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O que é retargeting e como usar a favor da sua empresa

Publicado: 11 de fevereiro de 2020 | Por: | Atualizado: 4 de março de 2020.

O que é retargeting? Você está prestes a conhecer uma estratégia excelente para quem não quer perder os seus potenciais consumidores de vista.

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Sabe aqueles anúncios que parecem te perseguir o tempo todo em qualquer página da web? Pois é, isso é retargeting.

Mas o que você não sabe é que essa estratégia é extremamente eficaz para fazer com que a sua marca seja lembrada por quem abandonou o carrinho de compras no seu site em algum momento.

Para entender melhor o que é retargeting e quais são os seus benefícios, leia este conteúdo e saiba, inclusive, como fazer retargeting. Confira!

O que é retargeting?

Vamos imaginar a seguinte situação: um consumidor – que podemos chamar de Pabllo – pesquisa um item no Google pelo smartphone e encontra o seu site.

Ao se deparar com o produto pelo qual ele tem interesse, Pabllo acaba se distraindo e esquece-se de colocá-lo no carrinho. Ou ele até chega a colocar, mais considera que agora não é o melhor momento para fazer a compra, já que seu cartão ainda não virou, por exemplo.

Dias depois, o rapaz acessa a internet pelo notebook e encontra anúncios daquele mesmo produto em diversas outras páginas, inclusive nas suas redes sociais.

Sentindo-se intrigado pelo anúncio, tendo sua vontade de compra aguçado ou talvez considerando que agora, sim, é o momento certo, Pabllo entra no seu site e acaba comprando não só o produto desejado, como outro que estava relacionado àquele.

Mesmo que ele não saiba disso, o Pabllo foi contemplado com o poder do retargeting, uma estratégia utilizada por muitas empresas que já adotaram o Marketing Digital.

O significado de retargeting quer dizer mirar mais de uma vez no mesmo alvo.

Sendo assim, ele tem como principal objetivo impactar o usuário duas, três, quatro vezes, até que o mesmo compre os produtos ou serviços da sua empresa que ele deixou de comprar em outro momento.

Agora, sim, você tem claro o que é retargeting, mas faltam mais algumas informações para te convencer do quanto essa estratégia é eficaz, não é? Isso porque o significado de retargeting para sua estratégia de Marketing vai muito além do que você imagina.

Então, continue lendo!

Quais as vantagens do retargeting?

Agora que você sabe o que é retargeting e qual o significado de retargeting, nada mais justo que descobrir as principais vantagens desta estratégia.

Para começar, precisamos deixar bem claro que ela serve para vender mais produtos ou serviços da sua empresa – e isso dá realmente certo se você fizer de forma adequada.

Além do aumento de vendas, o retargeting traz outros benefícios, como:

  • Conquista de novos clientes;
  • Alcance de público qualificado – principalmente daqueles que demonstraram interesse pela sua mercadoria;
  • Aumento do Roi (Retorno sobre o investimento);
  • Diminuição de abandono de carrinhos de compra.

Uma excelente maneira de verificar se o retargeting está funcionando é a partir da mensuração dos resultados trazidos por ele.

Em que consiste o retargeting?

Para início de conversa, agora que você sabe o que é retargeting, vale dizer que ele utiliza uma tecnologia capaz de seguir os visitantes do seu site por toda a internet.

Ué, mas isso não ilegal?

De forma alguma, pois o código que é inserido no retargeting não afeta em nenhum momento a experiência do usuário dentro do seu site.

E sempre que há a presença de um novo usuário, este código insere um cookie no navegador do potencial cliente.

Aliás, cookie, nada mais é, que um dado muito pequeno que é instalado no seu navegador, permitindo ver em quais sites você entra.

Ou seja, sempre que os visitantes do seu site visitarem outros locais na internet, esse cookie irá permitir que o retargeting conheça os melhores momentos e meios de veiculação de anúncios.

Não à toa, ele sabe para quem os anúncios devem chegar.

Para facilitar a nossa explicação e você descobrir qual o verdadeiro significado de retargeting e ter claro o que é retargeting de fato, vai aí um breve passo a passo de como funciona:

  1. O usuário acessa o site da sua empresa;
  2. Ele sai do site sem fazer uma compra;
  3. O usuário continua a navegar pela internet;
  4. O anúncio aparece em outra página da internet;
  5. O anúncio intriga o potencial cliente e faz com que ele volte para o site da sua empresa para comprar o produto.

Esse processo é extremamente importante para que a sua empresa seja lembrada pelo usuário, possibilitando o aumento das taxas de cliques e conversões.

Agora talvez esteja cada vez mais clara a importância de saber o que é retargeting e como fazer retargeting para sua empresa, não é? Então, vamos falar de um item fundamental para esse cenário: os valores de investimento.

Quanto custa o investimento em retargeting?

Para que você saiba como fazer retargeting, é necessário primeiro ter uma noção de quanto custa investir nessa estratégia.

Ela vai depender do valor de cada plataforma de anúncios pagos e qual o budget alocado, pois você pode contratar um serviço, mas ele deverá casar com o budget que você tem estipulado para esse tipo de estratégia.

Mas e o meu retorno em cima disso?

Ele será de acordo com o modelo de valores oferecido, bem como as metas que você pretende alcançar.

Geralmente, o retargeting é baseado em dois modelos de custo:

  • CPM: também conhecido como Cost per Mille, que considera o custo por 1 mil impressões. Ele funciona de maneira mais assertiva quando o seu objetivo é ter reconhecimento de marca;
  • CPC: que significa Cost per Click ou custo por clique. Em outras palavras, você paga os anúncios somente quando há cliques neles.

Sabendo o que é retargeting e os custos que você pode ter com ele, é hora de descobrir quais são os modelos que podem ser usados.

Os tipos de retargeting

Como você viu no tópico acima, há duas maneiras de pagar por essa estratégia.

O que você não sabe é que, para saber como fazer retargeting adequadamente, você precisa também descobrir os seus dois principais tipos.

Eles são:

Baseado em pixels

O que é retargeting baseado em pixels?, você deve estar se perguntando neste momento.

Nada mais é do que: a forma de mostrar o seu produto ou serviço para qualquer usuário anônimo do seu site.

Geralmente, é esse modelo que dá o significado de retargeting, pois é o mais utilizado, uma vez que um pixel é colocado no navegador do visitante, ou seja, é a mesma coisa que o cookie que te falamos anteriomente.

Isso significa dizer que, a partir do momento em que esse indivíduo sair do seu site para navegar em outra página da web, o cookie notificará as plataformas de retargeting para que os anúncios sejam veiculados de acordo com o interesse.

Baseado em lista

E agora o que é retargeting baseado em lista?

Diferente do significado de retargeting baseado em pixels, o retargeting baseado em lista se baseia no fato de que você tem dados de contato dos seus visitantes.

Para isso funcionar, é necessário que você tenha uma lista com todas as informações dessas pessoas, incluindo os seus e-mails, para que então os anúncios possam ser veiculados.

Assim, você consegue personalizar mais as suas campanhas, não perdendo as chances de vender aquele produto para o potencial consumidor.

Fala sério, você está craque em o que é retargeting depois de um conteúdo como esse, não é mesmo?!

Já sabe como fazer retargeting? Chegou o momento de anunciar!

É inegável: reconhecer o significado de retargeting é imprescindível para quem deseja potencializar as suas estratégias de Marketing Digital.

Isso porque o principal foco do retargeting são os clientes e as vendas dos produtos ou serviços da sua empresa, que buscam os visitantes do seu site em qualquer página da web que eles estiverem.

Agora que você está PHD em o que é retargeting, não pare por aí! Para que você consiga os melhores resultados para a sua empresa, confira conteúdos como: Como aumentar vendas pela internet e potencialize ainda mais seus resultados.

Afinal, seu sucesso só depende de você.

Bons negócios!

2020-03-04T17:18:48-03:00

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