Como usar o mapa de calor (heat map) para a aumentar as vendas de sua empresa

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Publicado: 23 de outubro de 2018 | Atualizado: 28 de março de 2022.

O mapa de calor (heat map) pode ser a resposta para uma das maiores dúvidas da grande maioria das empresas que possuem um site e/ou e-commerce: como aumentar as vendas? Veja agora como essa técnica pode ser essencial para entender o comportamento do usuário no site do seu negócio.

Independente do estágio em que sua empresa está atualmente, uma coisa é certa, sempre é importante saber como melhorar as vendas.

Não só por aumento de lucros, mas por crescimento de posicionamento de marca. Ou seja, as vezes é melhor vender para mais pessoas por um valor menor, do que vender para um número menor de pessoas por um valor mais alto.

Afinal, assim você propaga a marca, o que a longo prazo vai permitir que você adeque o preço ao que deseja, sem perder clientes, pois eles já vão conhecer sua marca e produtos.

Então por isso, independente nos resultados atuais de sua empresa, é sempre bom conhecer algumas estratégias para ajudar a identificar e entender os hábitos dos clientes com sua marca.

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Sendo assim, se sua empresa possui um site, e não é possível que algum funcionário fique atento as ações dos possíveis clientes como em lojas físicas, o ideal é que você possa aplicar o mapa de calor.

Ele também pode ser conhecido como heat map, em inglês. Mas o que realmente importa é que ele vai apresentar exatamente onde os visitantes do seu site clicaram.

Mas calma, nós vamos te explicar tudo dentro dos seguintes tópicos:

O que é mapa de calor (heat map)?

Saiba o que é um mapa de calor

O mapa de calor de um site é uma espécie de avaliação de desempenho e comportamento que apresenta as áreas do site onde o visitante clica.

Então com um compilado de dados, ele aponta as áreas mais “quentes”, ou seja, que os clientes mais clicam.

Isso por meio de mapas qualitativos que variam entre cores intensas de vermelhos até o azul, que são os locais menos clicados.

As áreas vermelhas são as que atraem mais cliques e por isso devem ser um ponto de atenção.

As cores podem variar da maneira que vemos na tarja abaixo.

Veja um exemplo de mapa de calor

Mas isso é só uma básica lembrança sobre o que é um mapa de calor site, se quiser entender melhor sobre o que ele é e como funciona, temos um conteúdo mais profundo sobre esse exemplo de inteligência em marketing.

Nesse texto, vamos entender como o mapa de calor site pode ser um fator essencial para aumentar suas vendas.

Como mapa de calor pode ajudar a melhorar as vendas do seu negócio?

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Agora que já refrescamos a memória com o que é mapa de calor, ou heat maps, podemos ver quais as vantagens desta dentre as tantas técnicas de marketing digital para avaliação de desempenho.

Os mapas qualitativos que podem ser feitos com os mapas de calor vão te apontar quais são os lugares mais atraentes de seu site, mas é sua função saber o que deve ser absorvido dessas informações.

Ou seja, é preciso que a inteligência em marketing de sua empresa saiba ler os mapas de calor para que as informações sejam usadas de maneira útil.

Por isso veja alguns pontos de atenção quando for realizar a “leitura” de um mapa de calor site.

Teste A/B

Saiba como usar o mapa de calor e o teste A/B

Os mapas qualitativos podem ser a melhor maneira de observar os resultados dos seus testes A/B, afinal, assim você pode identificar com mais clareza quais itens foram eficientes na página e devem permanecer nela.

Com o mapa de calor apontando quais as áreas mais atraentes para o cliente, é muito mais fácil de realizar a avaliação de desempenho, sem ter que esperar por um período maior para verificar as mudanças nas vendas.

Isso acelera o processo dos testes, te dando a chance de ter seu site mais convidativo em um menor espaço de tempo, ou seja melhor experiência para o usuário e mais lucro para sua empresa.

CTA’s

Potencialize o poder do cta com a análise do mapa de calor

Os botões de call to action do seu site são com certeza uma das áreas que devem atrair maior atenção de quem navega na página.

Então um bom estudo dos seus mapas qualitativos pode apontar quais fatores podem ser responsáveis por afastar o visitante dos CTA’s de seu site.

Dessa maneira, assim como acontece com os testes A/B é mais fácil realizar uma avaliação de desempenho para entender como melhorar o imã dos seus CTA’s.

Talvez uma simples mudança de posição possa ser suficiente para que o botão seja o destaque da navegação do usuário.

Cabe a inteligência em marketing identificar baseado nos dados do mapa de calor site o que pode ser alterado sem perder a essência e facilidade de acesso para os possíveis clientes.

Estude os resultados

Faça análise de mapa de calor para melhorar os resultados da sua empresa

Por fim, agora que você já viu como o mapa de calor pode te ajudar a melhorar as vendas do seu site a partir da inteligência em marketing que vai estudar a avaliação de desempenho de sua página.

Então é chegada a hora de não só entender o que afasta seus clientes, mas de colocar em práticas as alterações para que esse cenário de rejeição mude.

Por isso, avalie fatores sabendo que é claro que a página inicial vai ter uma boa avaliação de desempenho nos mapas qualitativos.

Mas repare se ao longo do conteúdos, ou seja, mais para o fim das páginas, se o cliente ainda acompanha o página, caso contrário, pode ser que o conteúdo não tenha sido interessante o suficiente para ele ir até o fim da leitura.

Por isso a importância da inteligência em marketing, os mapas de calor site vão além de simplesmente mudar CTA’s de posição, é preciso entender os processos dentro da experiência do cliente enquanto navegava na página.

Então agora que você já conhece o mapa de calor – heat map – já pode começar a planejar a inserção desse método nas páginas de seu site.

E se além dessa você quiser outras dentre tantas técnicas de marketing digital, pode começar vendo nosso conteúdo sobre ferramentas para SEO e continuar acompanhando o blog Ideal Marketing para mais dicas.

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