Tenha sua marca presente em um shopping virtual e aumente suas vendas facilitando a vida dos seus clientes!

//Tenha sua marca presente em um shopping virtual e aumente suas vendas facilitando a vida dos seus clientes!

Por: | Publicado: 17 de maio de 2018 | Atualizado: 6 de maio de 2019.

Shopping virtual é um termo utilizado para se referir aos marketplaces, plataformas onlines usadas para comercializar produtos de diversas empresas. Entenda como funciona esse tipo de ferramenta e aumente suas vendas por estar presente em todos os canais onlines possíveis!

[E-Book Grátis] Guia definitivo para aumentar as vendas

Vender pela internet já é uma tendência mundial há um bom tempo! Podemos embasar essa constatação com dados divulgados pela ferramenta de inteligência para e-commerce NeoAtlas, na qual foi divulgada, por meio da pesquisa E-Commerce Radar, o crescimento de 12% nas compras pela internet em 2017.

Ou seja, uma das melhores formas de estar bem posicionado nesse cenário em grande ascensão, é investindo em um shopping virtual, um tipo de plataforma que permite que outras empresas comercializem seus produtos por meio dela.

Aliás, existem diversos exemplos de lojas virtuais funcionando dessa forma, desde as mais famosas e que vendem qualquer tipo de produto, como lojas virtuais que vendem tênis, lingerie, roupas de academia, etc, até às mais segmentadas e destinadas a públicos específicos.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir se vale a pena investir em um shopping virtual?

Então confira nosso conteúdo até o final e saiba tudo sobre o tema!

Antes, confira os tópicos que iremos abordar:

O que é um shopping virtual?

shopping virtual-conceito

Para te explicar o que é um shopping virtual, vamos usar como exemplo um shopping comum, aquele com cinema e praça de alimentação, sabe?

Esse local é composto por várias empresas que vendem produtos de segmentos diferentes.

Dentro desse mesmo contexto, podemos dizer o seguinte: o shopping virtual funciona da mesma forma, porém dentro de um ambiente online.

Ou seja, você cadastra seus produtos ou cria sua loja virtual em uma determinada plataforma e, por lá, tenta encontrar novos clientes.

Esse tipo de shopping, também conhecido como marketplace, pode funcionar de maneira gratuita ou paga.

Na maioria dos casos, você insere seu produto de graça, porém a plataforma fica com uma porcentagem dos lucros.

Em outras situações, o shopping virtual cobra um valor mensal ou apenas uma taxa para destacar os produtos das empresas cadastradas.

Entendeu o que é um shopping virtual? Então saiba agora por que esse modelo de vendas online pode ser tão vantajoso à sua empresa.

Motivos para você investir em um shopping virtual

Investir em uma loja virtual é uma maneira de se aproximar mais do seu público, gerando maior exposição à sua marca e, consequentemente, aumentando suas vendas.

Para te explicar melhor por que você deve investir em um shopping virtual, vamos te mostrar algumas vantagens. Confira!

Menor custo de investimento

Bancar os custos de uma loja física não é fácil. Além do aluguel e de contas básicas como água e luz, você ainda precisa arcar com os salários dos seus colaboradores.

Em um shopping virtual, além da oportunidade de possuir uma loja de forma gratuita, você não tem grandes custos de manutenção.

Inclusive, a estimativa geral é de uma economia de até 40% em relação aos gastos com contas de estabelecimentos físicos.

Outro exemplo interessante para demonstrar a redução dos seus custos é: alguns tipos de produtos comercializados, como sapatos, eletroeletrônicos etc ocupam um espaço muito grande, gerando custos maiores do que os que você teria com frete, por exemplo.

Facilidade para segmentar seu público

Para ter mais facilidade de vendas em um empreendimento com ambiente físico é necessário vender produtos ou serviços procurados por um público mais geral, como roupas e alimentos, por exemplo.

Na internet você pode ter uma loja que venda produtos específicos, criando ações focadas nesse público.

Podemos usar como exemplo um empreendedor de pequeno porte especializado na venda de peças decorativas personalizadas.

Em uma loja física convencional ele dificilmente conseguiria alcançar o sucesso, até pela concorrência com marcas maiores.

Já na internet ele pode ter um retorno além do esperado, pois irá lidar com clientes que em sua maioria já sabem o que querem.

Modelo de venda acessível

Você pode ter pensado em algum momento durante esse texto que cadastrar sua empresa e seus produtos em um plataforma de shopping virtual pode ser uma tarefa difícil.

Na verdade, não! Você não precisa ser nenhum designer ou programador para criar sua própria loja virtual.

Isso porque as plataformas existentes no mercado já deixam sua loja pronta, restando a você apenas inserir produtos e informações importantes sobre sua empresa.

Esses são os principais benefícios de colocar sua empresa em um shopping virtual, modelo de negócios pela internet capaz de te proporcionar ainda mais vantagens.

