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Busca semântica: o que é e qual a sua importância no Marketing Digital?

Publicado: 3 de julho de 2019 | Por: | Atualizado: 8 de julho de 2019.

A busca semântica é extremamente importante para a sua produção de conteúdo. Saber o que é e entender qual a relação dela com técnicas de SEO é uma maneira de garantir o sucesso do seu negócio.

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No Dicionário Online de Português, a palavra semântica está relacionada com o estudo do significado das palavras e da interpretação das frases ou dos enunciados.

Provavelmente, você deve ter aprendido isso nas aulas de português da escola ou durante a faculdade – caso você tenha estudado comunicação.

Hoje, a semântica vai muito além desse estudo de significados das palavras: ela está presente no universo online, mais especificamente ligada aos mecanismos de buscas, como o Google.

Ou seja, é muito comum ouvir por aí que o Google possui uma busca semântica. Mas o que exatamente é uma busca semântica? E por que será que a produção de conteúdo deve ser feita influenciada nela?

Vamos descobrir tudo isso e muito mais neste conteúdo! Confira:

Afinal, o que é busca semântica?

pessoa olhando o google pelo tablet

De maneira sucinta, a busca semântica se refere a utilização de várias fontes para fazer uma busca, sem usar necessariamente palavras-chave, que são os termos inseridos na caixa de texto de uma pesquisa.

Isso porque ela tem como principal objetivo melhorar os resultados de busca a fim de entender qual a intenção do pesquisador.

Para isso, a busca semântica utiliza alguns dados como: localização, sinônimos, variação de palavras-chave, entre outras técnicas.

A relação entre busca semântica e SEO

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A busca semântica só consegue ser realizada com êxito a partir do momento em que você começa a aplicar técnicas de SEO.

SEO, caso você não saiba, é a sigla para Search Engine Optimization, a qual em português é traduzida como Otimização dos Motores de Busca.

Tal conjunto de técnicas visa destacar a sua empresa dentro do ambiente online, no intuito de atrair mais potenciais clientes (leads) e consumidores efetivos, o que garante o aumento na receita do seu negócio.

Isso porque o objetivo do SEO é otimizar o seu site para que os usuários tenham uma boa experiência na página, o que é um dos principais critérios de ranqueamento nos resultados de um mecanismo de busca.

Para saber de tudo sobre as técnicas de SEO, leia agora o conteúdo sobre “Entenda o que é SEO e conheça o poder dessa técnica para alavancar seu negócio!”.

Depois que você entendeu tudo a respeito de SEO, é o momento de voltarmos ao assunto de busca semântica.

Com o passar dos anos, o Google não passou somente a dar valor às tags e as palavras-chave buscadas, como também para o conteúdo, a fim de corresponder da melhor forma possível os desejos de cada usuário.

Por esse motivo, a semântica está trabalhando lado a lado com as técnicas de SEO, sendo apontada como um progresso dentro do ambiente digital.

Nesse sentido, você deve começar a pensar mais e melhor em como fazer a sua produção de conteúdo para se tornar referência no competitivo mercado.

Uma vez que o Google não vê mais somente as palavras-chave pesquisados pelas pessoas, ele passa também a focar na compatibilidade de sinônimos, de palavras similares, frases das quais faz mais sentido aplicar as palavras-chave etc.

Sendo assim, quando a produção de conteúdo é feita de modo a seguir todos os requisitos solicitados pelos buscadores online, a sua página pode facilmente aparecer para usuários que pesquisaram por termos específicos.

Por isso, é muito importante que você passe a pegar dicas de SEO para que o seu conteúdo seja contemplado pelo busca semântica.

Como aplicar a busca semântica na produção de conteúdo?

google sendo mostrado

Agora que você sabe que a busca semântica visa muito mais do que espalhar palavras-chave pelo seus textos, é necessário saber como aplicá-la na sua produção de conteúdo.

Vejamos:

Crie conteúdos de qualidade

Não basta somente seguir dicas de SEO para aplicar a busca semântica na sua produção de conteúdo.

Isso porque é necessário que você faça um material do qual o Google se sinta orgulhoso de compartilhá-lo com os seus usuários.

Quando isso ocorre, fica bem mais provável que a sua empresa passe a ser referência dentro do seu mercado de atuação, o que garante o aumento de potenciais clientes para a sua cartela de consumidores.

Baseado nisso, comece a decidir que tipos de assuntos devem fazer parte da sua produção de conteúdo para que, depois, você escolha as suas palavras-chave.

Vale lembrar que, caso o seu conteúdo não tenha a qualidade esperada pelo Google, fica muito difícil para que pessoas consigam encontrá-lo.

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Explique tudo nos seus conteúdos

Responder a todas as perguntas dos seus leitores é um ponto fundamental para quem trabalha com a produção de conteúdo.

Por isso, evite ao máximo falar a respeito da sua empresa, tentando responder a todas as dúvidas que os seus potenciais clientes possuem.

Desse modo, você atrai tráfego e ganha autoridade para ser sempre visto como uma marca de confiança.

Saber o que o usuário realmente quer é uma forma de priorizar a produção de conteúdo em tempos de busca semântica.

Para facilitar, saiba quem é e como criar a sua persona, que é uma personagem semi-fictícia que representa o seu consumidor ideal.

Faça um conteúdo voltado para pessoas

A produção de conteúdo consiste na elaboração de texto voltados para pessoas.

E isso significa usar uma linguagem natural, da qual converse com todos os seus leitores, que poderão se sentir mais engajados com o processo de leitura.

Sendo assim, utilizar frases com palavras simples e de fácil compreensão pode ser uma maneira de atingir vários tipos de públicos.

Para saber se a sua produção de conteúdo está de acordo com a busca semântica, uma dica é você ler o texto em voz alta.
Utilize links internos
Adicionar links internos pode se tornar uma maneira de mostrar outros conteúdos que estejam relacionados com um textos em específico.

Fora isso, colocar links internos nos seus conteúdos é uma maneira de fazer com que o usuário vá de uma página a outra do seu site, o que aumenta a sua autoridade.

Já sabe o que é busca semântica? Então comece a seguir boas práticas!

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Como vimos neste conteúdo, a busca semântica está ligada às técnicas de SEO e a produção de conteúdo de qualidade.

Por esse motivo, é essencial que você siga dicas de SEO para que o seu conteúdo passe a posicionar nas primeiras páginas dos buscadores online, em especial o Google.

Desse modo, você consegue se tornar autoridade diante do competitivo mercado atual, além de conseguir aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços.

Quer saber mais? Então comece agora a sua produção de conteúdo SEO para dar valor à informação!

2019-07-08T11:36:13-03:00

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