Conheça as vantagens da computação em nuvem e facilite o acesso de arquivos importantes

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 11 de outubro de 2018 | Atualizado: 27 de novembro de 2019.

Você sabe como as vantagens da computação em nuvem podem beneficiar os processos do seu negócio? Chegou a hora de armazenar arquivos com mais segurança e praticidade.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

A modernidade gerou no ser humano uma necessidade de urgência jamais vista.

Antigamente, conseguíamos esperar, estimular com mais sabedoria o pensamento e trabalhar com calma para alcançar os objetivos.

Hoje em dia a dinâmica mudou: as coisas que queremos precisam acontecer de forma mais acelerada.

E é claro que isso tem a ver com diversos fatores, como o avanço da tecnologia e a intensidade das relações humanas e das relações entre empresa e consumidor também.

Para atender a toda essa urgência e modernidade, diversos mecanismos foram criados. Muitas facilidades foram inseridas principalmente no contexto empresarial.

Esses mecanismos trazem praticidades essenciais para rotina diária, o objetivo é que os processos e cotidiano, de modo geral, fluam de forma mais otimizada.

A computação em nuvem, por exemplo, é um desses casos que veio para alterar positivamente o hábito de armazenamento feito por pessoas e empresas.

Isso porque ela nos permite salvar arquivos online, eliminando a necessidade de ocupar a memória nos dispositivos que usamos.

Muito bom, não é mesmo? Saiba mais com o conteúdo a seguir sobre as vantagens da computação em nuvem.

Vamos relembrar o que é computação em nuvem

vantagens da computacao em nuvem

Conforme explicamos no material sobre o que é computação em nuvem ou cloud computing, trata-se do armazenamento e compartilhamento de arquivos por meio da internet.

São utilizadas plataformas as quais permitem que seus usuários acessem os dados armazenados a qualquer momento e lugar, para isso é preciso, claro, conexão à internet.

Esses dados podem ser divididos com outras pessoas tanto por meio do acesso direto à ferramenta de computação em nuvem escolhida, como por meio do envio de um link que também dá acesso aos arquivos desejados.

Vantagens de guardar arquivos na nuvem

vantagens da computacao em nuvem arquivos

São diversas as vantagens da computação em nuvem, a praticidade de acesso à arquivos sem a necessidade de ocupar a memória de dispositivos já representa um grande avanço.

Mas existem ainda outros benefícios que também merecem destaque:

Começamos citando a redução de custos, pois há uma grande diminuição nos gastos com energia, por exemplo, como no-break ou gerador, ar condicionado e segurança física dos equipamentos.

Além disso a economia de espaço também merece atenção, afinal há tempos já vemos a diminuição de papéis e documentos físicos em geral, estes passaram a ser armazenados em máquinas.

Com as vantagens da cloud computing até mesmo essas máquinas ganham mais espaço, afinal, como dissemos, o armazenamento acontece em ferramentas online, deixando livre a memória de máquinas e dispositivos.

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de gestão empresarial

Você também contará com uma alternativa super flexível. Isso porque os serviços de computação em nuvem são completamente adaptáveis aos diferentes tipos de empresa e as possíveis oscilações existentes em qualquer mercado.

Além disso, ao escolher as vantagens da computação em nuvem, faz-se uma previsão e planejamento inicial das necessidades do negócio.

A atualização constante também é um benefício a ser valorizado. Afinal, hardwares se tornam defasados e com o tempo já não é possível fazer certos ajustes importantes.

Já com o armazenamento em nuvem essa realidade fica para trás. Será responsabilidade dos serviços contratos zelar pela atualização dos produtos, incluindo atualizações de segurança, inclusive.

A possibilidade de realizar backup de uma enorme quantidade de dados, instantaneamente, torna as vantagens da computação em nuvem uma realidade ainda mais incrível.

Afinal, as informações da sua empresa estarão a salvo, podendo ser facilmente recuperadas a qualquer momento.

E por fim destacamos o aumento da colaboração e integração geradas por essa nova alternativa.

Antes, para que alguém da equipe tivesse acesso a determinado documento seria preciso compartilhá-lo por meio de algum canal, e ele seria baixado como uma espécie de “cópia”.

Agora, com um simples link de acesso, por exemplo, é possível que muitas pessoas tenham acesso ao arquivo. E você pode determinar, ainda, o tipo de acesso permitido: somente visualização, edição etc.

Leve sua empresa ao topo da era moderna

e-book gratuito Ideal Marketing como otimizar a produtividade

Hoje você agregou mais conhecimento para ajudá-lo na difícil missão de administrar empresas em tempos que alteram processos, expectativas e hábitos.

Por isso conhecemos as vantagens de guardar arquivos na nuvem

Vimos que não há motivo para superlotar a memória dos seus dispositivos sendo que agora é possível guardar arquivos importantes de forma online e compartilhada.

Relembre agora as principais vantagens da cloud computing:

  • Redução de custos;
  • Economia de espaço;
  • Flexibilidade;
  • Dinamismo;
  • Atualização constante;
  • Capacidade de recuperação;
  • Aumento da colaboração;
  • Integração.

E para conhecer mais facilidades como essas, as quais poderão melhorar processos em seu negócio tornando-o mais moderno e funcional, não deixe de continuar acompanhando o blog da Ideal Marketing.

Compartilhe nas Redes Sociais!