Descubra 5 dicas que irão te ajudar em como fazer um portfólio de cair o queixo!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 1 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 29 de julho de 2019.

Como fazer um portfólio profissional? Caso você trabalhe com design gráfico, publicidade, fotografia, ou alguma outra área relacionada a comunicação visual ou social, essa pergunta precisa ser respondida, afinal o portfólio é uma prévia do seu potencial.

Muitas empresas e agências quando estão a procura de um novo colaborador, pedem ao realizar uma entrevista, que o candidato mostre o seu portfólio, afinal ele é mais autoexplicativo que um currículo.

O currículo cita as suas habilidades, enquanto o portfólio mostra na prática a capacidade do candidato.

Mas imagine ser pego desprevenido? Já pensou quantas oportunidades pode perder por isso?

Banner de Download para Ebook "Como Usar Marketing Digital Para Vendas Complexas"

Não permita que isso aconteça, continue nos acompanhando, pois vamos explicar tintin por tintin sobre o que é portfólio e como fazer um portfólio profissional para dar inveja em outros designers!

O que é portfólio

Algumas pessoas não sabem, mas vamos explicar o que é portfólio. É uma compilação de todos os projetos já feitos por você. Todos mesmo, seja trabalho acadêmico, um site feito para seu tio distante, um job como freelancer, e assim por diante.

Mas é importante frisar que um portfólio é muito mais útil para profissionais que trabalham nas áreas de comunicação visual ou social, seja designers, publicitários entre outros.

Aos profissionais que não trabalham nessas áreas, é melhor caprichar no seu currículo, mas nada impede você de aprender como fazer um portfólio pessoal, ou seja, saber o que é portfólio é importante para qualquer profissional qualificado.

Por exemplo, se você é um engenheiro civil seria muito bacana ter um portfólio com todos os trabalhos que você já desenvolveu, mas provavelmente em sua entrevista, a primeira coisa que irão te pedir é o seu currículo.

Aí então, ele serviria como um diferencial!

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Como criar um portfólio profissional

Agora que nós explicamos o que é portfólio, é importante saber como fazer um portfólio de maneira criativa, afinal o intuito é refletir todo o seu talento em um único lugar. Essa é uma forma de se diferenciar dos outros.

Mas saiba organizá-lo de um jeito que fique compreensível também, não deixe tudo “espalhado”. Uma técnica legal é inserir pequenas legendas com explicações dos materiais criados.

No vídeo abaixo selecionamos um portfólio em vídeo muito interessante. Essa é uma alternativa caso você trabalhe com edição de vídeos ou animações gráficas.

Por se tratar de uma maneira diferente de apresentar o seu portfólio, provavelmente você chamará mais ainda a atenção da pessoa que vai assistir ao seu vídeo, além de exaltar suas qualidades

Depois disso, vamos explicar os diferentes tipos de portfólios que existem, por exemplo:

Impresso

O próprio nome já diz.

Antigamente, quando as pessoas não tinham tanta facilidade como temos nos dias de hoje, e a internet não era tão popular, essa era a única forma de mostrar seus projetos para alguma pessoa.

Portfolio impresso

Você imprimia e levava até a pessoa que iria ver o seu trabalho. Hoje isso mudou (ainda bem) e temos uma praticidade muito maior.

Entretanto, há pessoas que gostam de ter o documento impresso então quem decide é você.

Digital

Com a evolução da internet, as vezes precisamos enviar nosso portfólio por email, e aí recorremos ao meio digital.

Portfolio digital

Por isso ter o arquivo sempre ao seu alcance é essencial.

Para isso existem duas possibilidades. Disponibilizar em PDF, para enviar para qualquer pessoa, ou fazer um portfólio on-line.

PDF

É uma sigla, e significa documento em formato portátil. Foi criado pela Adobe e seu objetivo é disponibilizar o documento para qualquer software ou sistema operacional.

Foi criado em 1991 e tem diversos padrões, como PDF/X para impressão, PDF/E para engenharia e PDF/A para arquivos.

Enviar o seu portfólio por PDF é bastante usual e diversos profissionais utilizam esse recurso.

Portfólio on-line

Esse é o recurso que mais indicamos. Saber como fazer um portfólio na web e deixá-lo disponível all time para quem quiser ver é a melhor coisa que você pode fazer.

Existem alguns sites que foram criados exatamente para isso, e alguns deles são gratuitos, tornando-os bastante acessíveis, por exemplo:

WordPress
WordPress - portfolio

Esse é o melhor site para se criar um blog, entretanto o WordPress é muito versátil. Na teoria, ele foi criado para gerenciamento de sites e blogs, mas ninguém vai impedir você de criar um portfólio nessa plataforma.

Temos um material completo, que irá te ensinar como criar um blog de sucesso. Se você se interessar, basta acessar o link.

