necessário.
Também é interessante adicionar o logo da empresa juntamente com a assinatura, trazendo um ar mais profissional à sua mensagem.
Adeus não, até logo
Neste conteúdo, acompanhamos diversas dicas sobre como finalizar um e-mail marketing de forma mais poderosa e engajadora.
Então, aproveite essas 6 técnicas em suas campanhas de e-mail marketing com o objetivo de obter uma taxa de resposta maior, construindo mais relacionamentos com o público de sua empresa.
Para isso, lembre-se de respeitar a linguagem de seu público, ser pessoal nas mensagens, deixar o assunto em aberto, agradecer, evitar abreviações e assinar o e-mail.
No entanto, apenas saber como finalizar um e-mail marketing não garante todo o sucesso. Por isso, recomendamos nosso conteúdo de como criar email marketing matador em 5 passos.
Além disso, você pode conferir alguns exemplos de e-mail de vendas.
E aí, este conteúdo foi capaz de te ajudar?
Agradecemos sua leitura. Abraços, blog da Ideal Marketing!