Crie um plano de marketing eficiente e eleve o patamar da sua empresa

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Publicado: 17 de abril de 2018 | Atualizado: 13 de novembro de 2019.

Com um plano de marketing bem feito sua empresa pode realizar ações efetivas, promovendo sua marca e gerando mais lucros. Saiba como se diferenciar de seus concorrentes e crie estratégias assertivas para alcançar seu público alvo!

Você se preocupa com o marketing da sua empresa?

Espero que sim, pois caso contrário, provavelmente está deixando de explorar diversas possibilidades, limitando o crescimento da sua marca e perdendo dinheiro.

Um exemplo disso está em uma pesquisa realizada pela Content Trends em 2017, mostrando que 71% das empresas usam estratégias de marketing digital.

Por motivos como esse, seu plano de ações de marketing precisa ser mais do que apenas um termo bonitinho usado com o objetivo de enfeitar uma explicação

Afinal, o plano de marketing consiste em um conjunto de estratégias elaboradas previamente a fim de definir onde seu empreendimento deve chegar e, consequentemente, levá-lo até lá.

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E aí, ficou interessado em descobrir como fazer um plano de marketing?

Então, aperte o cinto, segure firme e confira os assuntos a serem abordados neste conteúdo:

O que é um plano de marketing?

O que é um plano de marketing

Um plano de marketing é, basicamente, o direcionamento escolhido para a sua empresa.

Ou seja, nele são definidas todas as ações que você pretende realizar para alcançar seu objetivo no mercado.

Podemos usar como exemplo o plano de marketing de uma agência de turismo.

O objetivo dessa empresa é vender todas as passagens para um cruzeiro de fim de ano em até seis meses.

As ações a serem realizadas dentro desse plano podem ser inúmeras, como postagem de conteúdos em redes sociais e blogs, e anúncios pagos no Google Adwords.

Além disso, as estratégias de marketing pensadas nesse planejamento devem prever e mensurar números e situações, sejam eles positivos ou negativos.

Para começar a produzir esse plano é necessário muito estudo prévio, tanto do mercado como um todo, quanto da sua própria empresa.

Isso porque é necessário entender como anda o cenário em que ela está inserida antes de executar um plano de ações.

De maneira geral, esse planejamento funciona como o mapa da sua empresa, indicando quais caminhos seguir, os perigos de cada um deles e te guiando até um destino de sucesso.

Análise SWOT

Neste momento você pode estar pensando “entrei em um conteúdo sobre plano de marketing e vocês me colocam essa sigla difícil?”.

Calma, é mais fácil do que você imagina!

O SWOT é fundamental em um planejamento marketing e, por isso, não podemos deixar de falar sobre ele.

A sigla vem das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats, que em português significam: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Para te explicar melhor, vamos dividir essas palavras em duas colunas:

A primeira representa a análise do seu macroambiente, ou seja, o ambiente externo da sua empresa. Aqui você deverá avaliar as ameaças e as oportunidades do seu mercado de atuação.

Já a segunda coluna se refere à análise do seu microambiente – ambiente interno -, em que você avaliará as fraquezas e forças da sua empresa.

Ou seja, por meio do SWOT você consegue saber a situação atual da sua empresa, tendo informações cruciais para colocar em seu plano de ações de marketing.

Se quiser saber mais sobre o assunto, leia nosso conteúdo sobre o que é análise SWOT.

Plano de marketing digital

Outro fator importante na hora de planejar suas estratégias é investir no marketing digital, ou seja, realizar ações com o intuito de promover sua marca na internet.

Isso porque esse modelo de marketing revolucionou a maneira de propagar informações sobre uma determinada empresa.

Um exemplo disso é uma pesquisa realizada pelo Retailing today, apontando que 81% dos consumidores só realizam uma compra depois de pesquisar sobre a empresa na internet.

Por esse motivo, na hora de criar o plano de marketing de uma empresa é imprescindível explorar as plataforma digitais, como blogs e redes sociais, propagando seu conteúdo com mais rapidez e eficiência.