Shopping virtual: exemplos de sucesso

shopping virtual- exemplos

Depois de mostrar porque você deve investir em sua própria loja virtual, vamos te dar alguns exemplos de sites de vendas pela internet que funcionam como um shopping virtual.

Confira:

Mercado Livre

Esse talvez seja o principal shopping online do mercado, ou pelo menos o mais famoso. A ferramenta te permite vender produtos de diversos segmentos.

Além disso, ela é gratuita e tem ótima indexação no Google, podendo mostrar seu produto na primeira página do buscador dependendo da busca do usuário.

Outra vantagem é que o Mercado Livre atende a praticamente todos os tipos de vendas:

B2C, na qual a transação é feita entre consumidores comuns e empresas; B2B, quando empresas compram de outras empresas; e C2C, em que pessoas comuns negociam entre si.

OLX

Diferente do Mercado Livre que é mais abrangente, essa plataforma para shopping virtual atende, principalmente, o público C2C, apesar de algumas empresas também utilizarem o site.

A plataforma é o local ideal para quem deseja se desfazer de itens usados e ainda ganhar algum dinheiro.

Por esse motivo, podemos até dizer que a OLX é um “brechó virtual” em vez de um shopping.

Shoptime

Oferecendo como produtos principais eletroeletrônicos, eletrodomésticos e itens para casa, o Shoptime é um bom exemplo de loja virtual semelhante a um shopping comum.

Isso porque ele é focado em vendas B2C e oferece produtos mais comuns e voltados para o público convencional.

Além disso, o Shoptime também possui um serviço de televendas, aumentando ainda mais a divulgação dos produtos anunciados na plataforma.

Soluções Industriais

Um pouco menos íntimo do público convencional quando comparado aos exemplos anteriores, o Soluções Industriais aposta no público B2B para atingir seu sucesso.

A plataforma atende fornecedores de produtos ou serviços específicos que pretendem receber orçamentos de outras empresas.

Uma das vantagens de apostar nessa ferramenta é que como as transações são feitas entre empresas, os pedidos de produtos geralmente são grandes.

Esses são apenas alguns dos exemplos de sites de vendas pela internet que funcionam como um shopping virtual.

Se quiser saber como escolher o melhor entre tantas opções, acompanhe nosso próximo tópico!

Escolha a melhor loja online: dicas importantes

shopping virtual-escolha a melhor loja

Cada plataforma oferece diferentes tipos de serviços e suportes para que você crie sua loja virtual.

Por isso, é importante entender sua necessidade e descobrir em qual shopping virtual você deve cadastrar sua empresa.

Com o objetivo de te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas importantes. Confira!

Consulte seu orçamento

Usar uma plataforma gratuita é sempre o melhor dos mundos, porém seu produto pode precisar de uma exposição diferenciada, exigindo um investimento maior.

Mas cuidado! Veja se sua empresa tem recursos o suficiente para arcar com os custos de uma plataforma mais cara e se isso não vai prejudicar os seus negócios.

Conheça seu público

Para saber em qual plataforma você fechará mais vendas é necessário saber onde estão os seus potenciais clientes.

Não adianta nada oferecer produtos para um público de negócios por meio de uma plataforma acessada por consumidores comuns, por exemplo.

Defina o seu segmento

Alguns produtos podem ser comercializados em quase qualquer plataforma, enquanto outros precisam de um ambiente acessado por um público específico.

Por exemplo, o mercado livre tem públicos de diversos tipos e perfis, já o portal Netshoes conta com um público segmentado composto por pessoas que procuram por artigos esportivos.

Ou seja, procure por um shopping online especializado no seu setor de atuação e com uma boa média de acessos.

Pense além das vendas

Além de pensar em qual plataforma para shopping virtual te fará vender mais, você também deve analisar qual delas te oferece as melhores condições de atendimento ao cliente e implementação.

Isso garante a você mais comodidade durante a inserção de seus conteúdos, deixando sua loja mais organizada e atrativa aos seus clientes.

Alguns serviços de marketplace oferecem até uma equipe de implementação totalmente dedicada a sua empresa, facilitando ainda mais a sua vida.

Curtiu nossas dicas? Então aplique-as agora mesmo e crie sua loja virtual!

[E-Book Grátis] Guia definitivo para aumentar as vendas

Invista na internet para aumentar suas vendas!

E então, está preparado para ter uma loja virtual e aumentar seus lucros por estar presente em mais canais?

Com certeza sim!

Isso porque te mostramos ao longo deste conteúdo os principais motivos para você investir em um shopping virtual, além de darmos alguns ótimos exemplos de grandes comércios do mundo online que são muito fortes na mente do consumidor.

Com isso, para sua sorte, essa ótima oportunidade pode ser usada também a favor do seu negócio, gerando mais lucro e contribuindo para o seu sucesso e crescimento.

E agora? Vai perder a chance de encontrar mais clientes e promover sua marca? Espero que não!

Gostou do conteúdo sobre shopping virtual? Então aproveite e leia nosso texto sobre como montar uma loja virtual.

2019-05-06T17:02:29-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing