Sistema de automação comercial: saiba como as ferramentas podem ajudar sua empresa a se tornar líder de mercado

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Publicado: 8 de maio de 2018 | Atualizado: 5 de julho de 2019.

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Implementar um sistema de automação comercial na sua empresa é o que faltava para você conseguir matar até dois leões por dia. Imagine uma ferramenta capaz de aumentar as suas vendas e reduzir seus custos de produção? Vamos apresentá-la agora!

Sistema de automação comercial

Em um mercado cada vez mais parecido com um campo de batalha, o qual todo dia é uma guerra a ser vencida, as empresas investidoras em soluções de automação comercial para otimizar processos internos são as que costumam se destacar sobre as demais.

Por isso adotar um software automação comercial é importante para otimizar seu tempo com a automatização de atividades as quais antigamente eram realizadas de forma manual.

Ou seja, o que poderia demorar dias para ficar pronto, hoje é concluído dentro de algumas horas.

Para tanto, o sistema de automação comercial deve ser implantado cuidadosamente, só assim será possível organizar e alavancar suas vendas, reduzir custos e ainda direcionar pessoas à funções mais importantes.

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Mas antes de perder o sono preocupado em como implantar um serviço de automação comercial na sua empresa, confira essas dicas para começar a usar a solução sem cair em alguma armadilha:

O que é um sistema de automação comercial?

sistema de automação comercial

Calma! Ouvir um palavrão desse pode até dar a impressão de que é um bicho de sete cabeças, mas prometo que não é.

Apesar de ter um nome comprido, o sistema de automação comercial nada mais é do que um programa de computador desenvolvido para facilitar atividades empresariais do dia a dia, sejam elas administrativas ou operacionais.

Se você tem uma agência de marketing, por exemplo, e um dos seus clientes vende um aplicativo de gestão financeira e por meio de conteúdos relevantes você tenta convencê-lo da importância de ter essa novidade em seu negócio. Pode ser uma prática a ser automatizada, sabia?

De acordo com o consumo de conteúdo de um potencial cliente, materiais podem ser disparados automaticamente, sem algum funcionário precisar parar e realizar esta tarefa. Basta configurar a ferramenta para o disparo.

Viu como pode ser mais simples?

Mas não se deixe levar pela simplicidade e não comece a achá-la uma ferramenta comercial desnecessária. Veja por que investir nessa solução no tópico a seguir.

Por que implementar um software de automação comercial?

Se sempre ouvimos que errar é humano, por que não investir em algo capaz de reduzir a mais simples até as mais complicadas das falhas?

E essa é apenas a primeira das razões pelas quais se deve implementar um sistema de automação comercial.

Um outro motivo para investir nessa solução, e que vai fazer os seus olhos brilharem, é a otimização da rotina de trabalho, você vai conseguir reduzir o quanto gasta para manter o seu negócio funcionando.

Quando não se otimiza processos você precisa de mais pessoas ou mais tempo para executar algumas tarefas.

E isso gera mais custos ao seu empreendimento, ou seja, também se trata de uma alternativa para amenizar os investimentos financeiros do seu negócio.

Assim, com um processo de produção mais organizado e com boa saúde financeira, é possível organizar suas vendas e atender melhor o seu cliente, obtendo um lucro maior.

Quer saber quais outros benefícios um software desse pode oferecer ao seu negócio? Confira!

Conheça os benefícios de usar um sistema de automação comercial

software de automação comercial - benefícios

Você já se viu em uma situação na qual ficou queimando os neurônios tentando enxergar qual era o problema que minava a sua renda?

Se você usasse um sistema de automação comercial, esse tempo desperdiçado passando nervoso poderia ser gasto fazendo o seu hobby preferido.

Sim, é verdade!

Com ele você teria um relatório completo da performance de todas as atividades. Uma simples analisada e pronto, já saberia o ponto destoante.

Essa é uma das vantagens de se instalar uma programação automação comercial. Ela não só te ajuda na administração do seu negócio como também auxilia na tomada de decisões.

E se não bastasse, com um software automação comercial é possível até melhorar o seu relacionamento com o consumidor, porque ele possui ferramentas de criação de ações a fim de fidelizar clientes.

Se quiser saber quais são as opções do mercado dessa solução comercial para aumentar a produtividade e a rentabilidade da sua empresa, veja em seguida.

No carrinho de compras: as opções no mercado para automação comercial

sistema de automação comercial - alternativas

Hoje em dia existe uma infinidade de opções no mercado para quem deseja elevar a sua empresa de nível.

