Como fazer teste A/B melhora a taxa de conversão da empresa

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Publicado: 27 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Saiba como fazer teste A/B e aumente agora o índice de conversão dos visitantes do blog ou site da sua empresa agora mesmo!

Como já mencionamos aqui no blog da Ideal Marketing, o marketing digital oferece diversos benefícios para empreendedores contemporâneos, a começar pela metodologia do marketing de atração, também conhecida como Inbound Marketing.

Dentro dela, os conteúdos são a chave para abrir a porta do sucesso para a sua empresa e, por isso, você deve começar a voltar mais a sua marca nas estratégias que estão dentro do Inbound Marketing, e é aí que entra os testes A/B.

Esses testes são feitos para que você consiga averiguar quais variações de marketing digital são as melhores para atrair mais clientes para o seu negócio.

Quer entender melhor como aumentar a taxa de conversão? Então leia este conteúdo e saiba agora mesmo como fazer teste A/B!

Como fazer teste A/B?

Antes de mais nada, se você não se lembra o que é teste A/B, vai aí uma breve explicação: são testes realizados para comparar variáveis de marketing, a fim de escolher qual delas gera melhores resultados para o seu negócio.

Ou seja, é possível que você realize o teste de dois formatos de um call-to-action (CTA), por exemplo, para determinar qual dos botões – vermelho ou azul – gera maior quantidade de cliques dos visitantes do blog ou site da sua empresa.

Depois de relembrar o que é teste A/B, chegou a hora de saber como fazê-lo na prática e, para isso, não é preciso de muitos segredos.

Quer ver? Então dá uma olhadinha nas dicas abaixo:

1. Utilize ferramentas especializadas

Normalmente, para que você saiba totalmente como fazer teste A/B, é preciso ter noções de que esses testes geralmente são realizados por ferramentas especializadas de automação de marketing digital.

Temos exemplos de softwares como a plataforma de automação da Ideal Marketing que te permite fazer testes de uma maneira mais simples.

2. Tenha significância estatística

A partir do momento em que você escolhe uma ferramenta de automação de marketing digital, fica mais fácil dar os primeiros passos para saber como fazer teste A/B de verdade.

A propósito, o primeiro deles é ter uma métrica de quantas pessoas podem dar relevância estatística ao seu trabalho.

Em outras palavras, é tentar compreender quantos contatos devem receber as suas campanhas por meio de e-mails.

Para facilitar esta descoberta, é recomendada a calculadora de significância chamada Kissmetrics.

3. Não deixe de criar variações

Tendo noção de quantas pessoas irão testar as variáveis, chegou o momento de colocar a mão na massa e criar elas para teste.

Caso você não se lembre o teste A/B precisa ter apenas um elemento de diferença para mensurar de maneira assertiva.

Assim, se você for testar a eficácia de uma imagem na sua landing page, tente criar uma página de conversão que possua uma imagem específica e outra sem nenhuma imagem.

4. Saiba como são implementados os testes A/B

A implementação de testes A/B varia de acordo com a ferramenta de automação de marketing digital utilizada.

Em muitas delas é possível encontrar a separação de amostragem ao meio, o que significa dizer que 50% da amostragem receberá uma variação e 50%, outra.

Com isso, ao terminar o período de testes, é possível perceber qual das variáveis dão mais resultados para a sua empresa, repetindo todo o processo no futuro.

Hoje em dia, é muito mais simples realizar o teste entre uma variação, pois as ferramentas estão mais tecnológicos, possibilitando que a implementação do detalhe que gerou mais resultados seja inserido automaticamente.

Como medir os resultados do teste A/B?

Bom, agora que você sabe como fazer teste A/B, fica mais simples trazer as métricas que realmente contam para a mensuração de resultados.

Veja só:

Seja paciente

É muito comum, logo no começo dos testes, que as pessoas queiram conferir os resultados alcançados a cada minuto.

Mesmo que isso não interfira em nada no processo, você não vai conseguir ter os resultados reais logo de cara.

Isso porque se não existe um grande volume de pessoas acessando a sua amostra, os testes A/B só irão apresentar os resultados depois de muitas horas – ou até mesmo dias.

Para se ter uma ideia, quando e-mails marketing são testados, o período médio estipulado para a apresentação de resultados é de 3 horas.

A resposta para esse tempo se dá justamente pelo fato de que muitas pessoas não vão clicar nas suas campanhas nos primeiros 30 minutos.

Sendo assim, o segredo para saber como fazer teste A/B é ser paciente e esperar que as pessoas abram ou cliquem nos seus e-mails.

Já quando o assunto é landing page e CTA, o período de teste acaba se tornando mais longo, já que essas técnicas serão colocadas no blog ou site da sua empresa.

Em médio, o tempo de duração é de 15 a 30 dias.

Utilize somente uma métrica

Assim que você conseguir ser paciente para colher os resultados necessários de todos os seus teste, analisando se eles realmente deram certo, é preciso estabelecer uma métrica de sucesso.

Ela normalmente é definida no momento da espera dos resultados do teste.

Por exemplo, se você decidiu testar um CTA, uma métrica muito importante é a quantidade de clique que o botão obteve.

Portanto, logo que você concluir o teste, tente verificar qual das opções teve mais impacto e resultados positivos.

Saiba otimizar sua estratégia para gerar mais resultados

Assim que você decidir qual variável foi a campeã, não significa que as suas pesquisas para saber como fazer teste A/B terminam por aí.

Para que os resultados sejam muito mais otimizados, a dica é tentar pensar o que foi aprendido com os testes realizados.

Ou seja, é o momento de refletir que tipos de ações você pode tomar para que o futuro da sua empresa seja realmente brilhante.

Se quiser, basta repetir o mesmo tipo de teste para que as informações se tornem cada vez mais aprofundadas e você saiba o que é teste A/B na prática.

Para facilitar esse trabalho, a dica é organizar sempre os testes em uma planilha, separando-os por categorias, das quais você pode chamar de:

  • Tipo de teste;
  • A métrica escolhida;
  • Data de início e fim;
  • Resultados obtidos.

Desse jeito, você evita refazer testes e mostra que é realmente um craque em como fazer teste A/B.

Está preparado para testar as suas variáveis?

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Está preparado para testar as suas variáveis?

Não há melhor maneira de aumentar a taxa de conversão de meros visitantes do blog ou site da sua empresa em leads do que saber como fazer teste A/B.

Isso porque, como você pode ter visto, os resultados alcançados com os testes das variações de marketing são extremamente otimizados, a fim de prever qual é a melhor estratégia para uma determinada ação.

Fora esse fato, talvez o grande benefício de você aprender o que é teste A/B seja saber de cor e salteado o que as suas personas sentem e como elas se comportam diante da sua marca.

E para que os testes feitos realmente tenham muito valor dentro do seu negócio, a nossa próxima dica é que você leia um conteúdo especial sobre Melhores técnicas de marketing digital.

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