Utilize o chat web para melhorar a comunicação com seus clientes e aumente suas vendas

Utilize o chat web para melhorar a comunicação com seus clientes e aumente suas vendas

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 2 de abril de 2018 | Atualizado: 13 de agosto de 2019.

O chat web é usado para retirar qualquer dúvida de seu cliente no exato momento da compra. A ferramenta pode ser a alternativa certa para aumentar suas vendas e crescer no mercado. Saiba como!

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Você já deixou de adquirir algum produto porque não tinha as informações necessárias para finalizar a compra?

Se sim, que tal não deixar isso acontecer com seu cliente?

É simples! Basta aderir ao chat on-line para site, uma forma confiável e prática de criar relações mais próximas com seus consumidores.

Banner para baixar ebook Inbound Marketing

Quer saber mais sobre esse tipo de ferramenta e incrementar o site da sua empresa? Então senta aí, prepara um café e entenda tudo sobre o chat para e-commerce!

Enquanto a água ferve, dá uma olhada nos tópicos abordados em nosso conteúdo:

Descubra o que é o chat web

O que é chat web

O chat web é, basicamente, aquela janelinha que aparece em um site te oferecendo ajuda quando você realiza uma compra.

Ele é usado para esclarecer possíveis dúvidas de um cliente sobre um determinado produto ou serviço, criando uma relação de confiança entre empresa e consumidor.

O grande diferencial da ferramenta é que o contato é feito, na maioria das vezes, em tempo real.

Ou seja, em vez de enviar um e-mail para o SAC da empresa e ser respondido em horas ou até dias, o cliente já retira sua dúvida ali mesmo, no momento da compra.

Em algumas empresas o chat para site funciona 24 horas, com o objetivo de impedir que o cliente deixe de comprar determinado produto apenas por não entender algum detalhe.

Já em outras situações, ele é disponibilizado apenas em períodos predeterminados.

Em muitos casos, o chat só pode ser acessado na página de canais de atendimento ao cliente da empresa, como podemos ver no exemplo da Netshoes:

Exemplo de chat web Netshoes

Em outras situações, quando o cliente entra no site já surge uma janela de chat web, como no caso da empresa Vivo, que utiliza sua assistente virtual: Vivi.

Exemplo de chat web Vivo

E aí, entendeu o que é o chat para e-commerce? Então continue aqui e aprenda a utilizá-lo em benefício da sua empresa!

Conheça as vantagens de usar o chat web

O primeiro e mais importante motivo para aderir ao chat on-line para site é prestar um atendimento ao cliente diferenciado.

Isso porque além de ser bem atendido, seu consumidor espera ter mais proximidade com você, pois precisa ter suas dúvidas esclarecidas antes de efetuar uma compra.

Por esse motivo, o que vai diferenciar você de seus concorrentes é o atendimento ao cliente!

Não é a toa que uma das áreas de atuação que mais cresce no mercado é a de Customer Success (sucesso do cliente), profissional responsável por garantir a satisfação do consumidor.

Sendo assim, é importante pensar em uma forma de manter contato com seus clientes em tempo real, sem horas de espera ao telefone ou prazo de resposta por e-mail.

Por isso, o chat on-line para site é uma excelente opção para atender seus compradores com mais eficiência. Confira algumas das vantagens de utilizar a ferramenta!

Aproximação entre empresa e cliente

Por mais que na hora da compra o cliente saiba que está lidando com uma empresa, é importante que ele perceba que o atendimento on-line é feito por pessoas como ele.

Isso gera empatia e deixa a relação entre consumidor e empresa mais próxima e amigável.

Ou seja, os clientes de uma maneira geral estão cansados daquela linha de empresas que demonstram estar interessadas apenas no lucro.

Eles querem, cada vez mais, empresas preocupadas com suas necessidades e empenhadas em resolvê-las.

Mais segurança para o cliente

A página do seu site pode ter um design moderno, chamativo e, inclusive, uma interface extremamente acessível. Porém, nada passa mais segurança ao cliente do que informações precisas.

O chat on-line para site, quando utilizado de forma correta, ajuda seu cliente a não cometer erros na hora de realizar uma compra.

Ou seja, por meio de informações precisas e passadas por profissionais capacitados, seu cliente confiará em seu site para realizar compras futuras.

Feedback em tempo real

Além de ajudar o cliente no momento da compra e oferecer um atendimento on-line diferenciado, o chat empresarial te permite realizar alterações importantes em seu modelo de negócio.

Ou seja, se você recebe perguntas repetidas diversas vezes sobre o mesmo produto, é possível que precise pensar em alterações em sua página.

Imagine a seguinte situação: você tem um e-commerce que vende antenas para TV e, há uma semana, está recebendo a seguinte pergunta sobre um de seus produtos: “essa antena UHF capta sinal digital?”

Em vez de apenas responder as dúvidas sobre isso, você pode incluir a informação detalhada na página de seu produto, facilitando a experiência do usuário.

Com isso, o chat on-line para site te ajuda a saber, em tempo real, o que você pode fazer para melhorar o seu trabalho.

Saiba como o chat web pode te trazer mais vendas

Mais vendas com o chat web

Você sabia que 65% das pessoas deixam o carrinho de compra on-line porque têm dúvidas sobre os produtos que estão comprando?

Se você não quer ver isso acontecendo na sua empresa, chegou a hora de utilizar o chat web e esclarecer qualquer dúvida do seu cliente, fazendo com que ele não desista da compra.

Saiba como!

Equipe treinada

Do que adianta o seu chat web funcionar 24 horas por dia se o profissional responsável não possui o conhecimento necessário sobre o produto oferecido?

