Conheça as 7 melhores ferramentas para validar seo

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 6 de dezembro de 2018 | Atualizado: 17 de outubro de 2019.

Validar seo é uma das tarefas mais importantes para quem trabalha com Marketing Digital. Afinal, só quem procura fazer uma otimização de site consegue um bom posicionamento e atrai mais visitantes. Conheça as 7 melhores ferramentas do mercado e se destaque da concorrência!

Quem trabalha com Marketing Digital sabe que para se destacar da concorrência é preciso ter uma página na web consolidada.

Isso porque é por meio dela que você consegue atrair mais visitantes e ainda deixar uma boa impressão da sua empresa neles.

Mas para isso, é necessário investir em algumas técnicas de otimização de sites a fim de proporcioná-los uma experiência agradável, não é mesmo?

Isso sem contar que os mecanismos de busca ainda verão com bons olhos essa atitude e te recompensarão com um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

E nós sabemos que quem aparece entre os primeiros colocados atrai ainda mais visitantes!

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Mas para aproveitar todos esses benefícios, é preciso contar com uma boa ferramenta seo. Confira os próximos tópicos e conheça as melhores opções do mercado:

1. Google Analytics

A primeira opção de ferramenta para validar seo é o Google Analytics, plataforma do mecanismo de busca o qual te permite acompanhar as principais métricas, como, por exemplo:

  • URL’s mais acessadas;
  • Tempo médio de permanência;
  • Número de sessões diária, semanal e mensal etc.

Para isso, o Google Analytics permite a aplicação de filtros para comparação dos dados, o que facilita o acompanhamento da performance de acordo com o tempo e objetivo.

Ou seja, pensando na otimização de sites, a ferramenta do mecanismo de busca é uma ótima opção.

2. Google PageSpeed Insights

O Google PageSpeed Insights é uma ferramenta bem intuitiva do mecanismo de busca o qual tem como objetivo avaliar o tempo de carregamento de um domínio.

Isso porque o tempo que um site leva para carregar é um fator importante para os usuários que demandam cada vez mais agilidade das páginas para um experiência melhor.

Dessa forma, o PageSpeed Insights te ajuda a conferir o desempenho do seu domínio e assim investir na otimização de site.

Sem dúvidas o PageSpeed Insights é uma ótima opção, mas o Google ainda te dá mais uma alternativa para fazer o diagnóstico seo da sua página.

3. Google Search Console

Assim como as outras duas opções para validar seo, o Search Console Insights também é uma ferramenta do Google para otimização de site.

Com ela é possível acompanhar dados relevantes para blogs, como as buscas que levaram usuários até o seu blog, links indesejados, erros encontrados na sua página.

Assim é possível corrigir esses problemas e agilizar a indexação do seu site para resultados melhores de seo marketing.

Viu só como não faltam opções para fazer um diagnóstico seo da sua página?

4. Majestic SEO

Entre as ferramentas seo, o Majestic é uma opção voltada a análise de backlinks.

Entre as métricas disponíveis, estão o número total de backlinks, principais domínios de referências, principais páginas referenciadas etc.

Por isso, o diagnóstico se Majestic ajuda a definir a qualidade de um domínio, especialmente para estabelecer prioridades de link building.

Para isso ele oferece o serviço de forma gratuita se for para verificar o próprio site, enquanto para avaliar páginas concorrentes é preciso assinar um dos planos disponíveis.

5. MozBar

A quinta opção de plataforma de validar seo, a MozBar, na verdade é uma extensão para navegadores para avaliar a qualidade daquela página.

Para isso, ela verifica diversos fatores, como número e qualidade de backlinks, posicionamento orgânico e consistência do site.

Depois, uma nota de 0 a 100 é atribuída: quanto mais alta a nota, mais confiável aquele domínio é.

E por ser uma simples extensão, essa é uma ótima opção para fazer o diagnóstico seo da concorrência e melhorar a estratégia de otimização de site da sua empresa.

6. Screaming Frog SEO Spider

O Screaming Frog SEO Spider é um excelente opção para validar seo e fazer otimização de sites, pois com ele é possível fazer uma auditoria completa e identificar erros em múltiplas URLs.

Como esses equívocos podem prejudicar o posicionamento nos mecanismos de busca, é importante contar com uma ferramenta seo que identifica as falhas, deixando apenas o trabalho de corrigi-los.

A plataforma, bem intuitiva para se realizar um diagnóstico seo, até disponibiliza uma versão gratuita, mas ela vem com algumas limitações.

7. SEMrush

Uma das principais ferramentas para otimização de site, o SEMrush é uma ótima opção para monitorar a sua página.

Para isso, basta digitar o seu domínio para ter acesso a dados essenciais, como, por exemplo:

  • as principais palavras-chave que trazem tráfego para o seu site;
  • quais palavras-chave o seu conteúdo está posicionado;
  • número e análise de backlinks etc.

E todas essas informações são apresentadas em tabelas completas, com gráficos para facilitar o acompanhamento dos dados.

Além disso, como outras ferramentas de validar seo apresentadas aqui, com o SEMrush é possível analisar também as características dos domínios da concorrência.

Já sabe como validar seo? Então mãos à obra!

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Nesta publicação você viu que contar com uma boa ferramenta para validar seo é essencial para o sucesso da sua estratégia de marketing digital.

Isso porque elas permitem que os profissionais da área acompanhem de perto o desempenho da sua página e consiga pensar nas melhores soluções para otimização de sites.

Para isso, te apresentamos aqui as 7 melhores ferramentas para validar seo, assim a sua tarefa fica muita mais fácil!

E se quiser mais dicas sobre Marketing Digital, confira o blog da Ideal Marketing.

Compartilhe nas Redes Sociais!