Vendarketing: tenha resultados incríveis alinhando os setores de marketing e vendas

Vendarketing: tenha resultados incríveis alinhando os setores de marketing e vendas

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Publicado: 3 de março de 2020 | Atualizado: 5 de março de 2020.

Vendarketing (ou vendas + marketing) é a estratégia que você precisa para aumentar seu potencial de geração de receita.

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Já pensou em unir dois dos principais setores geradores de receita da sua empresa?

Estamos falando do alinhamento entre Marketing e Vendas, conhecido como Vendarketing.

Mas afinal, o que essa junção pode representar na prática? Você consegue imaginar?

Preparamos este conteúdo para te explicar como aplicar essa metodologia em seu negócio e ter resultados ainda melhores do que já teve ou imaginou!

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O que é Vendarketing

Você ainda não sabe o que é Vendarketing? Bom, estamos aqui para te salvar.

A estratégia de Vendarketing se baseia na junção de dois termos e áreas: Vendas e Marketing.

Seu objetivo é manter o alinhamento e proximidade entre Marketing e Vendas para que ambos consigam extrair o máximo de suas atividades, aumentando o potencial de geração de receita de um negócio.

Mas, embora pareça, Vendarketing não é uma novidade para muitas empresas de sucesso.

Isso porque Vendarketing já é conhecido há muito tempo por outros países: em inglês é chamado de Smarketing, que também é a junção de Vendas (Sales) e Marketing.

Mas no Brasil, essa realidade vem ganhando cada vez mais o mercado aos poucos, pois os empreendedores já começaram a entender os benefícios de ter Marketing e Vendas como aliados.

E para entender ainda melhor como essa junção de Vendarketing funciona na prática, precisamos entender como é o trabalho de cada um desses times: marketing e vendas.

O papel de Marketing e Vendas em um negócio

É bem simples entender a função de uma equipe de vendas: como o nome diz, o foco é fazer a empresa vender.

Porém, quando se fala em marketing, as respostas sempre variam entre fazer com que a empresa seja conhecida, criar anúncios para potencializar os resultados da equipe de vendas, cuidar dos canais de comunicação da empresa e outras diversas estratégias voltadas ao consumidor e a visão da marca no mercado.

E de fato todas essas ações e outras são possíveis para uma equipe de marketing, mas esse setor basicamente é o meio de atingir um objetivo geral: fazer a empresa vender mais!

Então, consegue perceber como vendas e marketing têm o mesmo objetivo final, por mais que atuem em diferentes atividades? A diferença está na forma como cada equipe executa sua função.

Por isso é tão importante os dois times estarem bem alinhados. Aí entra o que o mercado vem chamando de Vendarketing.

Porque utilizar técnicas de Vendarketing

O básico já foi bem explorado até aqui, certo? Você já deve ter percebido que o principal objetivo do Vendarketing é manter o alinhamento entre as equipes de vendas e marketing.

Mas por que isso é tão importante? Entenda a partir de agora:

Para melhorar a experiência dos seus potenciais clientes

O primeiro ponto atingido na sua empresa com o alinhamento de marketing e vendas com uma estratégia de Vendarketing é a experiência dos seus potenciais clientes.

Isso porque se torna possível alinhar o discurso. Tanto em marketing quanto em vendas, seu lead deve sentir que está falando com a mesma empresa, sem quebra de expectativas, ou troca de informações erradas.

Para melhorar a comunicação entre as equipes

Com o alinhamento entre marketing e vendas, o Vendarketing, os dois times estarão mais próximos e, com isso, alinhados também em relação às entregas de resultados.

Desse modo, a passagem dos leads pelo funil de vendas é agilizada, assim como a resolução de problemas.

Isso porque as equipes conseguem, assim, trabalhar de forma mais eficiente e na mesma direção.

Para garantir que você não perca nenhuma oportunidade

Outro ponto importante do Vendarketing é o impacto nas metas da sua empresa. Você pode achar que “quanto mais leads melhor”, mas essa frase não é uma verdade.

Saiba que a melhor meta que um time de marketing pode ter é gerar o número de oportunidades que o time de vendas precisa e dá conta.