Isso faria com que sua página perdesse a credibilidade, podendo resultar em desistências na hora da compra.

Não corra esse risco! Garanta que o funcionário responsável pelo chat on-line para site entenda tudo sobre seu segmento e saiba responder qualquer pergunta.

Para isso, você pode adotar um script de vendas, deixando sua equipe com um discurso alinhado sobre seus produtos e sua empresa.

Além disso, seus funcionários devem ser treinados para lidar com os clientes da melhor forma possível, sendo pacientes, objetivos e cordiais.

Garanta o funcionamento do chat

O chat web é mais do que apenas uma opção para deixar o seu site “bonitinho”.

A ferramenta deve estar funcionando sempre, ou pelo menos no horário prometido ao cliente.

Ter um serviço de chat para site inativo, ou seja, sem ninguém para responder aos usuários do site, é pior do que não oferecer essa opção.

Isso porque o cliente pode achar que sua empresa tem problemas de estrutura e, portanto, possui um atendimento ineficiente.

Escolha do horário de funcionamento

Possuir um chat web funcionando 24 horas por dia é sempre a melhor opção. O problema é que, dependendo do tamanho do negócio, isso não é possível.

Por isso, na hora de escolher o período de funcionamento do chat para empresas, em vez de apenas optar pelo horário comercial, é melhor ter informações precisas sobre o hábito de acesso dos seus clientes.

Isso porque, em muitos casos, a maioria das dúvidas pode surgir fora do horário comercial, período em que seus clientes podem estar ocupados, exigindo que você pense em um momento específico para o seu chat funcionar.

Botão de chat

É importante inserir o botão de chat web em uma área estratégica do seu site, facilitando o acesso aos seus usuários.

Se você comercializa produtos em sua página, por exemplo, uma das melhores formas de evitar que o cliente cancele uma compra é deixar o acesso para o chat próximo das “rotas de fuga” dele.

Ou seja, coloque o botão do chat para e-commerce próximo às opções de cancelamento da compra, ou em locais com informações importantes sobre o produto.

A empresa OLX, por exemplo, disponibiliza seu botão de chat web logo na página de compra do produto, para que seus clientes consigam esclarecer suas dúvidas no primeiro momento.

Exemplo de chat web OLX

BÔNUS: Uma excelente ferramenta para usar

Se você chegou até aqui e está curioso para saber como fazer para colocar agora mesmo um modelo de Chat Web dentro da sua página, seus problemas acabaram!

Nós temos a solução ideal para quem busca por chat para e-commerce.

E como você já viu por aqui, um chat web é uma forma de conseguir reter o cliente que está a ponto de comprar mas tem uma dúvida.

Por isso, imagine a seguinte situação:

Seu cliente está na página de finalização da compra de um dos seus produtos, mas antes de comprar surge uma dúvida e a página não possui nenhum meio de contato.

Nesse caso, as chances do cliente desistir de comprar de você por falta de informação sobre o produto são grandes.

Então, para resolver esse problema de comunicação entre cliente e site, o uso de um chat web é extremamente necessário!

Print chat web Jivochat

Mas qual escolher?

Bom, obviamente estamos em um mercado cheio de opções, umas muito boas e outras nem tanto, por isso nós vamos ter dar uma dica de ouro!

Use uma ferramenta que possa ser de grande utilidade para as suas vendas, afinal, nenhuma empresa se mantém fincada na roda da economia se não tiver uma boa equipe de vendas, concorda?

Por isso, ajude seus colaboradores a terem um ingrediente secreto dentro do e-commerce, uma ferramenta de Chat Web! 😀

Nós aqui do Ideal Marketing indicamos a JivoChat, uma plataforma completa quando o assunto é manter contato rápido e eficiente com os usuários de um site a fim de obter maior resultados em vendas.

JivoChat

Com essa ferramenta, as chances de você perder clientes por falta de esclarecimento das dúvidas são mínimas (para não dizer nulas, mas isso já é a nossa opinião).

Portanto, se você busca por um modelo de interação imediato entre o usuário ou cliente e sua loja online, tenha um Chat Web que facilite esse processo!

A comunicação é a chave para o sucesso!

Vimos em nosso conteúdo as vantagens que sua empresa pode ter ao contar com um serviço de chat web.

Isso acontece porque, além de receber um produto ou serviço eficiente, seu consumidor precisa de um atendimento on-line esclarecedor.

Dentro desse contexto, o chat web pode ser uma ótima solução, pois é capaz de gerar um feedback em tempo real aos seus compradores.

Além disso, por meio desse tipo de prática, você faz com que seus clientes se sintam mais seguros ao comprar com você, criando uma relação de confiança.

Porém, para que isso aconteça, você deve seguir as dicas apresentadas aqui e usar o chat web da maneira mais eficiente possível, determinando padrões de funcionamento e contando com profissionais capacitados.

Com isso, sua empresa terá todo o potencial para crescer e os seus clientes ficarão cada vez mais satisfeitos!

E aí, quer saber ainda mais sobre como alavancar suas vendas por meio da internet? Então confira nosso conteúdo sobre marketing digital para e-commerce.

2019-08-13T09:55:42-03:00

Comente o que achou do conteúdo!

  1. […] casos é muito interessante usar um atendimento via chat web, já que o cliente provavelmente está disposto a conversar naquele momento, afinal ele mesmo […]

  2. […] ninguém chega em uma loja ou entra no chat web de uma empresa na esperança de ser atendido por uma pessoa mal educada ou […]

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing