O que é CMS e como utilizar essa plataforma para ajudar seu blog a ter mais visibilidade na web

O que é CMS e como utilizar essa plataforma para ajudar seu blog a ter mais visibilidade na web

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 11 de junho de 2018 | Atualizado: 13 de janeiro de 2020.

Sabe o que é CMS? CMS (Content Managment System) é um sistema de gestão de conteúdo. Ele permite criar, organizar, publicar, editar e excluir conteúdos em uma página. Esse sistema é muito utilizado por grandes empresas para trazer mais tráfego ao blog! Por isso, chegou a hora de conhecê-lo e aprimorar o seu canal também!

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

De acordo com pesquisas, a maioria das empresas com sites ativos na web procuram otimizar o tempo de produção de conteúdo o máximo que puderem.

Para isso, elas contratam especialistas em criação de texto e programação de sites. Mas ao fazer isso os CEOs acabam gastando muito com mão-de-obra.

Dessa maneira, cada processo de criação do site leva um certo tempo para ser concluído e até o site ser publicado já teria passado cerca de um mês só para a parte de criação.

Foi então que surgiu a necessidade de otimizar todo esse processo, desde a criação da estrutura de um site até a produção de conteúdos, tudo em um único lugar!

E o programa CMS foi criado justamente com esse dever!

Com ele você pode ter o site dos sonhos repleto de bons conteúdos, um layout criativo e o mais importante: gastando bem menos por isso.

Então preparamos um conteúdo especialmente feito para ajudar você a saber melhor o que é CMS e como escolher o melhor tipo dele.

Assim, o seu blog pode conseguir ainda mais visualizações e engajamento de uma forma muito mais rápida e vantajosa para o seu bolso!

Dá só uma olhada no conteúdo deste artigo:

Descubra o que é CMS

Você já deve ter ouvido falar em plataformas CMS e existe grandes chances de ter usado ferramentas assim alguma vez.

Para clarear a sua mente sobre o que é CMS, algumas das mais populares são o WordPress e Wix, mas veremos detalhadamente sobre cada um mais adiante.

Por hora, queremos explicar o seguinte: o CMS ou Content Managment System é um sistema no qual é possível criar sites inteiros sem toda aquela espera por programadores e especialistas em conteúdo.

Isso porque, a função de um CMS software é facilitar a criação, edição, publicação e a divulgação de informações na web por meio de um blog ou site criativo.

Aliás, a ideia foi posta em prática em 2003 com o objetivo de facilitar a criação de sites.

Hoje em dia, o CMS software é usado apenas pelo navegador, mas lá atrás era necessário instalar um programa no computador de todos os responsáveis por editar o site.

Para entender melhor pense nesse software como o esqueleto de um site, tudo o que você precisa fazer é preencher esse esqueleto com conteúdo, seja texto, vídeo, imagem, áudio e até mesmo com anúncios de produtos.

Além disso, uma plataforma CMS ajuda muito os desenvolvedores de sites, pois com ela a parte criativa já está feita e, então, só é preciso adicionar alguns comandos que ajudem o site a melhorar sua segurança e a experiência do usuário.

Mas, a grande sacada dessa plataforma é a facilidade de seu uso, pois seu sistema elimina a necessidade de conhecimentos técnicos em programação e design.

Na verdade, a explicação sobre o que é CMS também é bem simples, como você mesmo pode perceber.

Isso porque o grande diferencial é a possibilidade de criar um site inteiro sem todas aquelas preocupações com programação e criação de layouts.

Inclusive, nós da Ideal Marketing utilizamos um tipo de CMS na construção e atualização do nosso blog e como você pode ver, ele é cheio de detalhes, além de ser bem criativo.

Isso porque nós fizemos todo o blog pensando em você! 😉

Mas vamos aprender ainda mais sobre o que é CMS! Vamos lá!

CMS-descubra

Saiba como funciona um programa CMS

Em primeiro lugar, para entender tudo sobre o que é CMS você precisa saber como esse tipo de ferramenta funciona, certo?

Então, pense na seguinte situação:

Você precisa criar um site para a empresa o mais rápido possível e o objetivo é divulgar produtos e serviços diversos.

No meio de tudo isso o seu prazo é bem curto. Ou seja, se quiser entregar o site pronto, vai ser necessário correr um pouco.

Você até consegue criar os textos, mas não possui conhecimentos técnicos para desenvolver todo um projeto de design e programação da página.

Por isso, diante de situações assim, o mais recomendado é que se utilize um CMS software, principalmente pelo fato de a programação e o design da página já virem prontos com esse tipo de recurso.

Aliás, vale saber: nas principais opções de CMS existentes no mercado, o usuário não precisa entrar com a parte técnica e isso faz parte da versão gratuita – a mais usada em situações urgentes.

Mas, para saber como escolher os melhores Templates grátis para a sua CMS dá uma olhada em nosso conteúdo.

Agora, no caso de ter uma plataforma CMS paga, os recursos se tornam ainda maiores.

Você pode modificar a codificação da sua página, mas conte com o auxílio de um profissional programador, tanto para cuidar do layout quanto para tratar de modificações nos comandos dela.

Mas, é claro que a contratação de um especialista não é obrigatória, embora seja necessário ter alguém com conhecimentos em programação de CMS software para fazer modificações.

Voltando a falar sobre o que é CMS e como ela funciona…

Esse programa funciona como um gerenciador de todo o conteúdo do seu blog, desde textos até a parte de programação e criação de layout.

Inclusive, esses tipos de layouts variam de acordo com o segmento do seu blog.

Até porque você não vai querer o seu blog sobre Economia com um layout cheio de esmaltes, batons e secadores de cabelo no fundo, certo?

Por isso, preste bem atenção na hora de escolher o seu tema.

Além da criação de layouts, é possível criar e modificar o texto do seu blog, investindo em conteúdos relevantes e de interesse do seu perfil de cliente.

Aliás, saber o que é CMS pode ser muito útil quando a intenção é produzir um blog informativo usando o marketing de conteúdo, por exemplo.

Isso porque, é possível criar textos, pois a plataforma se assemelha a um editor, como o Microsoft Word. Veja:

CMS- templates

Depois de definir um tema e já ter criado uma boa quantidade de páginas com textos informativos sobre a empresa, você poderá fazer a publicação do seu site e aí entra a parte mais delicada!

Mais delicada por quê?

Bom, se você for publicar um site criado dentro de uma plataforma CMS software é importante definir se você quer ter um domínio próprio ou não.

O domínio é o endereço do seu site, como o nosso blog: “idealmarketing.com.br”. Ele é quem vai ajudar o Google a encontrar sua página e colocá-la nos resultados de pesquisa.

Outra coisa a ser definida é: onde será feita a hospedagem desse site, ou seja, onde ele ficará “guardado”.

Aliás, se você quiser entender um pouco mais sobre essa parte de hospedagem de site, dê uma lida em nosso conteúdo e esclareça qualquer dúvida, além de poder complementar o seu entendimento sobre o que é CMS.

Além disso, nosso blog possui diversos outros conteúdos que o ajudarão a cuidar da parte técnica até mesmo sozinho.

Agora, retomando o nosso tema inicial…

Outro detalhe importante no processo sobre o que é CMS são as vantagens envolvendo esse modelo de programa.

E como você já aprendeu o que é CMS e como ele funciona, vamos aproveitar para conferir as vantagens do sistema!

Entenda as vantagens de ter uma plataforma CMS

Além de possibilitar o acesso de uma empresa às facilidades da web, com um programa CMS é possível organizar diferentes tipos de páginas dentro do mesmo site sem ter conhecimento técnico em programação.

Mas para você entender ainda melhor o que é CMS e quais as facilidades de contar com esse programa na criação de um site ou blog, separamos uma lista com as melhores vantagens!

Confira!

Mais fácil para mexer

Essa é, sem dúvida, a melhor de todas as vantagens em utilizar um programa CMS ao criar um blog.

Isso porque o acesso da plataforma é feito direto pelo navegador web, sem a necessidade de instalar um programa específico na máquina.

Ou seja, ao usar esse tipo de programa você poderá criar um site ou blog de forma muito rápida, aproveitando os melhores modelos de layouts e as linguagens de programação aceitas em todo navegador!

Tá vendo como é importante saber o que é CMS? Nos diga se não é excelente poder contar com esse grande facilitador na criação de um ótimo canal de divulgação online?!

Possibilidade de atualização

Todo criador de conteúdo sabe que na web as coisas mudam com rapidez. Por isso, ao utilizar um programa CMS as chances de você ficar desatualizado são baixas.

Isso porque o próprio programa atualiza seus códigos e permissões buscando se adequar às novas exigências de buscadores como o Google, Bing e Yahoo.

Além disso, dentro dessa ferramenta, é possível editar e atualizar qualquer conteúdo do blog, sem a necessidade de mexer em códigos, como você já leu neste artigo.

Adicionam recursos interessantes

Os principais tipos de programa CMS oferecem uma grande variedade de recursos adicionais, os quais podem ser inseridos nos domínios do blog para aprimorar a experiência do usuário.

Assim, é bem interessante observar as características do tipo de programa escolhido para ver se ele atende a adição de determinados recursos personalizados.

Permite técnicas de SEO

Uma grande vantagem de saber o que é CMS e usar esse recurso é a possibilidade de utilizar as técnicas de SEO dentro desse programa.

