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Marketing para escolas: o melhor jeito de captar e reter alunos para instituições de ensino

Publicado: 31 de outubro de 2019 | Por: | Atualizado: 31 de outubro de 2019.

O Marketing para escolas é muito útil para descobrir como atrair alunos para uma instituição de ensino. Não à toa, só quem sabe como planejar e executar as ações dessa estratégia consegue se posicionar como referência no setor.

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O Marketing para escolas, também conhecido como Marketing Educacional, é uma das aplicações mais eficientes que instituições de ensino encontram para descobrir como captar alunos.

Isso porque aplicando esse conceito, universidades, escolas e outras instituições podem se promover a fim de conquistar potenciais alunos, além de reter os que já estão matriculados.

Mas para isso acontecer, o marketing para escolas precisa utilizar algumas estratégias de marketing digital para a conquista de novos estudantes.

Quer entender e saber se vale à pena investir no Marketing Digital para escolas? Então acompanhe o nosso conteúdo!

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Entenda o que precisa saber antes de investir no Marketing para escolas

Antes de conhecer as principais dicas para investir no Marketing para escolas, primeiro você precisa estabelecer a base da sua estratégia.

Isso porque para aproveitar todos os benefícios que o ambiente online pode trazer para o seu negócio por meio do Marketing Digital para escolas, é preciso fazer pesquisas e planejar suas ações baseadas nisso.

Além disso, a sua avaliação de resultados também só será efetiva se você tiver um norte para analisar o desempenho de suas campanhas.
Dito isso, vamos mostrar agora quais dados precisa ter em mãos antes de partir para a prática. Vamos lá?

Segmente seu público e defina a sua persona

O primeiro passo para criar estratégias de marketing para escolas particulares que gerem resultados é definir o seu público-alvo.

Isso porque dessa forma fica mais fácil desenvolver um bom relacionamento com eles, ao mesmo tempo que você aprende como atrair alunos novos.

Afinal de contas, o público de uma escola do ensino médio é diferente daqueles que estão em uma universidade, por exemplo.

E isso se dá porque alguns estudantes do ensino médio ainda dependem financeiramente dos seus pais, os quais se preocupam com o projeto pedagógico passado aos seus filhos.

Já os estudantes universitários estão preocupados com o futuro profissional e tendem a procurar por uma faculdade que lhes dê a teoria necessária para exercer no trabalho.

Desse modo, o primeiro passo para conseguir fazer o marketing educacional é conhecendo os alunos e os seus pais por meios de pesquisas.

Com os dados levantados por esses questionários, você consegue já partir para a segunda etapa do marketing para escolas para conseguir saber como captar alunos, que é criar personas.

Caso você não saiba, as personas são personagens semi-fictícios que representam o cliente ideal de uma empresa.

Normalmente, as personas são criadas com base em informações relevantes e reais dos atuais estudantes da sua instituição de ensino.

De forma geral, as informações que a persona carrega dão:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Dados demográficos;
  • Hobbies;
  • Hábitos de compra;
  • Interesses;
  • Objetivos futuros.

Por isso, ao realizar a pesquisa de persona para fazer um marketing educacional eficaz, tente coletar o máximo de informações possível para ajudá-lo a descobrir como atrair alunos.

Feito isso, você está preparado para ir para o próximo passo.

Considere as limitações geográficas

As universidades e as escolas que recebem estudantes todos os dias devem levar em consideração que a limitação geográfica pode ser um fator relevante para a captação de novos alunos.

Dessa forma, um recurso para divulgar o seu colégio para uma cidade é utilizar regionalismos na comunicação, assim a conexão com o público local fica mais estratégica.

Fora isso, quando se utiliza anúncios é possível fazer a segmentação do público, sabendo como atrair alunos por região.

Mas claro que as instituições de ensino a distância que desejam começar a fazer um marketing digital para escolas não precisam se preocupar com essa questão.

Afinal, como captar alunos?

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Como dissemos na introdução, o Marketing Digital para escolas deve ser feito com muito planejamento para conseguir descobrir como captar alunos.

Então, para começar veja duas estratégias capazes de aumentar as matrículas de sua instituição de ensino:

Produza conteúdo relevantes de acordo com seu público

Uma das estratégias de marketing para escolas particulares e públicas mais eficientes para atingir os resultados necessários é a produção de conteúdo relevante.

Para tanto, é necessário apostar no Marketing de Conteúdo, que é um dos principais pilares do Inbound Marketing.

Dessa forma, é possível produzir os melhores conteúdos para educar, entreter e informar os leitores do blog ou site da sua faculdade, por exemplo.

Assim, você consegue alavancar as buscas da marca da escola no Google, mas desde que sejam utilizadas as técnicas de Otimização dos Mecanismos de Busca, mais conhecido como SEO (Search Engine Optimization).

Além disso, é fundamental não elaborar conteúdos genéricos. Para tanto, siga o perfil da sua persona para produzir materiais que vão de encontro com os problemas dos potenciais alunos.

Oferecer ensino, atendimento e estrutura de qualidade

Conteúdos podem te ajudar na hora de saber como atrair alunos para a sua instituição de ensino, porém, é preciso um pouco mais do que isso para retê-los.

Isso porque o que conta mesmo para os futuros estudantes é a qualidade de ensino da instituição, levando em consideração as metodologias que são usadas para trazer resultados.

Vale dizer que isso é o básico, e você deve oferecer também uma estrutura de qualidade, da qual possuam salas confortáveis para que os alunos se sintam à vontade.

Dessa forma, você consegue ter o pacote completo de uma boa instituição de ensino para poder utilizar as estratégias de marketing para escolas particulares da melhor forma.

Comece agora a potencializar a sua instituição de ensino com o Marketing para escolas!

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Com o Marketing para escolas, qualquer instituição de ensino se torna capaz de atrair, captar e reter os alunos que quiserem.

Mas para isso, mostramos que você não pode esquecer de seguir as preferências da sua persona para conseguir sanar a dor do seu público.

Além disso, outro ponto importante é a produção de conteúdo relevante, que não só educa o seu mercado, como também contribui para construção de uma imagem sólida no mercado.

E se você quiser mais dicas, confira nosso conteúdo com as melhores técnicas de marketing digital.

Boa sorte!

2019-10-31T14:37:46-03:00

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