Pois gerar oportunidades a mais do que sua equipe é capaz de atender pode prejudicar seus resultados a longo prazo, já que esses leads esfriam, ou seja, não estarão mais tão preparados para realizar uma compra quanto antes.

Neste ponto, a estratégia de Vendarketing ajuda a equilibrar essa balança, sem perdas de oportunidades e atingindo o máximo potencial da sua empresa.

Para estabelecer metas realistas

Para estabelecer metas é necessário ter métricas. Assim, você saberá exatamente quantas oportunidades o seu time de marketing consegue gerar e como elas se convertem em vendas.

Apenas dessa forma você poderá calibrar as sua ações e apostar no que está trazendo resultados positivos e deixar de investir em tudo que está gerando retornos negativos.

Para ter previsibilidade

Ao apostar na estratégia de Vendarketing, você ainda ganha em previsibilidade, o que afeta diretamente a saúde financeira do seu negócio.

Isso porque será possível calcular quanto o seu time irá gerar de receita nos próximos meses, agindo sempre de maneira preventiva.

Ou seja, você sempre saberá exatamente o que precisa fazer e onde precisa investir para vender mais!

Como aplicar o Vendarketing na sua empresa

Após saber quais são os benefícios da estratégia de Vendarketing para o seu negócio, é hora do próximo e tão importante passo: saber como colocá-la em prática!

SLA

Aqui está o divisor de águas para os seus times de vendas e marketing, o SLA, ou Service Level Agreement. Essa é basicamente a essência de Vendarketing.

É um conjunto de regras que evita fatores subjetivos capazes de fazer um time culpar o outro, caso objetivos não sejam alcançados. Conheça alguns exemplos:

No caso de Marketing, é necessário a captação de dados como, por exemplo:

  • Definir quais informações fazem um lead válido para vendas;
  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Se tem ou trabalha em uma empresa com mais de 10 funcionários;
  • Ter um faturamento mínimo de R$ 100 mil/mês;
  • Com isso, gerar mensalmente 100 leads válidos para o time de vendas.

No caso de Vendas, é necessário agir como, por exemplo:

  • Entrar em contato com cada lead em no máximo 1h após ela ser passada pelo marketing;
  • Tentar pelo menos 4 conexões antes de desistir de um lead.

Quando regras assim estão bem definidas, os papéis de cada departamento ficam claros e mensuráveis.

Por último, lembre-se de avaliar os SLAs de Vendarketing de tempo em tempo, para ver se é possível melhorá-los para que tragam resultados ainda melhores.

Reuniões periódicas

Para garantir que esse alinhamento de Vendarketing não se perca, realize pelo menos uma reunião a cada 15 dias. É muito fácil voltar ao modo anterior e perder todas as intervenções feitas.

A partir daí, é importante saber se as métricas estão acompanhando bem os objetivos do mês, como está a qualidade das oportunidades geradas e como os times podem se ajudar.

Alinhamento de métricas

Todas as pessoas envolvidas no alinhamento entre marketing e vendas (Vendarketing) devem ter objetivos específicos e numéricos.

Além disso, a performance de cada departamento em cada etapa do processo deve ser medida para que seja possível entender pontos de falha e oportunidades.

E aí, pronto para se jogar no Vendarketing?

Neste conteúdo você aprendeu muito sobre a estratégia de Vendarketing e que o alinhamento entre marketing e vendas é uma estratégia que pode levar seu negócio aos melhores resultados.

Primeiramente, conceituamos a estratégia de Vendarketing que une vendas e marketing, além do papel de cada uma das funções.

Na sequência foi a vez de saber como utilizar a técnica e como ela pode estar, na prática, dentro da sua empresa!

E agora que você já é um expert em Vendarketing, que tal aprender ainda mais e conhecer estratégias para geração de resultados melhores ainda?

Acesse Como Implementar um processo de Inbound Marketing e Inbound Sales e descubra com melhoras ainda mais seus resultados, assim como as grandes empresas do mercado.

Bons negócios!

2020-03-05T14:33:56-03:00

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