Para quem não sabe, as técnicas de SEO ajudam um site ou blog a alcançar a primeira página de buscadores famosos, como o Google.

Essas técnicas envolvem otimização de conteúdo, criatividade nos títulos e chamadas, boas imagens e algumas ações de programação específicas, mas tudo isso é aceito pela plataforma CMS, independente de qual for.

Aliás, isso explica a fama positiva desse programa no meio empresarial, afinal, além da facilidade de criar um site, existe a possibilidade de usar as técnicas de SEO para obter maior tráfego orgânico.

Quais os melhores CMS software do mercado?

Como nós já dissemos algumas vezes ao longo deste artigo, existem diversos tipos de CMS na web, mas quais deles realmente são bons?

A fim de te ajudar com essa questão, separamos uma lista com os melhores formatos desse programa no mercado online!

Confira!

WordPress

CMS- WordPress

Sabendo o que é CMS, é fundamental conhecer o WordPress, o qual é considerado um dos melhores CMS do mercado e faz juz ao título!

Isso porque, esse tipo de programa é gratuito, mas também possui versões pagas, nas quais é possível personalizar e aprimorar tudo o que você quiser dentro do seu blog ou site.

Aliás, você já sabe que o blog da Ideal Marketing foi feito em uma plataforma CMS, não é?!

Mas você ainda não sabia do seguinte: nós usamos o WordPress por ele ser considerado um dos melhores CMS da web e pudemos comprovar a veracidade dessa fama!

Pois existem muitos recursos adicionais, como Plugins e Templates já prontos, só esperando você modificar a seu gosto e de acordo com as necessidades do seu público.

No entanto, esse não é o único formato considerado como melhor CMS do mercado, ainda tem mais alguns. Veja:

Joomla

CMS-Joomla

O Joomla também é considerado como um dos melhores CMS do mercado e esse modelo de plataforma é utilizada por grandes sites, como o da Universidade de Harvard nos Estados Unidos.

Assim como o WordPress, o Joomla é uma ferramenta gratuita e sua linguagem de programação é baseada em PHP, uma linguagem com maior segurança dentro da web.

Aliás, por ser um dos melhores CMS da web, o Joomla é utilizado por grandes empresas e instituições com o objetivo de otimizar tempo e ter maior segurança.

Bom, agora que você já conhece o que é CMS software e conferiu dois dos melhores, vamos conhecer mais alguns!

Blogger

CMS-blogger

Cada vez mais a pergunta “o que é CMS?” está ficando mais simples, não é?

Bom, o Blogger é uma plataforma CMS do próprio Google e é muito utilizada para criação de blogs ou sites.

Ele também é considerado um dos melhores formatos do mercado e oferece suporte completo aos usuários.

Além disso, o Blogger é uma plataforma gratuita, mas oferece modalidades pagas mais completas, caso seja a opção do usuário.

E assim como os demais mencionados até aqui, ele também tem bastante adesão por grandes empresas e personalidades da mídia em geral.

Wix

CMS- Wix

O Wix é voltado para criação de sites e é um pouco mais “engessado” que os demais formatos citados neste conteúdo.

Assim como os anteriores, o Wix possui a versão gratuita e a paga, mas apenas a paga garante uma variedade melhor de modelos de sites.

No entanto, o Wix é considerado um dos melhores gerenciadores de conteúdo do mercado porque aceita diferentes tipos de recursos adicionais como botões novos, plugins e outras ferramentas.

Aliás, quando se sabe o que é CMS você passa a entender a importância de poder contar com recursos adicionais na personalização do seu canal de divulgação online.

Sabendo o que é CMS, gerencie seus conteúdos para ser conhecido na web!

Bem, agora você já sabe o que é CMS, certo? Com certeza sim!

Agora que te mostramos o que é CMS, o significado dessa sigla, como esse tipo de plataforma funciona, os maiores benefícios que ela traz para o seu blog, os melhores tipos dessa ferramenta, você só precisa escolher a mais adequada se baseando nos seus recursos e objetivos!

Ademais, vimos o seguinte: um dos maiores diferenciais dessa plataforma é a otimização de tempo na criação e manutenção do seu canal de divulgação online.

Sendo assim, se o assunto é otimização de tempo, não perca mais nenhum segundo! Agora que você já sabe o que é CMS escolha o melhor deles, aprenda a mexer, crie seu blog e transforme ele em uma verdadeira máquina de atração de clientes.

Com isso, você pode até mesmo se aproximar da audiência das redes sociais mais usadas no Brasil!

Então foque no objetivo e potencialize cada vez mais o seu canal de divulgação online, utilizando o gerenciador de conteúdo mais top do mercado!

2020-01-13T14:56:40-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing