O que é microsite e em quais casos deve ser utilizado?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 4 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 7 de fevereiro de 2022.

Microsite é uma estrutura digital que vem crescendo muito e ajudando no desenvolvimento de muitas empresas. Quer saber como? Então este conteúdo é para você!

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Para empresas de qualquer segmento, ter uma presença online bem estabelecida faz parte dos princípios mais básicos.

Muitas ferramentas, estratégias, plataformas e afins surgiram ao longo do tempo para possibilitar a inserção digital de negócios. Hoje vamos falar sobre uma delas: o microsite.

Também conhecido como “micropage”, essa estrutura é definida como uma página criada na internet para promover ou informar sobre determinado produto ou empresa. Geralmente, ela faz parte de uma campanha temporária de publicidade na internet.

Quer saber mais sobre microsite e micropage? Veja algumas informações e dicas que trazemos para você:

O que é microsite?

o que é

Microsite ou micropage, como o próprio nome já diz, é uma estrutura de site reduzida, geralmente com uma página só.

Isso porque, o microsite tem como objetivo promover ou informar os usuários sobre um produto, serviço ou empresa.

Na maioria das vezes, o microsite é temporário, fazendo parte de uma determinada campanha publicitária.

Além disso, a micropage pode ser utilizada para fins profissionais dentro de uma empresa, funcionando como local de informações, datas, lembretes etc.

Inclusive, o microsite também pode ser utilizado para organizar links e auxiliar atividades da empresa fora da internet.

E-book gratuito da Ideal Marketing com 50 dicas de marketing digital

Quais são as características de uma micropage?

Agora que já sabemos o que é um microsite, vamos entender quais são suas características e como ele pode ser classificado de acordo com elas

É fundamental entender que microsite não pode ser definido apenas como um “site pequeno”. Afinal, existem muitos outros tipos de sites considerados pequenos que não são microsite.

Claro que a micropage é um site reduzido. Mas dentro desse espaço reduzido condensa informações importantes sobre um determinado produto ou serviço.

Outra característica comum é que, o microsite, geralmente, faz parte de uma campanha temporária, permanecendo pouco tempo online.

Entretanto, existem alguns casos de microsites permanentes, como aqueles criados para divulgar informações sobre um comércio de bairro, por exemplo.

Outra característica marcante da micropage são os conteúdos de uma página só. Isto é, em apenas uma página no site, é possível encontrar todas as informações sobre determinada campanha, empresa, produto ou serviço.

Quais são os benefícios do microsite?

A micropage possui diversos benefícios e pode ser utilizada por empreendedores digitais para o desenvolvimento do marketing.

Para isso, em um microsite o conteúdo criado deve ser muito bem direcionado, com informações diretas, sem enrolação ou palavras vazias.

Além disso, apostar nessa estrutura é uma possibilidade de campanha de baixo investimento, focando apenas no que é importante: informação chegando ao público-alvo.

Entre outras coisas, isso ajuda a elevar sua posição no Google por conta do SEO, garantindo mais acesso e interações orgânicas.

Por fim, é certo dizer que quando a micropage é bem produzida, ela ajuda na aparência do site e da empresa, deixando as informações mais limpas e resumidas, sem congestionamentos na página.

Quando usar uma micropage?

O microsite pode ser usado de várias maneiras, tudo depende do tamanho da empresa e do seu objetivo.

Apesar de ser uma boa ideia para microempreendedores, a implementação do microsite deve ser feita com planejamento e estratégia.

Afinal, para chegar a resultados de sucesso, é preciso entender as necessidades da sua empresa e do seu público-alvo.

A micropage pode ser usada para conteúdos internos, bem como para campanhas de publicidade na internet.

Também é interessante usar um microsite se você possui um pequeno negócio digital e quer mostrar para o público aspectos do seu produto ou da sua marca, por exemplo.

Além disso, usar estratégias digitais atreladas é fundamental para o sucesso dos seus resultados.

Então, aposte em táticas SEO, marketing e funil de vendas alinhadas à sua micropage e veja seus resultados alavancarem muito.

Microsite pode ser o que falta para o seu negócio deslanchar!

tudo que faltava!

Você viu que o microsite é muito utilizado no mundo digital. Isso porque ele possui características que empresas de pequeno, médio e grande porte aproveitam bastante.

Além, é claro, dos empreendedores que estão começando nos negócios digitais.

Por conta do seu baixo investimento e retorno interessante, a micropage pode ser um caminho interessante para desenvolver o marketing do seu negócio.

Sempre, lógico, planejando e desenvolvendo estratégias para não errar na escolha do microsite.

Se você gostou desse texto e quer saber mais sobre microsite e, principalmente, minisite acesse nosso blog!

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas