Mídia digital: o que é e quais são os principais tipos de mídia para o seu negócio

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Publicado: 9 de março de 2020 | Atualizado: 10 de março de 2020.

Mídia digital é um dos braços mais fortes e eficientes do Marketing Digital. Ela é dividida em três tipos e pode garantir o sucesso que a sua empresa tanto procura, sabia?

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Hoje em dia, não é difícil se deparar com empresas que investem em Marketing e Publicidade por meio das mídias digitais.

Diferente das mídias tradicionais, elas são mais baratas e garantem maior segmentação de público, possibilitando o aumento das vendas dos seus produtos ou serviços.

Sem contar que elas te permitem mensurar cada ação realizada por você e pelos seus usuários.

Quer conhecer os principais tipos de mídia digital que existem? Então nos acompanhe e se prepare para revolucionar seus resultados!

O que é mídia digital?

Para que você conheça os principais tipos de mídias digitais do mercado, antes é necessário saber o que é mídia digital.

A questão é: a internet mudou a forma como empresas se relacionam com os seus clientes, e para melhor.

Hoje em dia, é possível interagir mais com as pessoas no intuito de engajá-las e atraí-las para o seu empreendimento.

E isso tudo pode ser feito com a mídia digital que, nada mais é, do que plataformas que permitem a comunicação bastante próxima com todos os seus consumidores e leads – que são potenciais compradores dos seus produtos ou serviços.

Essas ferramentas podem ser: blogs corporativos, redes sociais, e-mail marketing, entre outras que você poderá descobrir com mais detalhes nas próximas linhas.

Quais tipos de mídia digital existem?

mídia digital

O profissional de marketing precisa focar naquelas mídias digitais capazes de fazer com que as vendas dos produtos ou serviços da sua empresa aumentem consideravelmente.

Sendo assim, você precisa conhecer os três principais tipos de mídias digitais que existem: a mídia paga, mídia ganha e mídia própria.

Confira cada uma delas a seguir:

1. Mídia paga

A mídia digital do tipo paga se assemelha bastante com as mídias tradicionais.

Essas mídias tradicionais podem ser vistas como um patrocinador que paga por ter a sua marca exibida na televisão, por exemplo.

Com o crescimento da internet, empresas agora pagam para que os seus anúncios sejam promovidos em sites que possuem um grande alcance de público.

E isso pode ser feito por meio de algumas plataformas, como:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • LinkedIn Ads.

Com o Google Ads, você garante que o site ou o blog corporativo da sua empresa apareça logo nas primeiras posições do maior mecanismo de busca do mundo.

Já nas redes sociais a ideia é muito parecida, mas ao em vez da sua marca aparecer no Google, ela surge nas próprias plataformas sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo.

A grande vantagem de investir na mídia digital paga é que ela gera grande visibilidade à sua marca em pouquíssimo tempo.

2. Mídia ganha

A mídia digital do tipo ganha pode ser considerada como “gratuita”, pois o seu método espontâneo dá origem ao que conhecemos popularmente como marketing boca a boca.

Apesar do nome sugerir que não é necessário pagar nada para divulgar um produto ou serviço, é necessário arcar com algum investimento para que o público certo seja atingido.

Para você ter uma ideia do que é uma mídia ganha, entre no Google e pesquise por qualquer produto ou serviço.

Provavelmente, você vai ver que os primeiros links são patrocinados, certo?

E logo abaixo deles há outros sites, que são tidos como resultados orgânicos. Esses, sim, são a mídia ganha.

E mesmo que você tenha que gastar nenhum dinheiro com o Google ou com as redes sociais para que as suas publicações sejam exibidas, será preciso investir em outras ações para alavancar esses resultados gratuitos, como:

  • Produção de conteúdos de qualidade;
  • Gerenciador de redes sociais;
  • Estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para os motores de busca);
  • Ferramentas de monitoramento.

Por esse motivo, muitas pessoa optam por atuar com a estratégia de Inbound Marketing – marketing de atração -, que visa atrair o público-alvo até que ele feche negócio com você a partir de conteúdos úteis e relevantes.

A estratégia prevê toda uma reeducação de mercado capaz de aproximar empresa e potenciais clientes.

3. Mídia própria

Para finalizarmos, a mídia digital própria é aquela que você mesmo consegue controlar, como é o caso do site ou o blog corporativo do seu empreendimento.

A questão é que mesmo você fazendo a criação e o gerenciamento de todos os conteúdos postados em sua conta de uma rede social, por exemplo, ainda assim o espaço é na verdade fornecido por uma outra empresa, como o Facebook, por exemplo.

