Saiba como identificar talentos com perfil comportamental ideal para sua empresa

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 8 de outubro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Reconhecer os tipos de perfil comportamental presentes na sua empresa é fundamental para reter talentos. Se você quer saber como tirar o melhor deles e aumentar a sua produtividade, você não pode perder o conteúdo a seguir.

Encontrar talentos não é uma tarefa fácil. No entanto, quando isso acontece, é preciso criar formas para fazer com que eles se sintam felizes em trabalhar com a sua marca.

Por isso, descobrir o que é perfil comportamental é uma ótima forma de iniciar o seu processo de retenção, pois as habilidades de cada funcionário ficarão em evidência.

Dessa forma, você consegue tirar o melhor deles e fazer com que se sintam realizados profissionalmente, ao mesmo tempo que a sua empresa aumenta seus resultados.

E aí, quer saber todos os benefícios de identificar o perfil comportamental dos seus colaboradores? Então dá só uma olhada neste conteúdo!

E-book gratuito da Ideal Marketing para quem quer aumentar as vendas da própria empresa.

O que é perfil comportamental?

O perfil comportamental é a maneira de entender e identificar reações dos colaboradores da sua empresa quando os mesmos são apresentados a uma situação diferente do habitual.

Isso porque cada indivíduo é único e tem o seu modo de reagir perante a fatos específicos, adotando uma postura que pode refletir o meio social o qual ele vive.

Muitas pessoas conseguem ser bem mais produtivas sob pressão, por exemplo, enquanto outras levam mais tempo para processar uma determinada tarefa e fazê-la com calma.

Ou seja, cada um dos colaboradores que trabalham para a sua empresa possui um perfil comportamental marcante, do qual você precisa identificar e extrair o máximo dele em benefício do seu negócio.

Além de saber o que é perfil comportamental, você deve levar em consideração outros fatores.

Isso porque quase todas as pessoas já passaram por uma experiência profissional, obtendo conhecimento necessário para impactar no aumento das vendas dos produtos ou serviços da sua empresa.

Desse modo, muitos tipos de perfil comportamental sofrem uma mistura de:

  • Hard skills: competências técnicas;
  • Soft skills: competências comportamentais.

Contando com esses dois fatores, o profissional eleva o seu grau de eficiência para trabalhar em um determinado cargo.

No entanto, se ele estiver desalinhado com os seus próprios conhecimentos, as chances de ficar desmotivado são muito maiores, impossibilitando engajamento com a cultura da empresa.

Por isso, o candidato ideal precisa ser analisado com cautela pela equipe de recrutamento, que vai dizer se aquela pessoa é adequada para exercer a função ou não.

Conheça os benefícios de analisar o perfil comportamental do seu funcionário

O primeiro passo você já deu, que é saber o que é perfil comportamental. Porém, para ter motivação para analisar os tipos de perfil comportamental, é necessário reconhecer alguns benefícios.

Afinal, quando falamos em como aumentar a produtividade da equipe, estamos querendo dizer que é preciso compreender, primeiramente, o potencial de cada funcionário.

Assim, será possível alocar o colaborador para a posição certa, sem que o mesmo sofra com as consequências depois.

Fora isso, fica mais fácil valorizar as habilidades individuais de cada um, encontrando outras vantagens, como:

  • Redução de rotatividade de funcionários na sua empresa, uma vez que os mesmos se sentem satisfeitos em querer colaborar com o crescimento da marca;
  • Ganho de produtividade, pois todas as atividades que os funcionários estão exercendo vão de encontro com o que eles conseguem oferecer e tem conhecimento;
  • União de equipes capazes de formar profissionais com potencial estilo de liderança;
  • Assertividade no momento de futuros processos seletivos, já que o perfil comportamental se alinha com a cultura da empresa;
  • Profissionais motivados, porque sentem que as suas características são exaltadas com frequência, fazendo com que eles se sintam importantes integralmente.

Saiba como identificar as características pessoais da equipe

perfil-comportamental

Conhecer métodos para identificar o perfil comportamental de seus colaboradores é fundamental para fazer uma gestão estratégica de recursos humanos.

