Como fazer copywriting? 7 gatilhos mentais matadores para o seu negócio

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Publicado: 21 de novembro de 2019 | Atualizado: 18 de fevereiro de 2022.

Saber como fazer copywriting para vendas é fundamental para quem deseja melhorar seus resultados. Afinal de contas, só quem consegue aplicar a técnica corretamente é capaz de convencer seu público de que seus produtos e serviços são os melhores do mercado.

Ter o poder de convencimento é para poucos, e encantar então, mais difícil ainda.

No entanto, nada nessa vida é impossível e você pode aprender tudo isso a partir do momento em que você sabe o que é e como fazer copywriting.

Isso porque essa técnica consegue passar para o texto a emoção que precisa transmitir ao seu público, a fim de convencê-lo a comprar seu produto ou serviço.

Então, quer entender como fazer copywriting e apostar na melhor alternativa para aumentar as suas vendas e a sua cartela de clientes?

Então sugerimos que você siga adiante neste conteúdo!

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Afinal, o que é Copywriting?

O Copywriting é a habilidade de escrever textos para ditar as ações dos seus potenciais consumidores.

Em outras palavras, são mensagens persuasivas cujo o principal objetivo é a promoção de vendas de produtos e serviços da sua empresa.

Mas para que essa estratégia realmente seja eficaz no seu negócio, é necessário se utilizar de gatilhos mentais, os quais despertam o interesse dos leitores em determinado assunto.

E para você compreender melhor o que é copywriting, recomendamos que você siga para o próximo tópico deste conteúdo.

Conheça os gatilhos mentais de uma copy persuasiva

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Antes de conhecermos os gatilhos mentais de uma copy persuasiva, precisamos deixar uma informação muito clara aqui.

Grande parte das ações que tomamos ao longo de um dia são decididas de forma automática.

Por exemplo, tomar água. Você não vai parar para pensar antes de engolir, é algo que simplesmente se faz, não é mesmo.

Isso porque o cérebro já consegue identificar que tal ação é mecânica e não requer um nível alto de complexidade, como outras tarefas.

Além disso, por outro ponto de vista, essa também é uma maneira de evitar um desgaste mental diante das diversas escolhas que temos que enfrentar durante um dia.

Isso eu entendi, mas onde entram os gatilhos mentais de copywriting para vendas dos meus produtos e serviços?

Então, eles entram a partir de técnicas de persuasão para facilitar tomadas de decisões mais importantes do que aquelas que já vão no automático.

O Marketing, inclusive o Digital, se utiliza desse recurso quase que o tempo inteiro, fazendo com que os consumidores decidam qual a melhor solução para os seus problemas.

Afinal, o nosso subconsciente sempre nos fará escolher por um objeto ao invés de outro.

Para entender melhor como os gatilhos mentais podem fazer da sua copy persuasiva, veja alguns exemplos a seguir.

Gatilho da urgência

O primeiro gatilho mental que vamos te apresentar é o da urgência, do qual tem ligação direta com o tempo.

Nessa tática de copywriting para vendas, produtos e serviços só ficarão disponíveis por um período limitado nas lojas.

O efeito que causa nos consumidores é extremamente efetivo, uma vez que eles se sentem desamparados e impossibilitados de escolher o que levar.

Isso porque, assim que o prazo para a aquisição da oferta terminar, o comprador não terá a chance de saber o que deixou de ganhar.

Sendo assim, para evitar o sentimento de impotência diante da perda de um produto, as pessoas agem rapidamente para comprar e não se arrependerem depois.

Exemplo de sucesso

O Booking.com, site voltado para reservas de hotéis, se utiliza bastante desse tipo de gatilho mental.

Normalmente, diversas ofertas são disponibilizadas por um tempo limitado, mostrando um pequeno relógio no canto da página.

Fazendo isso, o site consegue fazer com que usuários tenham uma sensação de perda, aumentando cada vez mais a ansiedade deles para adquirir o serviço.

Gatilho de prova social

Um copy persuasivo é baseado em saber o que as pessoas sentem umas das outras.

Fora isso, ele pega uma brecha no sentimento de pertencimento a grupos que as identificam como indivíduos.

Não à toa, a prova social é um dos melhores copywriting e gatilhos mentais do mercado.

Para se ter uma ideia mais clara, imagine-se na seguinte situação:

Você está procurando um restaurante para jantar e, de repente, nota um que está cheio de gente e outro, quase sem ninguém.

Qual você escolheria?

Nós duvidamos que seria aquele com uns gatos pingados. Afinal, se o restaurante está lotado, é porque a comida e o atendimento são bons, e preferimos não nos decepcionarmos.

Exemplo de sucesso

O aplicativo Dubsmash é um verdadeiro êxito mundial, pois foi baixado mais de 20 milhões de vezes desde o seu lançamento em 2015.

Com o principal intuito de fazer vídeos de dublagens, o Dubsmash foi utilizado por pessoas famosos e outros indivíduos, tanto no Brasil quanto no mundo inteiro.

