>>Marketing Holístico: tenha resultados tão grandes quanto a visão proporcionada por essa estratégia!

Marketing Holístico: tenha resultados tão grandes quanto a visão proporcionada por essa estratégia!

Publicado: 4 de setembro de 2018 | Por: | Atualizado: 5 de julho de 2019.

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Você sabe o que é Marketing Holístico? Chegou a hora de ter todos os departamentos da empresa ao seu lado para entregar campanhas mais completas e eficientes ao mercado!

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Todo profissional de marketing certamente se depara diariamente com a missão de tornar seu trabalho cada vez mais reconhecido e aceito por parte do público ao qual se destina.

No entanto, as pessoas mudam todos os dois, ou seja, sua receptividade a campanhas e comunicações também.

Aquela mensagem que causava impacto no consumidor há tempos atrás pode não ter tanto resultado hoje em dia.

Ou seja, o Marketing precisa se reinventar a todo o tempo para estar sempre conectado com as expectativas das pessoas.

Para isso, constantemente vemos diversas vertentes do Marketing sendo criadas justamente com o fim de se ajustar às novas demandas do mercado.

Aliás, você já ouviu falar sobre o que é o marketing holístico?

Trata-se de uma abordagem da área a qual possui uma visão macro de TODO o negócio e, com isso, tem condições de pensar e dirigir campanhas com comunicações altamente sincronizadas com toda filosofia, realidade e objetivos da empresa!

Parece complicado? Não se preocupe, vamos entender agora mesmo como funciona exatamente o Marketing Holístico!

O que é Marketing Holístico e suas vantagens para os negócios

o que é marketing holistico

Esse que é um dos tipos de marketing estratégicos tem como princípio a visão ampla de todos os departamentos e atividades da empresa na busca por uma comunicação completa e integrada.

Ou seja, ele não considera somente partes ou setores isolados do negócio, como àquilo que compete somente a própria área de Marketing, por exemplo.

Isso porque de acordo com a estrutura do Marketing Holístico todos os departamentos precisam atuar de forma unificada para criar planos e campanhas com uma ideia homogênea e alinhada.

Assim, entende-se que as chances de estimular o possível cliente a confiar na proposta da empresa é maior, pois tudo àquilo transmitido a ele poderá ser comprovado e sustado pela realidade da organização como um todo.

Como vantagens de praticar esse marketing estratégico, podemos destacar as grandes chances de você se destacar frente a concorrência.

Afinal, quem tem mais chances de agradar e passar credibilidade ao cliente: aquele que faz campanhas limitadas considerando somente aspectos de próprio marketing ou aquele que observa, estuda e transmite toda a filosofia e diferenciais do negócio com uma visão 360º ?!

Pois é, tire suas próprias conclusões e, enquanto isso, vem com a gente conhecer os pilares desse tipo de marketing nas empresas.

Os pilares do Marketing Holístico

Sim, é importante destacarmos que o Marketing Holístico só acontece se baseado em alguns princípios da própria área.

Sendo assim, vamos conhecê-los!

Marketing Integrado

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O primeiro pilar do marketing holístico é a prática do marketing integrado, ou seja, parece até a mesma coisa.

Mas quando falamos da integração estamos falando da união de alguns conceitos pontuais: os 4 ps marketing – produto, preço, praça e promoção.

Isso quer dizer o seguinte: eles devem atuar de maneira conjunta para transmitir a mensagem correta ao público.

Isso porque esses elementos são capazes de traduzir uma ampla realidade da empresa – princípio do marketing holístico.

Portanto, quando eles agem em equilíbrio, certamente você irá exercer influência positiva sobre os consumidores além de gerar empatia neles.

Marketing de Relacionamento

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O marketing de relacionamento se refere a todas as atitudes adotadas pela empresa com o fim de estabelecer, manter e estimular o relacionamento com todos os públicos ligados a ela direta ou indiretamente.

Há inúmeras maneiras de se fazer isso:

Você pode investir em programas ou planos de fidelidade para o seu cliente, oferecer um simples atendimento de qualidade, mandar mensagens em datas especiais ou ainda fazer pesquisas de satisfação periodicamente para checar como vai a satisfação dele com a sua marca.

O objetivo é torná-los cada vez mais confiantes sobre seu trabalho.

Além disso, não se esqueça do relacionamento com seus colaboradores e demais públicos contribuintes para a continuidade do seu negócio!

Afinal, lembre-se sempre: o marketing holístico atua com TODAS as partes da empresa e não somente com uma delas 😉

Marketing de Performance

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Para se certificar de que as estratégias do marketing holístico estão surtindo efeito é necessário se alinhar com o marketing de performance.

Isso porque por meio dele é possível acompanhar, monitorar e, eventualmente, ajustar as ações realizadas a fim de entender como anda o retorno e a recepção por parte dos consumidores.

Com isso, é possível ter uma visão macro da performance do negócio e do marketing estratégico, além de justificar os investimentos feitos.

Ou seja, você consegue, ainda, conquistar força e valor junto à alta administração para conseguir mais investimentos em suas ações e estratégias do marketing holístico.

Marketing Interno

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O marketing interno é aquele que se debruça sobre o relacionamento com o público interno da empresa, ou seja, os colaboradores.

Afinal, são eles as primeiras pessoas que te ajudarão a fazer o negócio andar além de serem os promotores mais valiosos da sua marca.

Afinal, funcionários satisfeitos se engajam espontaneamente e divulgam os valores e diferenciais da empresa, sendo assim, a boa reputação parte de dentro pra fora! Justamente como tem que ser.

Algumas das ações para motivar e estimular seu recurso humano é:

  • retenção e valorização de talentos;
  • ações para promover maior conexão entre colaborador, líderes e alta administração;
  • comunicação interna frequente e alinhada.

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Agora você já conhece o conceito de marketing holístico e pode aplicar essa abordagem estratégica em seu negócio.

Afinal, pudemos ver as vantagens de transmitir uma visão 360° por meio das campanhas dos departamentos de marketing e, ficou claro ainda, como toda a reputação da empresa pode ganhar valor com essa simples mas importante ação.

Sendo assim, use e abuse das funcionalidades do marketing integrado, de relacionamento, de performance e do interno!

Depois disso é só esperar para ver a sua comunicação ter direcionamentos e conteúdos muito mais assertivos e completos, além de capazes de gerar os resultados esperados.

2019-07-05T13:38:21-03:00

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