Início » Marketing » UI – User interface e UX – User experience, o que é e por que aplicar essas técnicas em seu negócio

UI – User interface e UX – User experience, o que é e por que aplicar essas técnicas em seu negócio

Publicado: 30 de agosto de 2018 | Por: | Atualizado: 12 de julho de 2019.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

O visual e experiência do seu site são tão importantes quanto seus produtos, então se não quiser ficar para trás na otimização de sua página descubra o que é a UI design e a UX design e saiba como você pode aplicá-las em seu negócio!

Como Crescer sua Empresa com Marketing Digital

Durante o processo de criação de sua página, é possível que você tenha ouvido falar em termos como a UI (user interface) ou a UX (user experience).

É possível que o programador do seu site até tenha aplicado alguma dessas funções otimizadas pela UI, e você nem faça ideia do porquê disso. Mas acredite, existe uma razão para isso.

Então se você quer saber o que é a UI design e a UX design e, assim, melhorar a experiência do usuário em seu site, descubra agora o que são essas siglas e para que elas servem.

E com o objetivo de facilitar a sua assimilação a respeita da user interface e da user experience, vamos dividir o assunto em tópicos, veja:

O que é UI e UX?

UI e UX

Os dois termos são constantemente confundidos devido a semelhança das siglas, e apesar da UI design ajudar a incrementar a UX design, elas não são a mesma coisa.

Por isso, saber a diferença entre UI e UX é importante para que você defina em cada um dos casos, quais as necessidades da sua empresa.

Sendo assim, vamos ao próximo tópico compreender agora mesmo essas distinções!

UI

A UI design, ou user interface, ou ainda em português design de interface do usuário, é tudo que o usuário tem a seu alcance visual e por meio de ferramentas e funções do seu site.

Ou seja, são todas as funções, layout, cta’s, textos e imagens presentes em sua página. Mas a função da user interface é fazer de todos esses itens, um conjunto de interações simples e fáceis de serem acessadas.

Isso pode ser por meio da otimização do seu site para mobile, ou um estudo de cores que ajudem a destacar informações mais importantes do site, ou até com o simples uso de uma fonte mais amigável.

Aliás, esses detalhes podem fazer a diferença na UI e, felizmente, é possível colocá-los em ação por meio de diversas técnicas, mas antes de você conhecer algumas delas, veja a diferença entre UI e UX, afinal, já dissemos a importância dessa compreensão, certo?

UX

Bom, a UX design, ou user experience, ou ainda design de experiência do usuário em português, é o termo que representa a experiência do cliente, seja ela virtual, visual ou não.

Isso porque a expressão refere-se a toda e qualquer sensação que o cliente tenha enquanto estiver em contato com sua empresa.

Essa experiência pode ser feita por meio da UI, também. Ou seja, de forma visual. Mas, não necessariamente isso é uma regra. Ambas as técnicas podem ser usadas separadas uma da outra.

Aliás, o envio de um brinde ou cartão junto de uma compra, são exemplos de UX, que representam inclusive o fato de que a UX design não depende do digital para ser exercida, diferentemente da UI.

Para entender melhor a UX e ver alguns exemplos, veja nosso conteúdo sobre o que é UX.

Como oferecer uma boa UI e UX ao seu usuário

Ofereça uma boa experiência

A UI depende da programação e do modo como é feita a distribuição das informações na sua página. Sejam elas feitas por meio de imagens, textos, layout ou conteúdo no geral.

Além disso, um conteúdo relevante pode ser o diferencial para identificar o que realmente precisa ser destacado pela user interface – UI.

Aliás, o método de UI pode ser favorecido por técnicas como o Inbound marketing que proporciona por meio de técnicas de conteúdo, o desenvolvimento dos melhores textos educativos para cada o público.

Se quiser saber mais sobre o que é inbound marketing, veja nosso guia completo sobre o tema.

Agora, vejamos algumas dicas específicas para UI design e UX design:

Linguagem

Linguagem

A linguagem de seu site, deve se adequar ao seu público para garantir a compreensão de todas as mensagens presentes na página.

Além disso, por mais que possa parecer interessante usar termos complicados no site, é melhor dar preferência a palavras mais claras e usuais.

Esse tipo de comunicação ajuda sua UI design porque assim você garante a compreensão do público geral, sem deixar seu cliente carente de informações.

É importante também encontrar um parâmetro de linguagem, incluindo a visual.

Atribua cores específicas no seu canal e reproduza novos conteúdos com elas, desde o layout da página, até as imagens gerais.

Essas atitudes aliadas a sua UI não só melhoram a user interface do site da sua empresa, como também auxiliam na criação de uma identidade visual digital para sua marca.

Associando, diretamente, sua empresa as cores de sua página.

Padrões

Como dito, para melhorar a UI por meio da linguagem, as repetições de padrões podem atribuir valor a sua marca, além de facilitar a user interface do seu canal.

Isso porque uma UI design que tenha funções semelhantes ao longo da página, podem ajudar a encontrar informações nos locais certos.

Imagine um site de vendas que em cada página coloca a descrição dos produtos em abas diferentes, dificultando a visualização e assimilação do visitante.

Pode até ser que o possível cliente encontre aquilo que procura, mas o estresse gerado nessa busca confusa pode mudar sua opinião sobre a compra.

Menos é mais

Como comentamos sobre o conteúdo, ele pode ser o diferencial para destacar as informações mais relevantes da sua página.

Por isso, quando se fala em conteúdo e UI design, menos é mais!

As informações certas, dispostas de maneira adequada, geram impactos diferentes se comparadas a um excesso de dados que podem confundir o usuário, ou desestimular a leitura e compreensão do material.

Além disso, esse conceito não se aplica somente a textos, mas também a todo o resto dos componentes da página, como imagens, layout, fontes, vídeos, referências e ícones.

Função x beleza

Função

Para fechar nossas dicas de como melhorar a UI design e a UX design do seu canal, sugerimos o seguinte: invista em funcionalidade!

Claro que não é para deixar sua página de qualquer jeito, ou sem identidade alguma. A ideia é só garantir que a função seja superior ou equiparável a beleza estética dos itens.

Isso porque um botão muito extravagante pode não ser bem recebido pelo visitante, ou se perder no meio do conteúdo.

Alguns dados podem ser inseridos em momentos diferentes para evitar sobrecarga de informações.

E a garantia de que tudo que está na página realmente precisa estar ali, é um meio de prevenir que o cliente se perca em algum momento durante a visita na página.

Aplique a UI UX em seu negócio

10 Dicas para Melhorar a Geração de Leads da sua Empresa e Vender Mais

O resultado que as técnicas de UI e UX podem causar no seu site vão percorrer desde a atração de novos leads e tráfego, até a melhoria da sua taxa de conversão.

Então não duvide do poder da UI design e da UX design! Pesquise maneiras de otimizar sua página com a user interface e já procure meios de melhorar a UX para proporcionar uma experiência superior aos seus clientes.

E mais: uma vez tendo colocado em prática as ideias de UI design e de UX design, faça testes A/B para poder ter certeza dos resultados obtidos em cada teste e com cada método aplicado.

Assim você pode ir moldando seu site aos poucos de acordo com os melhores dados, até obter o resultado desejado.

E se quiser ficar ainda mais craque nesse assunto, veja nosso conteúdo com as melhores técnicas de marketing digital para você incluir no seu negócio.

E não se esqueça de continuar acompanhando o Blog Ideal Marketing para novas dicas e conteúdos relacionados a UI. Saiba sempre como oferecer uma experiência de excelência e se destaque no mercado!

2019-07-12T13:59:50-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing