O que é GTM? Saiba como usar Google Tag Manager

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 18 de junho de 2019 | Atualizado: 23 de julho de 2019.

Você sabe o que é GTM? Conhecer o Google Tag Manager é essencial para as empresas otimizarem suas páginas na web e alavancarem seus resultados com o Marketing Digital. Não à toa, só quem sabe como usar essa ferramenta gratuita consegue é capaz de ganhar autonomia e reduz custos operacionais.

E-book Ideal Marketing com dicas de como atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Para ser capaz de analisar o tráfego, o comportamento dos visitantes, fazer publicidade online com o remarketing entre outras funcionalidades, é preciso inserir tags, isso é, pequenos códigos do site para que ele consiga entender o que deve fazer.

E como se pode imaginar, é preciso ser um especialista de TI para adicionar e gerenciar tags sem atrapalhar estratégias importantes do marketing e comprometer seus resultados.

Na verdade, era preciso contar com especialista para executar tal tarefa: com o Google Tag Manager você pode gerenciar esses pequenos códigos de forma simples e prática, pois basta inserir uma tag uma única vez para instalar diversos serviços sem precisar mexer mais nele.

Então, se você quiser saber mais sobre o que é GTM, essa ferramenta gratuita do Google capaz de melhorar a produtividade da sua equipe e ainda reduzir custos relacionados, confira o conteúdo a seguir:

Entenda por que deve saber como usar Google Tag Manager

Entenda por que deve saber como usar Google Tag Manager

Entender o que é GTM e saber como usar Google Tag Manager é essencial para aumentar a produtividade das equipes de marketing e TI.

Isso porque com essa ferramenta gratuita do Google, não será necessário o apoio de um especialista para administrar códigos e inserir novas funcionalidades.

Assim, a sua equipe de marketing tem mais autonomia para adicionar tags para acompanhar métricas de outras ferramentas, como o Analytics, Adwords e realizar outras ações de publicidade online.

Com isso, você consegue ter mais controle sobre o desempenho de suas campanhas, aumentando as chances de sucesso delas.

Saiba como usar Google Tag Manager

O primeiro passo para entender como funciona o Google Tag Manager é criar uma conta na plataforma. Para tanto, basta fazer login com o seu endereço de email do Gmail.

Com isso, você terá acesso a página de configurações iniciais para que seja preenchido algumas informações a respeito da sua empresa, como nome e website.

Entenda por que deve saber como usar Google Tag Manager

Depois de colocar seus lados, o Google Tag Manager irá disponibilizar os termos de serviço para sua aprovação antes de exibir o painel inicial.

Nele, como um pop-up, será exibido uma janela para que você tenha acesso a tag da plataforma para você o insira no código do seu website a fim de que ela consiga gerenciar a sua página.

Entenda por que deve saber como usar Google Tag Manager

Caso não saiba como fazer isso manualmente e o seu site for hospedado no WordPress, existe um plugin que depois de adicionado, consegue fazer a tarefa para você.

Feito isso, agora o que é GTM não será mais segredo! Depois de configurar a plataforma, você terá acesso a página inicial e a todas as suas funcionalidades.

Entenda por que deve saber como usar Google Tag Manager

E adicionar novas funcionalidades é bem simples: basta clicar em nova tag que o Google Tag Manager irá abrir uma aba com todas os recursos disponíveis na plataforma.

Entenda por que deve saber como usar Google Tag Manager

Escolha aqueles que mais se enquadram as suas necessidades e pronto! Como a plataforma é bem intuitiva, basta seguir o passo a passo para concluir a configuração.

Viu só como o que é GTM não é nenhum bicho de sete cabeças? Aproveite a plataforma e otimize suas estratégias de marketing digital.

Já sabe como funciona o Google Tag Manager? Simplifique agora processos com ele!

e-book gratuito Ideal Marketing como otimizar a produtividade

Neste conteúdo, você descobriu o que é GTM e viu que o Google Tag Manager é a ferramenta gratuita que faltava para otimizar os processos da sua empresa.

Com ela, é possível adicionar funcionalidades ao site do negócio e, assim, dar uma gás na sua estratégia de marketing digital.

Além disso, com isso você também vai economizar com serviços de TI, uma vez que não é preciso ser nenhum especialista para conseguir mexer na ferramenta.

Para tanto, mostramos aqui os primeiros passos para começar a usar a plataforma e te ajudar nesse início.

Agora, é hora de você pegar nossas dicas e colocar a mão na massa. E se quiser saber como vender pela internet, confira nosso conteúdo sobre o assunto.

Compartilhe nas Redes Sociais!