Quer saber mais sobre marketing digital? Então aproveite e leia nosso conteúdo completo sobre o tema.

Saiba porque ter um plano de marketing

Vantagens de um plano de marketing

Se você ainda não percebeu como fazer um plano de ações de marketing pode beneficiar sua empresa, fique tranquilo, porque agora certamente iremos te convencer.

Conheça agora alguns dos principais motivos para fazer um planejamento marketing!

União da equipe

Imagine a seguinte situação: você está à beira do mar e chega alguém em um barco te chamando para navegar por aí, sem nenhum destino ou objetivo.

Você provavelmente não iria, certo?

Mas e se essa mesma pessoa te mostra um mapa, te explica todas as rotas e diz que o objetivo final dessa viagem é encontrar um grande tesouro?

Pois é, nesse caso a história é diferente!

Isso também acontece com a equipe da sua empresa!

Quando você mostra a ela o seu plano de marketing e revela os objetivos pretendidos, provavelmente terá o apoio necessário para alcançar o sucesso.

Previsão dos resultados

No mundo dos negócios muitas coisas são imprevisíveis, como uma crise econômica mundial, por exemplo.

Porém, algumas situações podem ser previstas dentro do seu plano de ações, como o surgimento de um concorrente direto.

Para poder prever esse tipo de situação, a análise SWOT deve ter sido feita corretamente, te preparando para diversos cenários.

Com isso, você terá colocado em seu plano ações para lidar com possíveis imprevistos, como guardar uma porcentagem dos seus lucros para manter a empresa funcionando mesmo em um período de queda nas vendas.

Padronização das ações

Para te mostrar como fazer um plano de marketing pode ajudar você e sua equipe a realizarem ações mais alinhadas, vamos voltar no exemplo do barco.

Imagine que o mesmo sujeito também chamou mais 10 pessoas.

Porém, apesar de todos os navegantes terem recebido o mapa com o destino final, nenhum deles foi avisado sobre como fazer para chegar lá

Com isso, cada um começou a remar para um lado diferente, fazendo com que o barco não saísse do lugar.

Na sua empresa é a mesma coisa, pois sem um plano de ações de marketing você não consegue definir claramente a missão de cada funcionário, tendo dificuldades para alcançar seu objetivo no mercado.

Por isso é importante investir em treinamentos, mantendo todos os seus colaboradores alinhados com suas funções e com o objetivo da empresa.

Também é necessário estipular metas por setores e por funcionários, deixando claro o que é preciso fazer para alavancar a empresa.

Visão atualizada sobre a empresa

Elaborar um plano para o marketing da sua empresa periodicamente faz você ter contato com os pequenos processos do seu negócio, como pesquisa de público alvo ou métodos de vendas.

Essa proximidade obrigatória te dá uma visão mais detalhada dos pontos fracos e fortes da sua empresa, deixando você sempre a par de tudo.

Com isso, você tem mais clareza para pensar em ações efetivas a fim de concretizar o crescimento do seu negócio.

E aí, entendeu por que é tão vantajoso para sua empresa investir em um plano marketing?

Espero que sim, porque agora chegou o momento de você aprender na prática!

Como elaborar um plano de marketing

Como fazer um plano de marketing

Saber o que é um planejamento marketing abrirá sua cabeça e te fará pensar sobre a necessidade de criar estratégias eficientes.

Isso porque ao reconhecer a importância de articular um plano com estratégias de marketing, você estará mais atento ao que acontece dentro da sua empresa.

Porém, o que vai te diferenciar no mercado é a qualidade do plano de marketing da sua empresa.

Por isso, separamos algumas dicas importantes para esse momento. Confira:

Analise o mercado externo

Para montar suas estratégias de marketing você vai precisar entender tudo sobre o seu mercado de atuação, estando atento à qualquer mudança ou renovação.

Quando falamos em mercado estamos falando das oportunidades e das ameaças externas às quais a sua empresa está exposta, assim como vimos no subtópico sobre SWOT.

Ou seja, nessa parte você deve inserir em seu plano para marketing todas as informações úteis ao seu negócio, como:

  • Possível crise em seu segmento;
  • Oportunidades de expansão ou crescimento;
  • Principais concorrentes – tanto os que estão em ascensão, quanto os que estão em declínio;
  • Novas tecnologias para investir.

Esses dados vão te dar o conhecimento necessário para executar os próximos passos dentro do planejamento marketing.

Clientes e personas

Continuando no assunto mercado, agora você deve conhecer seus clientes a fundo, buscando oferecer as soluções mais adequadas a cada um deles.

Para isso, é necessário definir sua persona, ou seja, o perfil ideal de cliente que você pretende atender.

Nessa fase, em vez de simular informações fictícias, você deve buscar dados reais sobre seu público, como informações comportamentais, motivacionais e demográficas.

Com isso, é possível criar ações mais assertivas para atingir seus clientes e, consequentemente, gerar mais lucro.

Análise interna

Depois de olhar pela janela como estão seus clientes, concorrentes e o mercado de uma forma geral, chegou a hora de colocar a casa em ordem.

Para isso, você deve chegar na segunda parte da análise SWOT, o momento de analisar suas forças e fraquezas.

É preciso avaliar todos os processos da sua empresa, desde a gestão da marca, até a produção de campanhas de divulgação.

Você deve analisar minuciosamente todos esses fatores, indicando o que está bom, ou seja, as forças da sua empresa, e também o que precisa melhorar, nesse caso, as fraquezas.

Escolha dos canais de divulgação

Esse passo está diretamente relacionado com a escolha da sua persona, pois é o perfil dela que definirá os principais meios de divulgação utilizados por você.

Ou seja, com os dados coletados sobre seus potenciais clientes, será possível definir quais são os meios de comunicação ou redes sociais mais usados por eles.

Dessa forma, você pode saber se investirá mais em mídias offline, como anúncios em jornais ou rádios, ou mídias online, redes sociais e blogs.

Além disso, é importante sempre estar atento ao tipo de conteúdo divulgado em cada canal, pois a linguagem deve ser diferente de um para outro.

Falando de mídias online, criamos um material específico que ensina todas as técnicas e otimizações para aumentar o tráfego de qualquer site em 4 semanas:

Vale a pena dar uma conferida. Ah e só para completar, este material é gratuito!

Objetivo do plano de marketing

Agora chegamos na parte mais importante do seu planejamento marketing, pois iremos determinar o que você pretende atingir com as ações planejadas.

É como se você estivesse usando o Waze e escolhendo o seu destino final, que nesse caso é o sucesso da sua empresa.

Além do objetivo principal, que tende a ser de longo prazo, como ser a maior empresa de determinado segmento, também é possível definir metas mais curtas, que devem ser analisadas e revistas periodicamente, como números de vendas.

Sem esse objetivo definido, é impossível articular todas as outras ações do seu plano, pois é como se você estivesse trabalhando sem nenhuma ambição de sucesso.

Cresça, apareça e ganhe mais dinheiro!

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O plano marketing é a rota traçada por você para alcançar seus objetivos no mercado, aumentando suas vendas e trazendo sucesso a sua empresa.

Por meio dele, você consegue ter diversos benefícios, como uma visão mais precisa da sua empresa e uma equipe mais alinhada.

Para montar esse planejamento, é necessário realizar análises precisas sobre os ambientes externos e internos da sua empresa, além de conhecer a fundo seu público alvo e utilizar os principais canais de divulgação online.

Além disso, é necessário estipular metas e objetivos em seu plano de marketing, deixando claro qual o patamar que sua empresa pretende atingir.

Por isso, crie estratégias sólidas, faça análises precisas e execute ações efetivas, pois apenas dessa forma seu negócio irá atingir o sucesso que você tanto sonhou.

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