Como o setor de Customer Success pode ajudar a fidelizar clientes
Publicado: 13 de março de 2019 | Atualizado: 12 de agosto de 2019.
O Customer Success pode ser a área que falta para garantir mais clientes satisfeitos em seu negócio, evite cancelamentos e ainda aumente seus resultados!
Por que o Customer Success é tão importante para o sucesso nas vendas
A área de Customer Success ou, em português, sucesso do cliente, é responsável por oferecer um atendimento diferenciado ao cliente.
Esse tipo de profissional, também conhecido como CS, precisa entender a real necessidade do cliente, estabelecendo uma relação de confiança que abra espaço para a fidelização.
Mas se levarmos ao pé da letra, essa já não é, por princípio, a obrigação de toda empresa?
Infelizmente, para muitos negócios, não.
Isso porque alguns empreendedores ainda possuem a mentalidade focada apenas em resultados financeiros, não entendendo que fidelizar clientes e mantê-los como consumidores ativos da marca gera menos custos se comparado ao valor da aquisição de um cliente novo.
Esse é o diferencial do profissional de Customer Success, responsável por pensar, antes de qualquer coisa, na experiência e no sucesso do cliente que utiliza seus serviços ou produtos, de modo a promover a melhor experiência de compra para que ele sinta-se acolhido do primeiro momento até perdurar a relação com a empresa.
O que não pode faltar no setor de Customer Success
Com certeza a premissa básica de um setor de Customer Success é a proximidade à jornada de compra do cliente.
Esse profissional deve acompanhar o cliente durante todo o percurso dele com a empresa.
Abrindo espaço para um feedback de mão dupla no qual o cliente possa se sentir à vontade para opinar, oferecendo um suporte funcional, isto é, atendendo ele efetivamente quanto às suas necessidades, e demonstrando estar engajado durante toda a jornada do cliente.
Acredite, a partir dessas técnicas, as chances de fidelização são enormes.
Para isso, não se esqueça de treinar uma equipe especializada, o atendimento ao cliente deve ser referência na sua empresa.
E quanto mais canais abertos, melhor! Ou seja, disponha atendimento por meio de ligações, chats online, e-mails etc.