Saiba o que é mapa de calor e como a avaliação de desempenho pode aperfeiçoar seus canais

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Publicado: 19 de outubro de 2018 | Atualizado: 26 de agosto de 2019.

Saber o que é mapa de calor é essencial em tempos de interação com o consumidor no ambiente digital. A inteligência em marketing promove essa avaliação de desempenho a qual te ajuda a aperfeiçoar, constantemente, as estratégias de seus canais online.

Você já sentiu que determinadas partes e elementos do seu site, blog etc distanciam o usuário e, por algum motivo desconhecido, o faz sair do seu canal ou migrar para outra parte da navegação?

Já suspeitou que um conteúdo em especial não estava conseguindo tanta interação ou que os leitores estavam ignorando botões importantes como os de call to action (CTA), por exemplo?

Todas essas impressões são normais e qualquer empresário que tenha uma página na internet precisa separar um tempo para tais observações, afinal, o canal não foi criado à toa, certo?

Seja um e-commerce, site, blog, canal interativo etc é preciso se empenhar para que ele atraia e mantenha a atenção do usuário do começo ao fim.

Mas isso só é possível por meio de análises e testes.

É necessário detectar quais são as abas e conteúdos nos quais os usuários mais depositam tempo e interação.

Assim você encontra também as partes que precisam de ajustes ou um simples posicionamento mais estratégico.

Mas como saber onde meus possíveis clientes mais clicam ou em quais materiais eles não encontraram tanta utilidade?

Essa descoberta é possível ao saber o que é mapa de calor!

Vamos conhecê-lo agora mesmo e saber como funciona. Confira:

O que é mapa de calor?

Entenda o que é mapa de calor

Bom, para pensarmos sobre o que é mapa de calor é preciso pensar em análise de dados e avaliação de desempenho.

Mapas de calor ou heat maps para site como também são conhecidos, são instrumentos da tecnologia os quais analisam quais partes da sua página mais estão atraindo a atenção do usuário e quais estão “frias”.

Um bom programa de mapeamento de calor rastreia os movimentos de um mouse, identificando, por exemplo, por quanto tempo ele ficou parado em determinada aba, quando passou por um CTA e não clicou, quando retornou a página anterior etc.

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Nós tendemos a usar o cursor do mouse como um dedo na página para marcar onde lemos, mas também usamos quando estamos considerando, parando no meio do pensamento para decidir a antiga pergunta: clicar ou não clicar?

Ou seja, ao saber o que é mapa de calor e acompanhar os movimentos do mouse de seus visitantes, as opções que eles mais estão considerando, o que pode estar confundindo ou desestimulando, você também verá, muito claramente, onde sua página não está funcionando e como melhorar.

Como ele funciona?

Depois de saber o que é mapa de calor é claro que você deve estar se perguntando como ele funciona.

Bom, não há nenhum segredo muito grande por trás disso tudo.

As ferramentas responsáveis vão analisar o movimento do mouse em todas as partes por onde ele passar e vão diagnosticar o volume de fluxo e interação no local por meio de cores.

As áreas vermelhas, por exemplo, são quentes. Isto é: representam os elementos nos quais os visitantes mais estão pairando com o mouse.

Entenda melhor observando a ilustração a seguir:

Veja como o conceito de o que é mapa de calor funciona na prática

As outras cores representam, é claro, outros status, como áreas frias, intermediárias etc.

Mas não se preocupe em decorar tudo agora, pois os instrumentos de análise possuem as informações exatas sobre as cores e seus significados.

Conheça a fundo os pontos estratégicos da sua página!

Use o conceito de o que é mapa de calor para análises mais completas

Saber o que é mapa de calor é essencial hoje em dia. Muitas empresas estão investindo em vendas por e-commerce e, principalmente, na divulgação de sua marca por meio de canais online.

Isso significa a procura da atenção e interação dos possíveis clientes nesses canais.

Mas como saber se determinado CTA está conquistando cliques, como saber se aquela aba está sendo útil para a navegação do usuário?

Tudo isso pode ser analisado, mensurado e até traduzido em gráficos para uma melhor visualização.

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Assim, você conhece os pontos chave que podem ser destacados e outros a serem repensados.

Ou seja, como empreendedor, você pode usar essas informações para tornar suas ofertas mais estratégicas, descobrir as preferências da sua base de usuários e adaptá-las de acordo com a navegação deles.

Como designer ou redator, você pode usar esses dados para criar peças mais conversivas as quais merecem destaque visual para obter mais atenção.

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