Aprenda tudo sobre marketing lead e qual a importância dele para o marketing digital

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Publicado: 14 de janeiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

“Marketing lead”, o que será que isso quer dizer? Você tem ideia do que são os leads, por que são tão importantes para uma estratégia de marketing digital, para que gerenciá-los, quais tipos existem e quais deles são qualificados? É exatamente sobre isso que vamos conversar agora!

O mercado está sempre em constante mudança, principalmente o de Marketing Digital. Afinal, a forma como o consumidor se comporta impacta nas estratégias de todo e qualquer empreendedor.

É preciso sempre pensar em estratégias e técnicas para conquistar clientes e fidelizá-los.

Por conta disso que surgiu a estratégia de Inbound Marketing. Se você é um empreendedor, você precisa conhecê-la, assim como o termo “lead”.

Mas você ainda não sabe o que são eles e qual a importância para o seu negócio?

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Então, está na hora de descobrir que a geração de leads é uma estratégia essencial para o sucesso da sua empresa e da sua estratégia online. Sendo assim, confira tudo a respeito nos próximos tópicos!

Marketing lead: o que são eles?

No Marketing Digital, lead representa um potencial cliente para o seu negócio, o qual demonstrou interesse no seu produto ou serviço.

Mas como sabemos que a pessoa está interessada?

Simples, basicamente ela teve uma interação em seu conteúdo, como o preenchimento de um formulário, por exemplo, oferecendo seus dados em troca de um benefício como um material rico, uma assinatura de newsletter e assim por diante.

Esses dados no futuro serão usados durante o funil de vendas.

Mas voltando ao interesse do lead, essa troca de informações mostrou que o usuário estava buscando saber mais sobre o seu negócio. Sendo assim, ele se tornou um lead, um potencial cliente para a sua empresa.

Ou seja, um marketing lead representa uma oportunidade de negócio. E futuramente, quem sabe ele não se torne um cliente fiel da sua marca ou até mesmo um case de sucesso dela?

Por que lead no marketing é tão importante para sua estratégia online?

Lembra que falamos sobre a estratégia de Inbound Marketing? Então, essa estratégia atrai leads por meio de conteúdos, como os materiais ricos que mencionamos.

Por exemplo: ebooks, vídeos, infográficos, calculadoras, planilhas, podcasts e assim por diante.

Ao ofertar esses materiais, torna-se possível captar dados de contato do usuário para saber o que ele está buscando em termos de conhecimento, marca ou desejo de compra.

Uma vez que o preenchimento acontece, seu usuário se torna um marketing lead, então, sua empresa tem a oportunidade de inseri-lo em uma jornada de compras até transformá-lo em um cliente efetivo do seu negócio.

Aplicando de forma assertiva a estratégia de Inbound marketing e geração de Leads em seu negócio, sua empresa começa a ter muito mais oportunidades fechar negócios no momento em que o cliente sinta confiança e satisfação no que está sendo ofertado.

Sendo assim, as estratégias de captação de leads e nutrição deles são de extrema importância para o sucesso do marketing da sua empresa justamente por conta dessa geração de oportunidades para fechamento de negócios.

E aí, já está começando a ficar mais claro o que significa o termo “marketing lead”? Que tal entender um pouco agora sobre para que você precisa gerar esses leads para o seu negócio?

Para que gerar lead no marketing?

Agora você já sabe o que é marketing lead, então precisa ter claro que ele é essencial para a sobrevivência e crescimento de seu negócio.

Além disso, essa estratégia traz benefícios como:

  • Geração de tráfego qualificado: quando você trabalha com lead no marketing es torna possível criar campanhas e conteúdos mais direcionados, focados nas nos reais interesses do seu público, o que te permite atrair um tráfego muito mais qualificado;
  • Criação de lista com clientes em potencial: se um marketing lead é alguém que demonstrou interesse no seu negócio, ao gerar leads você começa a construir uma base mais segmentada de contatos, composta por pessoas mais propensas e dispostas a fecharem negócio;
  • Criação de relacionamento mais próximo com os clientes: tendo uma lista com seus leads, fica fácil traçar uma estratégia de nutrição para eles. Isso permite que você entregue a cada contato informações relevantes, estreitando cada vez mais os laços entre seus potenciais clientes e sua marca;
  • Melhores taxas de conversão: geralmente, o número de visitantes do seu site/blog é bem menor do que a quantidade de leads que se tornam clientes. Isso porque, nem todos eles estão preparadas para compra ou possuem interesse em sua solução. Porém, quando você possui uma base de leads qualificados, que já demonstraram interesse no que você tem a oferecer, maiores são as chances de fechar negócio.

Ou seja, são inúmeros os benefícios do marketing lead, não é? Afinal, o lead no marketing é tudo que a estratégia precisa para ter sucesso e manter seu negócio sustentável.

Quais são os tipos de lead no marketing que existem?

Existem 3 tipos de qualificação para marketing lead que o divide em: MQLs, SQLs e IQLs. E as características de cada um deles são:

MQL

Depois da nutrição de leads, todos os contatos que demonstrarem interesse em comprar o seu produto ou serviço se torna um MQL (lead qualificado pelo marketing).

Ou seja, de acordo com as ações feitas pela equipe de Marketing, esse lead é qualificado. Porém, ainda é necessário que ele tenha mais algumas informações para tomar a decisão final de compra, avançando cada vez mais.

SQL

Depois de qualificado pelo Marketing, a equipe de Venda agora é quem precisa dar o “ok” de que esse lead está qualificado para se tornar um cliente, transformando-o em um SQL (lead qualificado por Vendas).

Nesse momento, o lead já deve estar completamente convencido em fechar negócio, então a equipe de vendas começa a entrar em ação, de uma forma mais próxima, para que isso aconteça.

IQL

Essa é classificação mais simples de lead, pois refere-se ao lead que não possui informações suficientes para avançar nas etapas do funil de vendas, ou seja, é um lead frio.

Por ele ainda não ter conhecimento necessário sobre o seu negócio, é preciso ainda passar pela etapa de nutrição para que ele se torne um MQL e, depois, um SQL.

O que são leads qualificados?

Marketing lead agora não é mais uma dúvida para você, certo? Mas talvez ainda não tenha ficado claro o que são leads qualificados.

A questão é: mesmo que um lead no marketing tenha demonstrado interesse em sua marca, nada garante que ele vá, realmente, se tornar um cliente efetivo do seu negócio. A não ser que esse lead esteja de fato qualificado.

Ou seja, os leads qualificados são os usuários mais propensos. Isso quer dizer que são maiores as chances dele comprar seu produto ou serviço.

Isso acontece, pois o lead já identificou que tem um problema e está agora em busca de uma solução, a qual pode ser oferecida pelo seu produto ou serviço.

Por isso, ter conhecimento de quem são os seus leads qualificados tornará possível que sua equipe de Marketing e Vendas trabalhem unidas em busca de traçar ações assertivas de conversão desse marketing lead em cliente efetivo.

Além de tudo, isso evita que você perca tempo e recursos com contatos que ainda não estão preparados para comprar, como os IQL, contatos ainda frios.

Seu negócio está pronto para bombar no ambiente digital!

Agora, sim, você está pronto e sabendo tudo a respeito do termo “marketing lead”, não é?

Você imagina que existia tanta riqueza de informações na estratégia de gerar lead no Marketing? Pois bem, tudo isso é extremamente trabalhado dentro de estratégias como o Inbound Marketing.

Mas, claro, para a estratégia ter resultado, não para por aí. Você precisa saber, por exemplo, como criar um projeto de Inbound Marketing de resultado. Assim, tudo começa a sair do papel e ser potencializado.

Agora, não perca mais tempo! Comece a qualificar sua base marketing lead e não se esqueça que trabalhar o lead no marketing é essencial para uma estratégia de sucesso, assertiva e otimizada.

Bons negócios!

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