Podemos citar como exemplo o C-Plus 4, da VVS Sistemas, o ACSN, o Heflo, o Gestão Click…

Se a quantidade de opções assustar, não se desespere!

Você pode ainda pedir conselhos para um consultor da área ou conversar com as empresas focadas em automação enquanto faz uma pesquisa de mercado. Para isto, basta entrar em contato com cada uma delas.

Mas em hipótese alguma feche qualquer negócio com dúvidas. Lembre-se: é a vida da sua empresa que está em jogo. Faça como um bom médico e não entre em centro cirúrgico sem estar preparado.

E agora? Saiba como implementar a solução na sua empresa

automação comercial - implementação

Independente do caminho escolhido, na hora de selecionar qual solução colocar no carrinho de compras, você deve ter em mente algumas coisas:

Orçamento

Esse é o primeiro passo. Antes de qualquer tomada de decisão, você já deve ter definido o quanto poderá gastar com essa solução.

Assim, todas as outras escolhas ficam mais fáceis de serem feitas.

Conheça as suas necessidades

Um software de automação pode vir com um milhão de ferramentas, mas você saberia dizer se todas elas vão ser úteis ao seu negócio?

Conhecer as suas necessidades te ajuda a escolher a melhor solução e proporcionar a sua empresa todos aqueles benefícios mencionados anteriormente.

Assim, você fará um bom uso do seu precioso dinheirinho seja bem gasto, evitando desperdícios.

O software escolhido oferece versão gratuita para teste?

Leve em consideração essa pergunta quando for fazer a sua escolha, principalmente se for o seu primeiro contato com uma ferramenta do tipo ou se não tem certeza das suas necessidades.

Assim, você pode ficar mais tranquilo e ter a certeza da escolha e comprar a solução certa para o seu negócio, e não mais um problema.

Qual a linguagem usada?

Não adianta nada ter um dos softwares de automação mais atuais se ele tiver uma linguagem toda complicada e ninguém da equipe conseguir entender.

Por isso, opte por aqueles que usam o BPMN, sigla do termo em inglês Business Process Modeling Notation, Notação de Modelagem de Processos de Negócio em português.

Ele é a forma de notação de modelagem de processos mais usada no mundo à toa. Sua interface simples ajuda as empresas de todos os tamanhos a aproveitarem todos os benefícios desse tipo de sistema comercial.

Acessibilidade

Hoje em dia é impensável comprar qualquer serviço o qual não dê para acessar de um dispositivo móvel. Por isso é importante apostar em uma alternativa que ofereça um design responsivo, ou seja, que se adapte a diferentes tamanhos de telas.

Se a ferramenta ainda não oferecer a opção de salvar em nuvem todos os dados, a fim de evitar perda de informações por problemas técnicos, também não será uma escolha interessante.

Por isso não se esqueça de fazer essa checagem antes de fechar o negócio, você não vai se arrepender.

Implantação

Se você acha que a parte mais difícil já passou, está completamente enganado.

Depois de escolhida e comprada a solução comercial com a empresa de automação da sua preferência, é hora de acompanhar a implementação da mesma na sua empresa.

Além disso, faça toda a sua equipe participar do treinamento. A ferramenta de automação comercial não fará milagres sozinha se não a usarem corretamente.

Serviço ao cliente

O momento da implantação é ótimo e pode tirar todas as dúvidas sobre a solução, mas e se depois do término você lembrar de mais algumas questões?

E se der algum problema e só a assistência técnica é capaz de resolver?

Por isso, não se esqueça de levar essa assessoria em consideração quando estiver analisando as empresas fornecedoras de serviço para automação empresarial.

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Agora é com você!

Depois desse guia completo de como implementar um sistema de automação comercial, você já está pronto para elevar o nível da sua empresa.

Além disso, também apontamos os motivos e benefícios pelos quais sua empresa não pode deixar de investir em um bom sistema de automação.

E não foi só isso.

Quando falamos de soluções inovadoras a fim de alavancar os resultados de empreendimentos, escolher a melhor alternativa não é uma tarefa tão fácil assim.

Por isso também apontamos os pontos aos quais você deve se atentar quando for tomar esta decisão. Afinal, não será nada bom à saúde financeira do seu negócio se essa escolha for equivocada, não acha?

E se a dúvida bater, basta lembrar: o blog da Ideal Marketing estará aqui e poderemos auxiliar com esse e outros conteúdos.

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