Mas antes de saber como aumentar a produtividade da equipe, você precisa ter claro que existem 4 tipos de perfil comportamental, que são:

  1. Comunicador;
  2. Executor;
  3. Analista;
  4. Planejador.

É importante ressaltar que entre os tipos de perfil comportamental não existe um melhor que o outro, mas sim mais adequado para determinada função.

Tendo esclarecido esse ponto, chegou a hora de conferir as próximas 3 dicas para saber como aumentar a produtividade da equipe.

1. Faça testes comportamentais

Aplicar testes comportamentais é uma excelente forma de você desvendar os tipos de perfil comportamental do colaborador.

Hoje em dia, é possível encontrar na internet diversos sites que possuem esses tipos de testes e que são recomendados pelos melhores psicólogos.

Juntamente com esses testes disponíveis na internet, você pode aplicar outras técnicas mais elaboradas, como uma dinâmica em grupo ou uma entrevista de perfil comportamental.

Além disso, utilizar uma análise comportamental DISC também pode ser um diferencial interessante para fazer um bom trabalho nesse quesito.

Isso porque essa sigla, que quer dizer Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, deve ser utilizada na otimização do questionário do teste comportamental, a fim de deixá-lo direito e objetivo.

Dessa forma, é possível destrinchar o modelo mental dos tipos de perfil comportamental, a fim de fortalecer pontos fortes e trabalhar nos quesitos que precisam de cuidado para evitar possíveis falhas.

Com isso, você tem uma amostra maior de como o colaborador reage a diversas situações, contribuindo para uma análise mais completa de seu perfil.

2. Observe quais são as atitudes dos seus colaboradores

Analisar a maneira como cada colaborador se comporta no ambiente de trabalho é uma forma para entender como aumentar a produtividade da equipe.

Por exemplo, há muitos funcionários que conseguem se comunicar bem, enquanto outros já são mais retraídos.

Tentar descobrir os motivos de cada atitude pode ser uma maneira de reconhecer e valorizar talentos.

Afinal, testes e entrevistas não são capazes de captar todas as informações de um perfil comportamental. Isso só o dia a dia com aquele indivíduo vai poder dizer.

Por isso, a metodologia STAR pode ser o que faltava para a sua empresa desvendar todos os tipos de perfil comportamental.

Isso porque ela, cujas letras que compõe seu nome representam Situação, Tarefa, Ação e Resultado, é indicada para organizar as respostas obtidas a partir dos testes a partir de exemplos concretos.

Com isso, você consegue identificar melhor os tipos de perfil comportamental e se o candidato tem a competência técnica e pessoal para determinada vaga.

Reconhecendo os pontos fortes e fracos de todos os seus colaboradores, fica muito mais fácil alocá-los em uma função que os agradem e que consigam render mais.

3. Utilize a metodologia LABEL

LABEL quer dizer Lista de Adjetivos Bipolares e em Escala de Likert. Esta ferramenta pode ser uma grande solução para verificar o psicológico dos seus funcionários.

Isso porque ela consiste em avaliar complexidades para reconhecer traços importantes de um perfil comportamental.

Para tanto, os resultados desse estudo podem ser apresentados de diversas formas, como uma análise psicológica transacional ou ainda pela teoria das necessidades de Murray.

Mas vale a pena ressaltar que para uma análise apurada, é necessário empregar mais de um método a fim de trazer mais solidez e objetividade a sua avaliação.

Não deixe de observar os seus colaboradores para descobrir o perfil comportamental de cada um deles!

Reconhecer o que é perfil comportamental é uma ótima maneira de saber como aumentar a produtividade da equipe.

Afinal, as pessoas raramente ficam satisfeitas a todo momento com o trabalho que estão executando e, por isso, é preciso dar a elas motivos para ficarem e se engajarem com a sua marca.

Por sorte, hoje quase tudo é digital, então encontrar um teste comportamental para repassar para os seus colaboradores é muito mais tranquilo.

E para aumentar ainda mais a produtividade da equipe e as vendas dos produtos ou serviços da sua empresa, leia o nosso conteúdo sobre como criar um projeto de inbound marketing de resultados.

Compartilhe nas Redes Sociais!