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O que é automação de marketing e como ela pode ser crucial para o aumento das suas vendas

Publicado: 18 de janeiro de 2019 | Por: | Atualizado: 8 de julho de 2019.

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Você sabe o que é automação de marketing? Unir tecnologia e processos para aumentar a produtividade e tornar resultados escaláveis é um dos segredos das grandes empresas.

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Quem já ouviu falar sobre Marketing Digital e sobre os avanços do Marketing em geral, certamente já se deparou com o termo “automação de marketing”.

O público acessível por meio da internet é enorme e as estratégias de marketing nesse campo capazes de atraí-los têm crescido cada vez mais.

Mas, realizar todas elas com máxima assertividade e aproveitamento, é um grande desafio tanto para pequenos empreendedores quanto para grandes empresas.

E é justamente aí que entra um bom fluxo de automação de marketing. Ele ajuda as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala, e de forma personalizada!

Confira neste conteúdo como funciona e porque é interessante para o seu negócio adotar uma plataforma de automação de marketing.

O que é automação de marketing

Da mesma maneira que a indústria produz mais carros sem necessariamente contratar mais pessoas, um fluxo de automação de marketing é capaz de unir tecnologia e processos para otimizar e aumentar a eficiência e resultados das equipes de marketing e vendas.

De modo geral, podemos dizer que automação de marketing significa planejar e agir de forma personalizada e escalável, no que diz respeito ao relacionamento com os possíveis clientes do seu negócio por meio de diferentes canais online.

É entender exatamente o perfil e interesse do lead em sua fase da jornada de compras, dando a ele todas as informações e auxílio que precisar naquele determinado momento de maneira automatizada.

Com um fluxo de automação de marketing é possível agendar postagens nas mídias sociais, disparar e-mails específicos de acordo com dados e/ou comportamento do lead, avaliar e segmentar as pessoas que estão prontas para serem direcionadas a equipe de vendas, mensurar resultados de campanhas e muito mais.

Vantagens de saber o que é automação de marketing e implementá-la em seu negócio

Depois de saber o que é automação de marketing, vejamos quais são os principais benefícios de adotar esse auxílio em seu negócio.

Maior geração de leads e nutrição

Ao possuir uma ferramenta que automatiza ações e atividades da equipe de marketing, a sua geração de leads será maior além da nutrição de leads se tornar mais estratégica.

Isso porque, landing pages e formulários presentes nos canais online vão mandar os dados de leads diretamente para sua base, base essa que você deverá segmentar para se relacionar com os possíveis clientes de forma personalizada e dirigida.

Como dissemos, você pode agendar postagens nas redes sociais e disparos de e-mail, portanto basta deixar os conteúdos prontos, segmentar qual tipo de material deve ir para cada lead, e deixar a ferramenta trabalhar pela equipe fazendo o disparo.

E para facilitar a mensuração, depois da ação ela oferece relatórios e números para medir taxas de abertura, por exemplo, e a efetividade das campanhas.

Assim se torna possível nutrir seus leads de forma mais inteligente e escalável, além de poder fazer ajustes no meio do caminho com base nos dados levantados.

Ciclo de vendas menor

Como todo trabalho de preparação e nutrição é feito pelo sistema, os vendedores passam a receber leads já nas últimas etapas da jornada de compras.

Isso quer dizer que o cliente já está amadurecido e com maior parte das dúvidas ou objeções sobre o produto/serviço solucionadas, afinal os materiais de nutrição deram as informações necessárias.

Assim, o tempo do vendedor é otimizado e quando ele recebe o lead a negociação é objetiva e focada em pontos decisivos.

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Menos trabalho recorrente

Como dissemos, com o fluxo de automação de marketing, grande parte das atividades de preparação do lead é automatizada.

Claro que a equipe continua focada em tarefas cruciais e determinantes do sucesso das ações como criar os caminhos e os gatilhos mentais para atrair e converter o lead.

Ou seja, a parte estratégica e decisiva ainda fica nas mãos das pessoas.

E quando elas contam com uma ferramenta que automatiza as ações que não exigem interação e esforço humano, não é preciso ficar toda hora começando do zero, se deparando com retrabalho e fazendo ajustes.

Comunicação personalizada de acordo com a segmentação

Com as campanhas de automação, é possível fazer a segmentação de lead por meio de critérios como cargo, empresa, segmento do negócio, momento de compra, conteúdo consumido etc

A partir dos dados coletados e da posição de cada lead na segmentação, a equipe pode personalizar de forma muito mais estratégica a comunicação, fazendo com que diferentes leads sigam seus próprios trajetos de conhecimento e amadurecimento, e não um caminho genérico.

O resultado são ações mais eficientes e um nível de relacionamento com o cliente muito mais engajador, agregando valor à cada etapa e mantendo os leads ansiosos pelos próximos emails.

Já sabe o que é automação de marketing?! Adote essa técnica em seu negócio.

No conteúdo de hoje vimos o que é um fluxo de automação de marketing e como ele pode ser crucial para aumentar as vendas, a produtividade e excelência da comunicação com os seus possíveis clientes.

E tudo isso de forma escalável!

Para isso, pesquise e escolha uma boa ferramenta de automação de marketing. Dica: escolha aquela que mais se adequar ao perfil de fluxo de nutrição e ações da equipe de marketing.

Isto é: as funcionalidades da ferramenta precisam casar com os objetivos e formato das suas estratégias.

Se precisar de ajuda, confira nosso conteúdo sobre como montar o seu fluxo de automação de marketing e otimize tempo.

E para outras dicas relacionadas ao crescimento inteligente do seu negócio não deixe de continuar acompanhando o blog da Ideal Marketing.

2019-07-08T17:15:25-03:00

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