Use o certificado SSL para tornar o seu site mais seguro e garantir total proteção às informações dos seus clientes!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 13 de junho de 2018 | Atualizado: 17 de fevereiro de 2022.

Já pensou em ter um site totalmente protegido contra fraudes e golpes capaz de gerar confiança aos clientes no momento de fazer cadastros e compras? Então conheça agora mesmo o certificado SSL e guarde a 7 chaves os dados dos seus consumidores!

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline
SSL

Com o alto índice de negociações por meio do ambiente digital tornou-se indispensável para qualquer marca proporcionar ao cliente canais para transações online.

Isso é, se você não quiser perder espaço no mercado.

No entanto, o mesmo mercado que oferece maior chance de interação com o consumidor acaba trazendo também pontos negativos.

Coisas como o aumento de fraudes e apropriações de dados pessoais ou bancários por hackers sem preocupação constante na web.

Por isso, se o consumidor visita seu site, mas não se sente seguro, existe uma grande chance dele sair imediatamente por não acreditar que as possíveis informações passadas estarão devidamente protegidas.

Assim, as suas chances de conversão serão menores.

É aí que está a importância do certificado SSL!

Neste conteúdo vamos conhecer mais sobre esse recurso capaz de garantir total proteção aos dados dos seus clientes, além de deixar o seu site com uma imagem mais confiável por ter em seu link o https!

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Quer entender melhor? Então olha só o que vai encontrar por aqui:

O que é SSL?

SSL site

O certificado Secure Socket Layer, ou SSL como é popularmente chamado, se trata de um componente de segurança que garante a integridade de dados e informações disponibilizadas por meio de transações via internet.

Dessa forma, o uso dessa certificação SSL nos mais diversos sites se tornou indispensável.

Isso porque, as negociações feitas por meio de canais online estão crescendo cada vez mais e, com isso, os usuários avaliam todas as características desses canais, principalmente questões de segurança!

Com esse objetivo, ou seja, para que as transações realizadas por meio da rede aconteçam com segurança, integridade e boas práticas de precaução, os protocolos de segurança na internet são usados. E entre eles o SSL é um dos mais destacados no mercado.

Não é por menos, afinal, ele conta com diversas opções de aquisição e administração, mas veremos esses detalhes mais adiante.

Neste momento, queremos explicar que o SSL tem como função principal impedir hackers e softwares maliciosos de acessarem informações fornecidas pelos usuários ao site.

Um bom exemplo disso são os e-commerces nos quais muitas vezes dados bancários e pessoais são cadastrados. Eles precisam desse tipo de certificação para garantir ao cliente a total segurança dessas informações.

Com isso, o certificado SSL impede que qualquer informação trocada entre usuário e site fiquem desprotegidas, correndo o risco de sofrer ataques.

Mas como acontece efetivamente a garantia dessa segurança na web?

Em resumo, isso é possível porque os dados trocados são criptografados de modo que a leitura e interpretação deles por terceiros que não tenham nenhuma relação com a negociação seja dificultada.

Outra questão importante a saber é:

Quando o seu site conta com essa proteção na web o endereço http dele acaba ganhando um novo caractere: o “s”! Além disso, na maioria dos navegadores é possível visualizar um ícone de cadeado antes do https como sinal de segurança total.

Agora você já sabe as funções desse recurso e como identificar um site com o certificado SSL, certo? Sendo assim, apostamos que você deve estar pensando:

Quero adicionar esse recurso de proteção agora mesmo ao meu canal de divulgação online para torná-lo mais confiável aos olhos dos clientes e aproximá-los da minha marca. Mas como adquirir?

Não se preocupe!! Vamos conferir isso agora mesmo no próximo tópico.

Como adquirir o certificado SSL

SSL certificado

Bem, é preciso depositar um pouco de tempo e atenção na procura pela certificação SSL.

Isso porque você pode contar tanto com opções gratuitas quanto com planos pagos mais completos.

Em caso de planos contratados, a comunicação inicial acontece normalmente por meio de contato telefônico com o fornecedor do certificado SSL, a partir desse contato, se preferir, você pode marcar uma reunião presencial para conhecer melhor o serviço oferecido.

Nesses casos, é importante ter o suporte de um profissional de TI, afinal, ele terá conhecimento suficiente para distinguir os planos oferecidos pelos fornecedores.

Ainda nessa etapa, é importante que tanto você quanto o profissional de TI conheçam as melhores empresas certificadoras de SSL.

Certamente, em suas pesquisas, você encontrará várias, para se certificar da credibilidade e autoridade delas em questões de segurança na web vale fazer estudos a fim de identificar os comentários e opiniões de quem já contratou os serviços.

Além disso, com pesquisa de mercado você também consegue saber qual a relevância da certificadora!

Veja:

SSL PACOTES

Além das opções pagas, conforme mencionamos anteriormente, também é possível ter o certificado SSL de forma gratuita!

Isso porque, o uso dele foi aberto a opções mais flexíveis por conta de uma iniciativa oferecida pela Let’s Encrypt.

