Descubra o que é plano de marketing digital, por que fazer um para sua empresa e como executar!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 13 de novembro de 2018 | Atualizado: 12 de julho de 2019.

Um plano de marketing digital pode estar dentro do plano de marketing da empresa, mas eles são diferentes e podem ter impactos diferentes nos resultados em geral. Descubra agora como preparar o planejamento estratégico de marketing digital do seu negócio.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

A maioria das empresas possuem seus planos de marketing onde elas definem suas metas e quais as estratégias serão aplicadas para conquistar as metas.

Dentro desse planejamento estratégico profissional de cada empresa, é possível que algumas metas relacionadas ao desempenho da empresa na internet sejam estabelecidas.

Mas ainda assim, as fases de um planejamento estratégico comum são mais abrangentes e podem ser aplicadas a qualquer um dos tipos de marketing.

Então pode ser que algumas empresas podem precisar de um trabalho mais dedicado e profundo sobre suas ações online.

Por isso, separar o plano de marketing digital pode ser o melhor meio de garantir não só as metas, mas a conquista de cada uma delas.

Então para você entender o que é qual a importância do planejamento estratégico de marketing digital, nosso conteúdo está separado nos seguintes tópicos:

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

O que é plano de marketing digital

Um plano de marketing vai funcionar basicamente como planejamento estratégico geral, só que com metas e estratégias focadas somente em ações da empresa na internet.

Então a ideia é criar um documento onde estão definidas todos os objetivos da empresa e planejamento das estratégias de marketing para conseguir alcançar os objetivos estabelecidos.

No plano de marketing digital esse documento vai destrinchar as ações entre as ações dentro dos canais online como blogs, sites e redes sociais.

Afinal, com tantas empresas online, e com o acesso rápido a qualquer informação, é preciso uma dedicação mais forte para conseguir se posicionar como uma referência na internet.

Por que fazer um plano de marketing digital

Como citamos, o mercado digital está cada vez mais concorrido, o que dificulta que as marcas consigam se posicionar na internet.

Por isso, cada vez mais é comum ver casos de empresas que aplicam técnicas de Marketing Digital e/ou Marketing de conteúdo em seus sites para tentarem atrair mais visitantes.

Os diversos tipos de marketing podem ser usados em uma diversidade de ações para a promoção de produtos ou serviços da maneira mais eficaz possível.

Então para conseguir se posicionar e se destacar dentre tantas, sua empresa precisa do plano de marketing digital para definir o guia de ações que realmente podem ser benéficas para o negócio.

O planejamento de marketing digital permite para a empresa a aplicação na medida certa dos valores que podem ser aplicados em cada ação.

Assim a empresa evita gastos desnecessários em ações que podem não reverter o mesmo valor de investimento.

Além de definir os prováveis valores de lucros, melhorando até mesmo planejamento estratégico geral da empresa.

O mesmo planejamento pode ainda ajudar a mensurar dados desde a segmentação dos visitantes que mais se tornam leads, por leads.

Dicas para a execução de um plano de marketing de sucesso

Uma vez que você já sabe como criar um plano de marketing digital é a hora de colocar ele em prática de acordo com as ações pré-definidas no documento criado.

Alguns pontos ainda vão precisar de atenção mesmo depois de desenvolvido o plano de marketing digital.

Antes da execução

A primeira a coisa a ser feita após a criação do plano de marketing digital da empresa é a divulgação do projeto entre todos da empresa que precisam estar cientes das metas e estratégias do grupo.

Assim as equipes podem trabalhar juntas com as melhores táticas para que todos possam alcançar os objetivos planejados.

Durante a execução

Já quando o processo de plano de marketing digital estiver em ação, é a hora de coletar dados.

É essencial que todos os números sejam calculados e armazenados, pois eles serão o guia de criação para o próximo plano de marketing digital de sua empresa.

Após a execução

Então é chegada a hora de avaliar se todos os objetivos do documento foram conquistados e de começar a analisar os números do projeto passado.

A ideia é exatamente ver onde a empresa errou e quais foram os acertos para entender quais ações merecem ser repetidas e quais devem ser melhoradas.

Uma vez feita a análise dos números, o grupo de marketing digital volta para o ponto inicial e começa a produção do novo projeto de plano de marketing digital da empresa.

Sua empresa sempre com um pé à frente

Agora que você já sabe o que é um plano de marketing digital de uma empresa pode começar a pensar em quais objetivos estabelecer no plano do seu negócio.

Além disso, lembre-se de aliar o plano de marketing com outras técnicas de Marketing Digital para aumentar ainda mais a coleta de leads e as vendas de sua empresa.

Unindo a estratégia e a técnica sua empresa estará sempre um passo à frente preparada para os processos e ações durante o prazo do plano de marketing.

Possibilitando não só o destaque e crescimento de sua empresa na internet, mas garantindo a estabilidade financeira das áreas.

E se você quiser estar sempre atualizado sobre o marketing e processos para sua empresa, continue acompanhando o Blog Ideal Marketing.

Banner para baixar ebook de Inbound Marketing

Compartilhe nas Redes Sociais!