Depois da criação dos vídeos, os usuários os compartilhavam nas redes sociais, que são canais perfeitos para você colocar em prática as técnicas de como fazer copywriting.

Gatilho da escassez

Assim como num relacionamento, os negócios também podem se utilizar da lógica “só dá valor quando perde”.

Isso porque, no inconsciente de cada indivíduo, quanto mais difícil conseguir um produto tão desejado, mais fácil será dar valor a ele.

Estudos realizados por Daniel Kanheman e Amo Tversky apontam que o sentimento de perda se prevalece ao sentimento de ganho.

Exemplo de sucesso

Um grande exemplo de sucesso de um gatilho mental de escassez é o que foi utilizado pela gigante do e-commerce Amazon.

Se você já comprou algum produto pelo site, provavelmente percebeu que, antes de finalizar a compra, há o escrito “Apenas um restante no estoque”.

E esse um é o suficiente para aumentar as vendas da empresa, desde que esse copywriting para vendas seja utilizado com integridade.

Gatilho da autoridade

Esse gatilho mental é um dos melhores copywriting utilizados no mercado, assim como pode ser o mais perigoso para as empresas que o utilizam.

Isso porque o ser humano tem a tendência a obedecer pessoas das quais ele acha que são superiores a ele.

Essa questão de respeito é uma utilidade para empreendedores que querem fazer com que as pessoas confiem no seu negócio.

Exemplo de sucesso

Uma marca que utilizou muito bem o gatilho mental de autoridade foi a Tigre, com o seu copy persuasivo que diz: “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”.

Isso porque a escolha dos tubos e conexões da empresa por pessoas que necessitavam desse produto davam a elas a seriedade necessária.

Afinal, nem todos os tubos são iguais e apenas pessoas que entendem do assunto conseguem diferenciar uns dos outros.

Gatilho da afinidade

Você já ouviu alguém dizer algo similar a: “você só encontra a alma gêmea quando as pessoas falam que ela é parecida com você”.

E é assim que acontece com os negócios também!

Isso porque quanto mais afinidade você tiver com a sua audiências, maiores serão as chances de vender os seus produtos e serviços.

Para conseguir esse feito, é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo e saber definir a sua persona (conhecida como cliente ideal da sua empresa).

Em seguida, fazer uma boa história, com um personagem central que se pareça com a sua persona, surte nos seus potenciais compradores um sentimento de empatia.

Assim, você consegue ser um expert em saber como fazer copywriting persuasivo.

Exemplo de sucesso

A marca de creme dental Colgate consegue se colocar no lugar do seu público-alvo.

Isso porque as suas propagandas normalmente retratam pessoas que sofrem de mau hálito e acabam perdendo relações devido a esse distúrbio.

A partir do momento em que ela apresenta o seu creme dental como solução, tudo se resolve e a personagem fica de bem com a vida com todos.

Gatilho da reciprocidade

O Inbound Marketing, conhecido como Marketing de Atração, tem como base a produção de conteúdos com melhores copywriting, visando gerar valor ao consumidor.

E esse valor é visto como reciprocidade, uma vez que as ações são tomadas a fim de tornar a vida dos clientes mais fáceis.

Exemplo de sucesso

Empresas que normalmente fornecem materiais gratuitos são vistas como recíprocas.

Afinal, o usuário entrou em contato com a marca para saber um pouco mais a respeito do setor e dos produtos oferecidos por ela.

Para tanto, ela deve oferecer um material mais completo e gratuito como forma de agradecimento, mostrando que sabe o que é copywriting.

Gatilho da novidade

O ser humano adora uma novidade e, por isso, os melhores copywriting precisam utilizar desse recurso.

Afinal, as novidades geram em nós um sentimento de sair fora da caixinha habitual, nos motivando a ser recompensados de diferentes formas.

Exemplo de sucesso

Carros automáticos são grandes exemplo de sucesso para gatilhos mentais de novidade.

Isso porque eles dirigem sem o auxílio de motoristas, prometendo o aumento de segurança muito maior.

Já sabe como fazer copywriting? Então mostre os seus melhores gatilhos mentais!

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Agora que você sabe como fazer copywriting de persuasão por meio de exemplos de gatilhos mentais de sucesso, chegou o momento de colocá-lo em prática.

Até porque o copywriting para vendas não será feito sozinho para atingir todos os objetivos que você deseja realmente alcançar.

Uma coisa que deve ser ressaltada por aqui é que saber o que é copywriting é o mesmo que entender que a mentira tem perna curta e não faz bem para nenhum negócio.

Por isso, utilize a persuasão de maneira ética, entendendo de cabo a rabo o seu público-alvo e quais as melhores soluções que você pode levar para a resolução dos seus problemas.

Para te ajudar nessa nova empreitada de como fazer copywriting, leia o nosso conteúdo sobre como criar um projeto de inbound marketing de resultados.

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