Blog de UX: nosso top 5 para te inspirar e manter atualizado

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 31 de maio de 2022 | Atualizado: 31 de maio de 2022.

Blog de UX é uma ótima fonte de informação para os profissionais da área estarem ligados nas novidades de design, usabilidade, escrita e user experience. Que tal uma lista de blogs que são referências em UX?

Para ter sucesso, as empresas precisam se adaptar às mudanças de comportamento e consumo da sociedade. Esse processo passa a ser muito mais acelerado conforme avança a internet e sua velocidade.

Nesse sentido é impossível deixar de lado toda e qualquer estratégia digital, principalmente aquelas que focam diretamente na experiência do usuário.

Isso porque, se o usuário não tiver uma boa experiência com seu negócio desde o primeiro contato, a chance de permanecer interessado ou confiante para comprar algo é bem pequena.

Mas, afinal, o que é essa experiência do usuário? Qual é o melhor lugar para aprender a dominar essa nova arte? Neste conteúdo vamos falar mais sobre UX e os blogs que hoje são referência de mercado nesta área.

O que é UX?

o que é ux

Todo empreendedor deve se preocupar com a satisfação dos seus clientes e isso não é diferente quando falamos de estratégias digitais.

Foi pensando nisso que surgiu a “ciência” do UX (user experience). São recursos e técnicas dedicados diretamente a melhorar a experiência do público com os produtos.

O objetivo do UX é entregar aos usuários soluções agradáveis, desejáveis, intuitivas, atrativas e eficientes.

Isso não se limita ao ambiente online, mas a força de UX está em garantir que o uso de sites, aplicativos, softwares e afins aconteça de forma fluida, sem problemas e dificuldades.

É importante entender que a experiência do usuário diz respeito a uma série de atividades, por isso a estratégia é subdividida em especialidades como:

  • UX Research: focada em elaborar e realizar pesquisas com os usuários para identificar comportamentos, necessidades, dores etc.
  • UX Developer: foca no desenvolvimento de ferramentas e soluções para aplicativos, sites e afins;
  • UX Writing: área de redação especializada em melhorar a experiência do usuário quanto aos textos diretamente ligados à experiência do usuário;
  • Product Design: foca na parte visual dos produtos, softwares, aplicativos etc;
  • UX Strategy: se relaciona com a experiência do usuário a partir da estratégia da empresa;
  • Usability Analyst: responsável pela análise e viabilidade das soluções oferecidas;
  • Information Architect: visa estruturar todas as informações que serão entregues aos usuários, com foco em facilitar a interação.

Cada uma dessas ramificações da área oferece um universo de informações e novidades, mas como acompanhar tudo isso e quem são as referências para falar sobre esses assuntos?

Para te ajudar com esse questionamento criamos uma lista de blog de UX para você seguir. Confira no próximo tópico.

Blog de UX que você precisa acompanhar

Para te ajudar a se manter atualizado em relação à área de de User Experience, preparamos uma lista com UX blog que você precisa acompanhar. Confira!

Mergo

O primeiro UX blog que vamos falar é uma iniciativa da Mergo, escola especializada em cursos na área de UX.

O blog //ux.blog fala sobre design, usabilidade, user experience, User Research e, principalmente, sobre pessoas.

O foco é sempre fomentar discussões e reflexões que possam contribuir para o crescimento e o fortalecimento da comunidade de UX no Brasil.

UX Collective BR

O UX Collective BR é um blog de UX de publicação independente e sem fins lucrativos que é feito por designers para designers. Seu foco é dar voz aos profissionais ao redor do mundo.

Pensativos e criativos, os designers postam conteúdos no blog com temas do universo UX e Product Design para estimular o pensamento crítico dos profissionais da área.

The UX Blog

O blog de UX “The UX Blog” traz artigos e episódios de podcasts sobre UX Design, User Research e Design Thinking.

São mais de 19.800 profissionais inscritos e a troca de conhecimento é constante.

UX Planet

Não diferente dos demais, mas também com uma qualidade incrível de conteúdos, o UX Planet é um UX blog focado em materiais relacionados à experiência do usuário.

UX Studio

No blog UX studio, os designers e pesquisadores são incentivados a trabalhar ao lado de parceiros para criar experiências de usuário poderosas.

Além de administrar um blog de UX lido por mais de 30.000 pessoas em todo o mundo, a UX Studio escreveu um livro sobre design de produto

Eles também oferecem cursos profissionalizantes de UX, nos quais alguns alunos participam junto à equipe de professores depois de formados

Já encontrou o melhor blog de UX para se manter atualizado?

ux blog

Se você leu o conteúdo até aqui, além de entender o que é UX, ainda ganhou uma lista com 5 blogs incríveis para se atualizar e conhecer tendências do mercado.

Ter um UX blog para acompanhar e entender tudo que acontece no mercado é importante para se manter atualizado e entender também quais os próximos melhores passos a tomar.

Então não perca mais tempo, acompanhe o top 5 que fizemos para te inspirar e aprimore cada vez mais sua carreira e seus resultados.

E como se manter sempre atualizado é essencial para o sucesso de qualquer carreira, estratégia ou negócio, se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing, vendas e gestão, continue acompanhando o blog Ideal Marketing e se inscreva na nossa newsletter.

Quer saber mais sobre UX? Leia também:

UI – User interface e UX – User experience, o que é e por que aplicar essas técnicas em seu negócio

E-book gratuito da Ideal Marketing com 20 dicas de SEO para otimizar o seu site.