Como o processo de pré venda pode trazer mais valor à imagem do seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 12 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 5 de julho de 2019.

Além de planejar a concretização das vendas do seu negócio, você planeja também como cativar o cliente desde o primeiro momento em que ele demonstra interesse na sua empresa? O processo de pré vendas é o primeiro passo para a fidelização de clientes!

E-book Ideal Marketing com dicas de como atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Empresas de sucesso já perceberam que o processo de pré-venda tem adquirido cada vez mais importância estratégica no mercado.

Sendo responsável não só por facilitar a comercialização dos produtos, tal mecanismo ajuda ainda a fidelizar clientes, que buscam, principalmente, por produtos de qualidade e, claro, um atendimento diferenciado.

Um processo “redondo” de pré-vendas, que realmente entrega ao cliente valor e confiança desde o primeiro contato dele com a marca, é uma das formas de tornar a empresa cada vez mais relevante diante de seu público e do segmento em que atua.

No entanto, apesar de muito se ouvir falar sobre o assunto, alguns gestores ainda não captaram a essência desse relevante recurso.

Por isso, não são raros os casos em que mesmo grandes empresas deixam passar algumas oportunidades promissoras de negócio, devido à falta de uma estratégia efetiva de pré-venda.

Para fazer diferente, basta conferir o conteúdo a seguir e descobrir como o processo de pré venda pode alavancar as vendas do seu negócio.

Por que o processo de pré venda é tão importante?

Todo mundo certamente já ouviu a seguinte frase popular: “a primeira impressão é a que fica”

A pré venda é justamente uma técnica destinada a promover a primeira melhor impressão possível no consumidor para que este se torne um cliente efetivo.

Isso porque por meio da pré-venda, o cliente percebe que a empresa preocupa-se em atendê-lo com exclusividade, estreitando, dessa maneira, os laços entre colaboradores e clientes. Isso faz com que a empresa ganhe pontos extras e, assim, conquiste o público.

De modo geral, podemos dizer que o atendimento da equipe será aprimorado com foco no acompanhamento do cliente.

Além disso, o mecanismo de pré-venda possibilita uma equipe mais produtiva, que poderá direcionar os seus esforços a outras tarefas.

O aumento do número de vendas é outro benefício intrínseco a um processo de pré-venda eficiente.

Como iniciar um processo de pré venda efetivo em seu negócio

Não existe uma receita de bolo ou uma alternativa que se sobressaia às demais.

Quando se pensa na implementação de um pré vendas que realmente funciona, o importante é criar mecanismos efetivos e  estratégicos de contato que sejam compatíveis com a personalidade e expectativa de cada cliente.

Dentro desses mecanismos nos referimos a ligações, e-mails, mensagens ou até mesmo uma visita presencial: só não seja, de maneira nenhuma, inconveniente, tentando forçar uma situação, ou melhor, uma venda.

Para não ter erros, o primeiro passo é capacitar bem a sua equipe, deixando-a apta para realizar um atendimento diferenciado, além de trabalhar com abordagens distintas, que sejam capazes de atingir de maneira diferente e especial cada tipo de cliente.

De modo geral, o foco está em evidenciar que a empresa não está apenas inclinada a concretizar uma venda, mas sim em acompanhar a jornada de compras do consumidor desde o primeiro momento em que ele a considera como possível parceira.

Compartilhe nas Redes Sociais!