Flickr
Flickr - portfolio

Já o Flickr é uma rede social usada para compartilhar imagens, ou seja, você não fará o upload de arquivos, apenas postará fotos, assim como o Instagram. Para quem é fotógrafo, essa é uma ótima escolha.

O Flickr é uma rede social na qual você pode criar um portfólio on-line, ela permite gerenciar suas fotos de maneira interativa, colocando tags, título e descritivo de cada imagem, entretanto para algumas ações ela é uma plataforma paga.

O Flickr permite aos usuários classificar suas imagens usando palavras-chave, e isto pode ser usado para segmentar as buscas com público-alvo.

Aí quem decide é você, se prefere ela, ou as outras.

Behance
Behance - portfolio

O Behance é uma plataforma pertencente a Adobe, sendo muito utilizada por profissionais da área gráfica que querem criar um portfólio on-line.

A empresa criou uma interface muito “clean” e isso facilitou a propagação dessa plataforma. Além disso ela é muito ampla e oferece 5 segmentações:

  • Fotografia;
  • Direção de arte;
  • Manipulação de imagem;
  • Branding;
  • Ilustração.

É uma das melhores opções para você que vai criar um portfólio on-line. E o melhor, é gratuita.

Dribbble
Dribbble - portfolio

Não pense que essa é a plataforma do Ronaldinho Gaúcho. O Dribbble também se encaixa como uma rede social para designers, e também é paga.

Sua interface também é muito parecida com a do Behance, é clean o que facilita as visualizações de todos os materiais publicados.

Para poder publicar, ou você precisa ser convidado por alguém, ou você precisa pagar uma taxa. Entretanto o fato de ser uma comunidade fechada, favorece a questão de ter mais conteúdos de qualidade.

A maioria dos materiais que são publicados nessa rede social são de ótima qualidade.

5 dicas para saber como fazer um portfólio profissional

Agora sim, chegamos as 5 dicas para que você consiga mostrar ao mundo o seu trabalho de uma maneira criativa.

Como fazer um portfolio profissional

1. Deixe seus materiais antigos disponíveis

Quem for ver seu portfólio, provavelmente terá a intenção de ver todos os seus projetos, por isso deixe todos à disposição.

Você pode pensar que seus materiais antigos eram ruins e que seu talento não tinha sido explorado ao máximo ainda. Porém quem tiver seu portfólio em mãos (ou em tela) poderá ver sua evolução, o que é um ponto bastante positivo.

Afinal, nem todos conseguem evoluir, e se você conseguiu é porque há um potencial dentro de você.

2. Não pare de produzir conteúdo

Continue sempre produzindo e atualizando seu portfólio. Quanto mais material, maior o leque que você vai oferecer ao seu visitante.

Nem que você crie materiais para uma marca/empresa que não tenha te contratado. Isso se chama ilustrações fantasmas, e algumas pessoas que fizeram isso, acabaram sendo contratadas pela própria empresa.

Olha aí uma oportunidade, não é mesmo?

3. Deixe seu portfólio organizado

Seja por data, por categoria ou por segmento. Quem escolhe o jeito que seu portfólio estará subdividido é você, mas não deixe de manter tudo em ordem.

Além de passar uma impressão de organização, você facilita a “leitura” de quem está vendo o seu portfólio.

4. Deixe seu portfólio bonito, mas não roube a atenção

Seu portfólio precisa estar bonito, com certeza. Mas não deixe de lado a qualidade dos materiais que estão nele, ou seja, não deixe o design chamar mais a atenção do que o próprio conteúdo.

Afinal, você quer que a pessoa que esteja vendo seu portfólio foque no trabalho.

Essa dica foi dada por Sérgio Mugnaini diretor de criação da agência Loducca.

5. Só use material próprio

Usar material de terceiros é, além de um erro fatal, antiético. Você não deve ganhar méritos por um material que não foi feito por você mesmo.

Entretanto as pessoas com medo de não serem éticas, confundem e não põe alguns materiais que foram feitos em conjunto no seu portfólio.

Se você criou um projeto em conjunto e por exemplo, o texto que compõe uma imagem foi “by you”, coloque-a em seu portfólio! Você fez parte da criação do projeto e então não estará sendo antiético!

Nestes casos, seria bacana inserir uma legenda que explique qual parte foi produzida por você.

Criar um portfólio vai te ajudar a ganhar o mundo

Agora que te ensinamos como fazer um portfólio profissional, não perca tempo e comece a criá-lo hoje mesmo. Além de abrir novas portas, você estará ampliando horizontes para sua vida profissional.

Para um profissional de criação é importante ter um cartão de visitas e o portfólio pode ser o seu.

Para saber como fazer um portfólio você precisa entender qual é o seu objetivo. É passar uma mensagem sobre sua carreira, então a reproduza da melhor maneira possível.

Portanto, escolha seus materiais e comece a criar o seu agora mesmo!

Compartilhe nas Redes Sociais!