RankBrain: tudo o que você precisa saber sobre esse algoritmo do Google

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Publicado: 10 de setembro de 2019 | Atualizado: 12 de setembro de 2019.

O RankBrain é um algoritmo do Google que veio para filtrar melhor os resultados de uma pesquisa e torná-la mais útil e relevante. Como não poderia deixar de ser, só quem entende como ele funciona consegue otimizar sua produção de conteúdo e cair nas graças alcançar o topo das buscas.

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Quem trabalha com o Marketing Digital sabe da importância de aparecer entre os principais resultados de uma pesquisa do Google.

Isso porque com isso é possível aumentar o poder de alcance da sua empresa sem precisar investir muito.

Afinal de contas, para apostar em uma estratégia de SEO basta seguir alguns critérios, como a produção de conteúdo relevante e inserção de links para completar a experiência do usuário.

Dessa forma, o algoritmo do Google consegue ler o seu conteúdo e enxergar o seu valor para, assim, posicioná-lo entre os principais resultados de uma busca.

Sendo assim, entender como funcionam alguns desses “robozinhos”, como o RankBrain, é fundamental para o sucesso da sua estratégia de SEO.

E não à toa, esse será o tema deste conteúdo! Vamos lá?

O que é RankBrain? Entenda como ele afeta os resultados de busca!

Chamamos de RankBrain o algoritmo do Google para ranqueamento lançado em 2015. Ou seja, ele nada mais é do que um sistema de inteligência artificial de aprendizagem mecânica que ajuda o site de busca a processar os resultados de uma pesquisa.

Sendo assim, podemos dizer que esse algoritmo do Google ainda ajuda a classificar página da web, se tornando o terceiro critério de ranqueamento mais relevante, só perdendo para quantidade de links e a qualidade do conteúdo.

Mas vale ressaltar que no caso do RankBrain, ele fica a cargo do processamento de buscas raras e únicas, pois ele consegue interpretar pesquisas feitas por meio de várias palavras desconexas e ir atrás de resultados de sinônimos desse termo.

Isso porque em vez de olhar palavra por palavra, ele interpreta o sentido de uma frase por completo de uma vez.

Por isso, esse algoritmo do Google é capaz de compreender palavras-chave de cauda longa específicas e achar temas relacionados para gerar uma página de resultado útil e relevante.

Com isso, as buscas são mais confiáveis, aumentando o grau de acertos do Google e ajudando milhares de pessoas que utilizam o site todos os dias.

Saiba como otimizar uma página para passar pelo olhar afiado do RankBrain

Rankbrain

Por incrível que pareça, o RankBrain não exige uma estratégia de SEO muito diferente das que vemos por aí.

Isso porque para aparecer entre os principais resultados de uma pesquisa, o algoritmo do Google ainda tem como prioridade a qualidade do conteúdo, o que inclui o uso correto de uma palavra-chave, o uso de tags, links etc.

O que muda aqui é que o algoritmo do Google é baseado no que os engenheiros da empresa vêem e experimentam no mundo offline, a fim de tornar a pesquisa mais verossímil.

Sendo assim, temos 3 dicas bem simples que podem te ajudar na hora da produção de um conteúdo para web.

Vamos lá?

1. Aumente a sua lista de palavras-chave

Como falamos ao longo deste conteúdo, o RankBrain consegue compreender até as palavras-chave consideradas mais complexas.

Dessa forma, ao fazer a sua pesquisa de palavras-chave para o conteúdo do seu blog, amplie o leque de opções a incluir variações e termos relacionados a ela.

Com isso, você consegue aumentar o seu alcance e potencializar seus resultados!

2. Faça da produção de conteúdo útil e relevante a sua prioridade

A cada novo algoritmo do Google, o grau de exigência por um conteúdo útil e relevante está cada vez mais alto.

Por isso, foque a sua produção em textos completos, que tirem todas as dúvidas do público e que sejam valiosos a ele.

Assim, o Google vai entender que a sua página vai de fato contribuir com uma boa experiência ao usuário, aumentando as suas chances de aparecer entre os principais resultados de uma busca.

3. Otimize sua estratégia de SEO para pessoas, não para algoritmos

Quando estiver estabelecendo os parâmetros da sua estratégia de SEO, pense que ela deve proporcionar uma boa experiência ao usuário e não agradar um algoritmo do Google como o RankBrain.

Para entender melhor o que queremos dizer, imagine que esteja fazendo uma pesquisa de palavras-chave sobre comunicação visual e que se deparou com as seguintes variações:

  1. comunicação visual
  2. o que comunicacao visual

Repare como a primeira está com o sentido e a grafia completa, enquanto a segunda é exatamente o oposto.

Sendo assim, o correto deve ser utilizar o termo comunicação visual no seu texto, pois a outra variação causará ruído na leitura do seu conteúdo.

Além disso, não se esqueça de adequar os temas e a linguagem do seu material com a sua persona, isso é, o perfil semi-fictício do seu cliente ideal baseado em pesquisas entre seus atuais consumidores.

Com isso, você conseguirá produzir um verdadeiramente conteúdo relevante ao seu público e que vai ser bem visto aos olhos do RankBrain ao mesmo tempo.

Já sabe como passar pelo olhar julgador do RankBrain? Então mãos à obra!

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Neste conteúdo você conheceu mais um algoritmo do Google: o RankBrain.

Diferentemente dos outros, ele consegue compreender palavras-chave de cauda longa mais complexas, ajudando o site a apresentar uma página de resultados cada vez mais útil e relevante.

Como não poderia deixar de ser, o RankBrain também trouxe consigo algumas poucas mudanças na estratégia de SEO de quem mexe com o Marketing Digital, que inclusive mostramos aqui.

Agora que você já sabe como otimizar a sua página na web, confira nosso conteúdo com as melhores técnicas de marketing digital para potencializar seus resultados!

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