Não diga alô, diga olá novos clientes! Saiba o que é cold calling 2.0 e como vender mais com ela
Publicado: 20 de julho de 2018 | Atualizado: 16 de agosto de 2019.
O que é cold calling? Saber como estabelecer o primeiro contato com um possível consumidor é fundamental para saber como conquistar clientes e vender mais. Só quem conhece as técnicas certas consegue criar relações mais próximas com seus consumidores.
Alô!?
Estamos ligando para saber como a sua empresa está.
Nós estávamos à toa e por isso resolvemos ligar para contar que sonhamos com as suas vendas.
Alô!?
É tão bom ouvir de novo a sua voz, apesar da distância que há entre nós tem uma coisa que precisamos dizer.
Na verdade esse sonho inventamos para te ouvir e contar que descobrimos uma técnica capaz de aumentar os seus lucros.
O quê?
É, é isso mesmo. E o segredo para isso acontecer é uma conversa como esta!
Isso porque saber realizar uma cold calling 2.0 eficiente te ajuda a conhecer melhor seus possíveis clientes e estimulá-los a passar por todas as fases do processo vendas.
E essa é uma forma de conquistar clientes e vender mais!.
Espera, não sabe o que é cold calling 2.0?
Então continue na linha se quiser saber TUDO sobre o assunto e aprender como conquistar clientes e vender mais!
O que é cold calling?
Quantas vezes você já não foi pego no meio do dia por uma ligação de uma empresa tentando te apresentar produtos ou serviços?
Pois é. Todos nós pelo menos uma vez na vida já passamos por uma situação dessa.
E você sabia que essa atividade tem um nome? O nome dela é cold calling.
A ligação fria, em bom português, representa a ação de ligar para um possível cliente e apresentar um produto ou serviço sem essa pessoa ter pedido por isso.
Tanto é que quantas vezes você já não atendeu uma ligação dessas e disse: Alô? Não consigo ouvir nada, o sinal está ruim!
Ou ainda: “Não posso falar com você, estou ocupado no momento!”
Tudo com o objetivo de se livrar dessa inconveniência?
Espera, mas isso não é telemarketing?
Não necessariamente! Conheça agora as diferenças entre essas duas técnicas.
Cold Calling x Telemarketing
Por ser duas técnicas de relacionamento com o cliente por meio do telefone, é muito comum confundir Cold Calling e o Telemarketing
Mas as semelhanças param por aí.
É verdade que o Telemarketing pode até realizar o primeiro contato com o possível cliente e apresentar a ele um produto ou serviço, assim como a cold calling, mas ele tem um campo de ação maior.
Isso porque ele é uma via de duas mãos. Os consumidores podem ligar para sua central de telemarketing quando querem tirar dúvidas ou consultá-lo sobre suas mercadorias.
Além disso, por meio dessa técnica também é possível fazer um acompanhamento de uma venda e obter feedbacks importantes para o aprimoramento do seu atendimento aos clientes.
Outra diferença é que enquanto o Telemarketing fica restrito ao contato por telefone, a cold calling também pode ser feita por email, o chamado cold e-mail.
Mas com áreas de atuação tão próximas, era difícil fazer as pessoas diferenciarem as técnicas e não classificarem ambas como chatas e invasivas.
Dissemos ERA, porque o próximo tópico vai te mostrar como conquistar clientes e vender mais ao turbinar as suas ligações!
Cold calling 2.0
A cold calling tradicional, ou 1.0, começou a ser considerada ultrapassada quando as empresas perceberam suas desvantagens e como elas acabam tirando a competitividade delas no mercado.
Isso porque nessa técnica não há uma forma de filtragem, então as ligações são feitas a todos os tipos de pessoa.
E o grande problema em contatar pessoas desinteressadas é desperdiçar tempo, bem como perder muito dinheiro investindo nessa atividade com pouco retorno financeiro, ou então causar uma má impressão nas pessoas, gerando prejuízos para a imagem da sua marca.
Por isso foi preciso desenvolver uma nova estratégia para tornar o contato assertivo e assim nasceu o Cold Calling 2.0.
Nessa versão turbinada é preciso investir em meios para conhecer e identificar o perfil de possíveis consumidores.
Assim é possível focar os seus esforços em ligações com maiores chances de no futuro se converterem em vendas.
Ainda tem dúvidas sobre investir nessa técnica para conquistar clientes e vender mais?
Confira a próxima dica e veja se ainda vai conseguir mentir e negar o seu desejo!
Saiba por que fazer cold calling 2.0
Se você ainda está em dúvida se o cold calling 2.0 é o caminho certo a seguir, já vamos logo te contando como essa técnica é capaz de te colocar em uma posição única.
Isso porque por meio de uma simples conversa com o consumidor é possível obter informações importantes que dificilmente conseguiria com a simples troca de cold e-mail.
Mas qual a vantagem disso?
Ora, se conversando com seus clientes você consegue mais dados sobre seus perfis, interesses e preferências, você consegue montar um processo de venda adequado a essas vontades.
E se os seus clientes encontram tudo o que sempre sonharam na sua empresa, o que eles vão fazer em troca? Comprar! E quanto mais eles comprarem, maiores serão as suas receitas!
Mas lembre-se: o cold calling 2.0 só será eficiente se você adotar as técnicas certas.
E aí, quer saber como fazer o possível consumidor não te pedir para riscar o nome dele da sua agenda, esquecê-lo e não ligar nunca mais?
Veja as próximas dicas e saiba como conquistar clientes e vender mais!
3 dicas de como conquistar clientes e vender mais com a cold calling 2.0
Como já falamos nesta publicação, a cold calling é o primeiro contato o qual um possível cliente terá com a sua empresa e por isso ela é utilizada no início de um processo de vendas.
Sendo assim, essa técnica só será eficiente se houver um objetivo muito bem definido.
Quer saber como fazer qualquer coisa entre você e o possível cliente crescer pouco a pouco até se concretizar em compras? Veja as dicas a seguir!
1. Conheça a sua persona
Você sabe o que é persona?
Persona é o nome dado a representação semi fictícia de um consumidor ideal. Ela é baseada em dados reais obtidos por meio de pesquisas realizadas entre os seus atuais e possíveis consumidores com o objetivo de conhecer seus hábitos.
E por meio desses dados é possível dominar seus sentimentos, ler sua agenda e pensamento e usar essas informações na criação de uma estratégia de vendas assertiva.
Mas antes de chegarmos nessa fase da jornada do consumidor, você vai saber como usar esses dados para obter as informações de contato necessárias.
2. Atraia seus possíveis clientes
Como estão em suas mãos dados valiosos sobre o seu público, agora você precisa dar um jeito de obter as informações de contato de possíveis clientes.
E você pode fazer isso tirando proveito das estratégias de marketing digital, como realizar campanhas nas redes sociais e até criar landing pages.
Mas o que é landing page?
As landing pages são páginas criadas com o objetivo de otimizar a conversão de clientes no ambiente virtual.
Nelas você oferece algum material informativo sobre o seu produto e em troca os visitantes deixam suas informações de contato.
Dessa forma é possível construir uma rede de contato só com aqueles os quais já demonstraram real interesse em seus produtos, tornando a cold calling 2.0 assertiva.
Depois dessa fase é hora de pegar essas informações e retornar a atenção na missão de converter essas pessoas em consumidores de fato.
3. Piririm, Piririm, Piririm! Prepare-se para as ligações
Com as informações de contato em mãos, sua missão a partir de agora é entrar em contato com esses possíveis clientes e, além de conhecê-los melhor, preparar o terreno para que eles se tornem consumidores.
Para isso, desenvolva um roteiro cujo objetivo seja priorizar dois pontos: o estilo e o conteúdo da conversa.
O primeiro passo é investir em uma abordagem mais próxima, ou seja, a qual o outro lado da linha não tenha a sensação de estar conversando com um robô.
Assim a pessoa se sentirá à vontade e não ficará tentada a desligar na sua cara.
Já a segunda etapa da construção de um roteiro é pensar em um conteúdo pelo qual você consiga mostrar ao possível consumidor como o seu produto ou serviço pode mudar a vida dele!
Dessa forma, você não só prende a atenção dessa pessoa como já a deixa no caminho de efetuar a compra.
Bait and switch: como negar as aparências e disfarçar as evidências
Controversa, o bait and switch é uma estratégia considerada polêmica pelas empresas.
Isso porque o “jogar a isca e depois mudar o rumo da conversa”, em português, pode ser uma abordagem desleal.
Com o objetivo de conquistar clientes e vender mais, algumas empresas demonstram apenas querer informações extras sobre aquele contato, como quem não quer nada.
Entretanto, no meio da cold calling elas desistem de negar o seu desejo e transformam a ligação em uma televenda, o que o outro lado da linha pode acabar considerando agressivo.
Por isso, mesmo a estratégia tradicional levando um tempo maior para concretizar a venda, a longo prazo ela também pode trazer mais resultados ao priorizar o bem-estar do possível cliente.
Ouça seus leads apenas dizerem que sim! Afinal, você já aprendeu como conquistar mais clientes!
Bom, como visto, com o objetivo de aumentar as vendas, uma técnica tem se destacado, a chamada cold calling, a qual se baseia em realizar um primeiro contato com um consumidor em potencial por meio do telefone.
Mas esqueça as ligações robóticas e inconvenientes! Para conquistar clientes e vender mais foi preciso turbiná-la.
Assim, como te mostramos, nasceu a cold calling 2.0, cuja tática consiste em preparar o terreno e filtrar apenas os contatos cujo interesse pelo seu negócio já foi demonstrado.
Dessa forma a sua ligação será muito mais eficiente e você irá conquistar clientes e vender mais!
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