Portanto, regras precisam ser seguidas quando a mídia própria é a estratégia escolhida pela sua empresa.

Por isso, tenha canais próprios para garantir a produção e o gerenciamento da sua mídia digital a longo prazo e junte isso ao benefício de atuar no espaço também gerenciado por empresas terceiras.

Quais os benefícios de saber o que é mídia digital?

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Agora que você sabe quais são os principais tipos de mídias digitais que existem no mercado, chegou a hora de revelarmos os principais benefícios de investir em qualquer uma que acabamos de mencionar no tópico acima. Conheça-os.

Mídias digitais são mais baratas que mídias tradicionais

Vamos começar pelo ponto que interessa a todos os empreendedores: o preço.

Sim, as mídias digitais requerem um investimento muito menor do que as mídias tradicionais, como a televisão e o rádio, por exemplo.

Na verdade, muitas delas nem requerem investimento financeiro quando o assunto é criação e gerenciamento de conteúdo.

Os valores começam a fazer parte quando você patrocina links, por exemplo, ou segmenta campanhas.

Mídias digitais são flexíveis

Ao focar em mídia digital é possível mesclar diversos canais de divulgação para ampliar a visibilidade da sua marca.

Ainda assim, é importante que você faça um desenho de toda a sua estratégia indo de acordo com o perfil do seu público-alvo.

A estratégia fica a cara do público-alvo

O grande benefício de anunciar na internet é ter a possibilidade de segmentar todo o seu público-alvo.

Isso significa que todos os anúncios feitos pela sua empresa podem ser direcionados para um público pré-definido, economizando esforços e dinheiro.

Além de evitar que pessoas que não estão dando a mínima para o seu negócio vejam os seus produtos ou serviços e te façam gastar tempo e dinheiro sem resultado.

A estratégia pode ser monitorada

No mercado, há inúmeras ferramentas de monitoramento capazes de entender como andam as suas ações em tempo real.

Com isso, você consegue identificar falhas e ajustar os erros o mais rápido possível para evitar problemas no futuro.

Todos os resultados podem ser mensurados

Fora o monitoramento, grande parte das ferramentas hoje em dia elaboram relatórios de seus resultados, garantindo melhor análise das suas ações.

Até porque, no ambiente online toda e qualquer ação sua e dos usuários são registráveis, então é possível acompanhar detalhadamente as ações.

Não é necessário muito esforço

Independentemente se você possui uma equipe ou não dentro da sua empresa voltada para as mídias digitais, as plataformas podem garantir simplicidade no trabalho de divulgação da sua marca.

Afinal, você pode contar também com ferramentas que te permitem automatizar esse processo.

Menos riscos

Diferentemente das mídias tradicionais, com as mídias digitais você consegue executar testes para entender se as suas estratégias funcionarão ou não.

Esses testes são conhecidos como testes A/B e identificam o comportamento do público diante de duas campanhas diferentes.

Isso te ajuda, inclusive, a economizar recursos financeiros e de tempo.

Melhora o relacionamento

Outro grande diferencial da mídia digital é que ela é capaz de melhorar o relacionamento da sua marca com os seus consumidores.

Isso porque ela te torna mais presente na vida de todos.

Elas fidelizam o público

Junto com o relacionamento, você também consegue garantir a fidelização de vários consumidores, principalmente aqueles usuários que estão nas redes sociais.

Mas, claro, tudo vai depender também da estratégia do seu negócio e a forma como você irá trabalhar ela na mídia digital.

São capazes de gerar maior alcance

Na internet, tudo é possível, inclusive se conectar com uma pessoa que está do outro lado do mundo.

Isso significa que a sua marca têm chances redobradas de ser mostrada para outros povos e nacionalidades.

Elas garantem modernização

Querendo ou não, a mídia digital se tornou referência quando falamos em modernização, uma vez que as pessoas as utilizam para grande parte de suas atividades.

Portanto, o seu negócio não pode ficar para trás e deve aderir agora mesmo às mídias digitais!

Você está pronto para adotar os principais tipos de mídias digitais!

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Viu como as mídias digitais podem fazer uma grande diferença no seu empreendimento?

Isso porque elas são modernas, baratas e garantem que você alcance o seu público-alvo de maneira rápida e eficaz.

Por isso, focar em uma mídia digital pode ser o suficiente para sua empresa conseguir aumentar as vendas do seu empreendimento.

E para que você faça uma boa escolha de qual das mídias quer para o seu negócio, recomendamos a leitura do artigo sobre Como aumentar as vendas pela internet.

Seu crescimento começa agora!

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