Veja agora o que é marketing 3.0 e qual a importância dele em sua empresa

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Publicado: 15 de outubro de 2018 | Atualizado: 4 de julho de 2019.

Saber o que é marketing 3.0 pode ser a essência que falta na relação de sua empresa com o cliente. Ao longo do desenvolvimento do marketing algumas estratégias de marketing foram criadas, uma delas é o marketing 3.0. Descubra agora o que é e como aplicá-lo em sua empresa!

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Se você gosta de marketing ou precisar conhecê-lo para aplicar em sua empresa, com certeza já ouviu falar em termos como marketing 1.0 e coisas parecidas.

Essas fases do marketing acontecem porque durante a evolução da tecnologia e da comunicação as técnicas de vendas foram se adaptando.

E junto com elas aconteceram essas mudanças do marketing. Por isso essas etapas são reflexos do tempo em que cada uma foi identificada e pensada.

Dentre elas estão o marketing 1.0 que tinha como ideal a venda dos produtos de maneira generalizada.

Em seguida foi apresentado o marketing 2.0 que já entendia o consumidor como fator mais importante, então os produtos eram pensados de maneira mais individualizada e levando em contas os desejos da população da época.

Mas não para por aí, e hoje nós já temos o marketing 3.0, 4.0, 5.0 e é possível já ver estudos tratando do marketing 6.0.

Hoje vamos falar sobre o que é marketing 3.0, e esse conteúdo está separado no seguintes tópicos:

O que é marketing 3.0

Uma vez que você conhece sobre o desenvolvimento do marketing é mais fácil entender o que é marketing 3.0.

Isso porque ele é uma sequência direta do conceito de marketing 2.0 que como vimos tratava os consumidores de maneira mais individualizada.

Já o marketing 3.0 entende os consumidores não só compradores, mas como humanos. Então cria ações a partir da humanização do serviço, produto e da própria empresa.

O conceito de o que é marketing 3.0 entende ainda que com a melhora da tecnologia (ainda antes das redes sociais) deu aos consumidores maior autoridade para compartilhar suas opiniões.

O pai do marketing Philip Kotler afirma em seu livro “Marketing 3.0” que as empresas que praticam o marketing 3.0 oferecem respostas e esperanças para as pessoas que enfrentam esses problemas e, assim, tocam os consumidores em um nível superior.

Mas nós vamos te falar mais sobre o que é marketing 3.0 com os 10 mandamentos do marketing 3.0 criados por Kotler.

A importância do marketing 3.0

Agora que você já tem uma ideia de o que é marketing 3.0 vamos te falar a importância dele no mundo do marketing e para sua empresa.

Essa etapa de desenvolvimento do marketing tem relação direta com as pessoas e com a humanização delas, excluindo a visão de que são só consumidores.

A partir do marketing 3.0 foi possível começar a pensar melhor na relação cliente x empresa e foi esse tipo de pensamento que permitiu o marketing se tornar o que conhecemos hoje.

Uma relação direta entre cliente e marca, seja online ou na rua. Essa relação permite que as empresas não só conheçam mais seus clientes, mas que possam também atender diferentes clientes, cada um com a maneira mais adequada para ele.

Sendo assim as empresas podem atingir um maior número de pessoas de maneira mais eficiente, criando uma relação com esses diferentes públicos.

É a partir do marketing 3.0 que as empresas passam a definir sua missão, visão e valores. Esses posicionamentos ajudam inclusive a definir melhor quem são os concorrentes de acordo com os objetivos em comum.

Então saber o que é marketing 3.0 e aplicar essas estratégias de vendas presente nele vai além da “simples” criação de relação com o cliente.

Mas é claro que o marketing 3.0 teve algumas alterações para se adaptar as necessidades atuais.

Em pleno século XXI é claro que a internet e a redes sociais teriam impacto sobre o marketing, por isso a criação das novas mudanças do marketing.

Mas todos eles partem dessa fundação do marketing 3.0 de ver os clientes e suas carências, não só a criação de produtos, mas de soluções.

E agora que você já sabe o que é marketing 3.0 e qual a importância dessa dentre as estratégias de marketing, vamos ver enfim os 10 mandamentos de marketing 3.0 Philip Kotler.

Os 10 mandamentos do marketing 3.0

Dentre as definições de marketing e a importância que Kotler aponta para os valores de uma empresa, ele destaca 10 mandamentos relacionados a o que é marketing 3.0.

Então para que você possa aplicar o marketing 3.0 Philip Kotler com excelência, veja agora esses 10 mandamentos.

1 Estime seus clientes, respeite seus concorrentes

Nesse mandamento o autor refere-se a ter e entender o valor do cliente, não só monetário, mas como parceiro do seu sucesso, já que você depende dele.

Além é claro de manter uma boa imagem e relação com a concorrência sem conflitos entre as empresas.

2 Seja sensível à mudança, e esteja pronto para se transformar

Você precisa ser sensível para ver e entender as mudanças dos clientes e consequentemente dos concorrentes.

Mais ainda precisa estar sempre disposto para absorver essas mudanças a sua empresa para não perder espaço no mercado.

3 Proteja seu nome, seja claro com sua imagem

Criar uma imagem é relativamente fácil perto da dificuldade de reconstruir uma boa imagem, então garanta que suas ações sejam alinhadas com os valores de sua empresa.

Assim você garante sua credibilidade e isso pode ser o fator chave para a decisão de compra do consumidor.

4 Todo cliente é diferente; procure primeiro aqueles que mais podem se beneficiar com seu negócio

Sabe o que falamos sobre conseguir agradar a mais clientes com produtos mais segmentados?

Essa é a ideia do quarto mandamento do marketing 3.0 Philip Kotler, mas o autor ainda acrescenta que procurar primeiro os que podem ter maior relação com seus produtos e serviços pode ser uma das melhores técnicas de vendas.

5 Ofereça sempre um bom pacote de serviços por um preço justo

De acordo com o marketing 3.0 Philip Kotler se você já assumiu uma posição relacionada aos seus valores, você precisa ser sincero e cumprir com eles.

Então se você oferece algo de baixa qualidade com preço elevado, os clientes não vão ver a vantagem do seu produto e de sua marca, e provavelmente podem excluir sua marca das compras por um bom tempo.

6 Esteja sempre disponível, compartilhe novidades

Crie canais de comunicação, permita que seus clientes realmente sejam e se sintam parte da empresa de alguma maneira.

Além disso mantê-los “atualizados” de novidades boas, pode ser uma boa maneira de melhorar a relação entre cliente e marca já que eles vão acompanhar as conquistas.

7 Conheça seus clientes, mantenha-os e conquiste outros

Conhecer seus clientes é essencial para entender as mudanças na necessidade deles e assim poder mantê-los.

Da mesma maneira, uma vez que sua empresa pratica isso as chances desses clientes falarem de sua marca são maiores, e então por meio desse relacionamento, novos podem ser criados.

8 Seja qual for o seu negócio, ele é um negócio de serviços

Não importa qual seu segmento, você está sempre prestando um serviço para o cliente, seja com a customização, entrega ou com um simples agrado.

É claro que ele te paga para isso, mas faça sem que seja uma obrigação e ele permita que ele acredite no seu serviço e que o valor foi gasto com razão.

9 Aperfeiçoe sempre seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e distribuição

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É claro que essas são as bases de uma boa produção, então sempre pesquise meios de melhorar esses processos não só para os clientes, mas com seus fornecedores também.

Assim todas as partes ficam felizes e conseguem concretizar a relação de maneira satisfatório.

10 Colha informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final

Neste último mandamento do marketing 3.0 Philip Kotler o autor explica que é sempre importante você estudar, conhecer as novidades e tudo que possa ser interessante para sua empresa.

E que vai ser esse conhecimento que você adquiriu, junto com os seus valores e sabedoria que você vai ser capaz de decidir quais são as melhores escolhas para sua empresa.

Dê pessoas para pessoas

O conceito de o que é marketing 3.0 é exatamente que a relação entre empresa e cliente seja mais humanizada.

Assim o cliente tem uma visão de sua empresa, não só como um negócio, mas como as pessoas que estão por trás desse processo.

Esse tipo de visão não só permite que ele se relacione melhor com sua marca, mas fideliza um cliente.

Por isso seu principal objetivo dentro do marketing 3.0 deve ser criar essa relação de pessoas para pessoas.

Então agora que você já sabe o que marketing 3.0, a importâncias dessas estratégias de marketing e viu os mandamentos do marketing 3.0 Philip Kotler, já pode começar a identificar e aplicar em sua empresa.

E se você quiser mais dicas para o sucesso de sua empresa, veja nosso conteúdo sobre as melhores técnicas de marketing digital e continue acompanhando o blog Ideal Marketing.

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