Essa iniciativa disponibiliza o SSL gratuito e de código aberto, tendo muita adesão pelo mundo todo e contando com apoio de empresas como Facebook e Mozilla.

Já a KingHost, mencionada mais acima, também conta com opções de disponibilização gratuita!

Mas obter o serviço de certificação SSL gratuito realmente é confiável?

A mesma dica dada acima vale agora! Independente se o fornecedor oferecer o serviço SSL de forma paga ou gratuita vale pesquisar em primeiro lugar a procedência da empresa e a imagem ela segundo quem já conhece.

Sabemos, não é tarefa fácil!

Mas com certeza esse esforço será muito compensador. Confira como no próximo tópico.

Por que é importante para o seu site ter o certificado SSL

Bem, conforme vimos no início deste artigo, o comércio por meio de canais online estão se fortalecendo cada vez mais.

Inclusive, vale saber: 70% dos consumidores recorrem aos selos de segurança para se certificar de estarem protegidos no meio digital.

Por isso, ter uma hospedagem de site realmente segura garante que os seus processos de venda ou troca de informações com usuários estejam em boas mãos, além de conquistar maior credibilidade aos olhos do consumidor.

Além disso, com o uso do recurso SSL as suas transações financeiras não correm o risco de sofrer fraude. Assim você se protege de possíveis prejuízos futuros.

Grandes vantagens, não? Mas não é só isso, confira mais alguns motivos para buscar pelo seu certificado SSL.

Segurança garantida ao usuário

O certificado SSL não garante bons resultados somente a reputação da sua marca na web.

Golpes aos usuários também são evitados!

Isso porque hackers podem criar sites semelhantes ao negócio da sua empresa e usar o seu nome para colher dados bancárias ou pessoais dos clientes.

Quando o seu site conta com o certificado SSL o usuário poderá distinguir qual é o site realmente vinculado a sua empresa! Assim, ele não dará continuidade na relação com o site fraudulento.

Fora isso, quando o usuário transfere informações delicadas ao seu site ele está deixando dados muito valiosos sob sua responsabilidade.

Com isso, fazendo uso do SSL você se aproxima do cliente e gera uma relação sólida por garantir a ele total respeito e cuidado com suas informações.

Otimização de SEO

Bem, além de garantir segurança a sua marca e ao seu usuário o certificado SSL também te garante um rankeamento positivo nas pesquisas do Google!

Isso porque os algoritmos o buscador estabelece critérios quando posiciona os sites em suas respostas. Um dos principais fatores de rankeamento do Google são as certificações de segurança do site.

Ou seja, ter o seu link iniciado por https em razão do certificado SSL é um dos sinais observados no momento de posicionamento.

Assim, o site da sua empresa será encontrado por mais consumidores interessados em seu produto. Isso aumentará significativamente o número de vendas.

Você pode entender mais sobre isso no nosso conteúdo sobre o que é SEO.

Interessante, né? Então agora vamos conferir benefícios adicionais de ter seu site seguro com SSL!

Mais um benefício de contar com o SSL e ter um site seguro!

Além de todos os pontos positivos abordados ao longo deste conteúdo, podemos destacar como outro benefício conquistado pela certificação SSL o diferencial estratégico conferido a sua marca!

Isso porque, embora se trate de um requisito básico atualmente, alguns sites ainda não contam com o certificado SSL.

Ou seja, se você tem um canal com certificado SSL capaz de garantir total segurança aos dados dos seus clientes, demonstrando preocupação com eles e uma postura realmente engajada em ter credibilidade.

Dessa forma, acaba se sobressaindo em relação àqueles que não contarem com esse mesmo recurso!

Site totalmente seguro?! É hora de colher os resultados gerados pela confiança!

E-book gratuito Ideal Marketing sobre 20 dicas práticas para quem quer apostar em seo em 2020

E então, quais são os seus planos após conhecer o certificado SSL e descobrir o quão importante ele é em relações de negócios por meio da web?

Apostamos que você quer contar com o certificado SSL imediatamente!

Isso porque vimos ao longo deste conteúdo que a crescente popularização de comércios e relações no ambiente digital acaba exigindo das empresas maior precaução e iniciativas de segurança.

Além disso, pudemos perceber que esse certificado traz pontos positivos tanto para você enquanto empresa, quanto para o usuário que navega no seu canal online.

Destacamos ainda que contar com o certificado SSL no seu site garante a você um diferencial estratégico em relação àqueles que não contarem com o mesmo recurso de segurança na web.

Assim, a fim de facilitar a sua adesão a esse certificado SSL demos alguns caminhos nos quais você poderá optar por certificados gratuitos ou planos pagos mais completos, dependendo da realidade do seu negócio e dos seus objetivos.

E aí? Não quer mais esperar e ter imediatamente aquele sinal verde no endereço do seu link?

Então busque os meios mais adequados e tenha essa certificação capaz de gerar resultados incríveis por ter um site seguro!

Para mais conteúdos capazes de potencializar seu negócios online, acesse o blog da Ideal Marketing.

Compartilhe nas Redes Sociais!